« Mais de 40% não consideram a Aids fatal, diz pesquisa | Página Principal | Dinossauro bizarro tinha crânio de 'vidro' e pastava como vaca, diz estudo »

Robôs controlam comportamento de baratas e as fazem contrariar instinto

novembro 16, 2007

Toda mãe já disse ao filho algum dia: "Se seus amigos pulassem num poço, você ia pular também?". A resposta, pelo menos para as baratas, pode muito bem ser um "sim". Pesquisadores usaram pequenos robôs para persuadir baratas a fazer coisas que, segundo os instintos dos insetos, não seriam lá muito boas para eles.

O experimento de criação de más companhias para insetos combina entomologia, robótica e o estudo do surgimento de padrões complexos e até inteligentes a partir de comportamentos simples.

Os cientistas planejam estender a pesquisa a animais mais complexos. A próxima criação deles? Uma galinha robótica, cuja aparência vai lembrar a de uma bola equipada com uma esteira de tanque de guerra e alto-falantes. Pintinhos recém-nascidos, que tendem a criar um elo com a primeira coisa que enxergam, vão reagir ao robô como ele se fosse a mãe deles. Os pesquisadores esperam investigar o comportamento dos pintinhos usando a mãe falsa como líder. (G1)

Walter Valdevino Comportamento , Estudo Comentários (0) Comentários (0)