Artigos: Universo
junho 10, 2009
Chance de 'bagunça' é de 1% nos próximos 5 bilhões de anos.
A conclusão do estudo é de lascar. Ou melhor, de Jacques Laskar, astrônomo do Observatório de Paris. (G1)
Walter Valdevino
Estudo
, Universo
Comentários (0)
fevereiro 5, 2009
Mesmo que haja quase 40 mil planetas com vida, no entanto, é muito pouco provável que seja estabelecido qualquer contato com vida alienígena.
Neste caso, a estimativa é de que haveria 37.964 civilizações inteligentes. (G1)
Walter Valdevino
Estudo
, Universo
Comentários (0)
abril 8, 2008
Um conflito nuclear regional que resulte na detonação do equivalente a 100 bombas atômicas como as de Hiroshima e Nagasaki provocaria um buraco em massa na camada de ozônio que afetaria gravemente a vida na superfície da Terra, afirma um estudo científico americano. (Terra)
Walter Valdevino
Estudo
, Universo
Comentários (0)
abril 3, 2008
A pesquisa contradiz a teoria favorita dos "céticos" do aquecimento global, segundo a qual raios cósmicos vindos para a Terra - e não as emissões de carbono - determinam a quantidade de nuvens no céu e a temperatura no planeta. (BBC)
Walter Valdevino
Estudo
, Intriga
, Universo
Comentários (0)
março 15, 2008
O professor Michael Heller, 72, de formação religiosa, com estudos em filosofia e doutorado em cosmologia, receberá em maio, em Londres, o prêmio Templeton, outorgado pela fundação homônima de estudos religiosos sediada em Nova York. O valor da premiação é de 820 mil libras esterlinas (cerca de R$ 2,87 milhões). (BBC)
Walter Valdevino
Terapias Alternativas
, Universo
Comentários (0)
outubro 26, 2007
Uma das questões que atormentam a cosmologia atual pode ganhar uma resposta em breve, promete um estudo publicado hoje. O trabalho, liderado pelo cosmólogo espanhol Marcos Cruz, do Instituto de Física de Cantábria, oferece explicação para a chamada "mancha fria", uma região do espaço onde parece não existir nada.
O problema de atribuir a essa região a um vazio é que os cosmólogos acreditam que a matéria e a energia espalhadas pelo Big Bang deveriam se distribuir de maneira minimamente uniforme. Um vazio daquele tamanho não faz sentido. (Folha de S. Paulo)
Walter Valdevino
Estudo
, Universo
Comentários (0)
setembro 6, 2007
Trio dos EUA e da República Tcheca diz estar 90% certo de ter achado "assassino'; destino dos répteis estava selado no auge da evolução
O bólido abriu uma cratera de 200 quilômetros, causou um tsunami de um quilômetro de altura, incêndios em continentes inteiros, um inverno nuclear e depois um efeito estufa colossal. O choque exterminou mais de metade das espécies do planeta, numa das maiores hecatombes da história da vida. (Folha de S. Paulo, 06/09/07)
Walter Valdevino
Estudo
, Universo
Comentários (0)
agosto 20, 2007
Segundo os cientistas, atmosfera, campo magnético e demais sistemas terrestres acompanham a "batida" produzida pelo astro. (Terra)
Sabrina Fonseca
Universo
Comentários (2)
julho 11, 2007
Ele mostra que nos últimos 20 anos a atividade do Sol diminuiu, embora temperaturas na Terra tenham aumentado.
O estudo mostra ainda que as temperaturas modernas não são determinadas pelo efeito do sol em raios cósmicos (um tipo de radiação emitida por estrelas e galáxias), como foi alegado. (BBC)
Walter Valdevino
Estudo
, Universo
Comentários (0)
junho 22, 2007
Combinando o efeito da relatividade com a chamada radiação de Hawking - prevista em teoria pelo físico Stephen Hawking, essa radiação pode provocar a lenta evaporação de um buraco negro - a equipe de Krauss conclui que as estruturas que deveriam dar origem aos buracos negros simplesmente desintegram-se antes de ter tempo de criá-lo. (Estado)
Walter Valdevino
Estudo
, Universo
Comentários (0)
junho 7, 2007
Cientistas liderados por Anthony Moffat, da Universidade de Montreal (Canadá), dizem ter achado a estrela mais gorda do cosmos - um monstro cósmico cuja massa é 114 vezes maior que a do Sol. O astro é só ligeiramente menor que o limite teórico para o tamanho de uma estrela, que fica em torno de 150 massas solares.
Sua companheira também é obesa: 84 massas solares. (G1)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Obesidade
, Universo
Comentários (0)
maio 17, 2007
Em que galáxia ficam o Sol e seus planetas? Essa pergunta hoje é fácil de responder -- estamos todos na famosa Via Láctea. Mas tente de novo daqui a 4 bilhões de anos. Segundo uma simulação de computador realizada por cientistas nos Estados Unidos, há uma chance considerável de nosso sistema planetário ser raptado de sua região de origem e ir parar em Andrômeda, a maior das galáxias na vasta vizinhança intergaláctica.
Mas o fato de ela estar se aproximando por si só não permite concluir exatamente quando ou mesmo se uma colisão de fato ocorreria no futuro, da mesma forma que não podemos concluir que uma ambulância vai colidir conosco só por ouvir o barulho de sua sirene vindo em nossa direção. (G1)
Walter Valdevino
Estudo
, Universo
Comentários (0)
abril 24, 2007
Sérvia: cientistas descobrem "KRIPTONITA" em mina
SUPER-HOMEM QUE SE CUIDE. A kriptonita parece ter deixado de ser coisa de ficção científica depois que foi identificado, em uma mina na Sérvia, um novo mineral que tem CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS SEMELHANTES ÀS DESCRITAS NO FILME SUPERMAN - O RETORNO E QUE FORAM INVENTADAS PELOS CRIADORES DO LONGA-METRAGEM.
De acordo com o filme e as histórias em quadrinho do herói, A KRIPTONITA ABSORVE OS SEUS SUPERPODERES QUANDO ELE É EXPOSTO AOS GRANDES CRISTAIS VERDES DO MINERAL.
A KRIPTONITA DE VERDADE É BRANCA E INOFENSIVA, disse Chris Stanley, do Museu de História Natural de Londres. "RECEIO QUE NÃO SEJA VERDE E NEM BRILHE, EMBORA REAJA COM LUZ ULTRAVIOLETA COM UMA FLUORESCÊNCIA LARANJA ROSADO.", disse ele.
Fórmula
Pesquisadores do GRUPO DE MINERAÇÃO RIO TINTO descobriram o minério incomum e pediram a ajuda de Stanley quando não conseguiam identificá-lo ao comparar com os materiais conhecidos.
Assim que conseguiu descobrir sua composição, o especialista de Londres ficou chocado ao DESCOBRIR QUE A SUA FÓRMULA JÁ CONSTAVA NA LITERATURA - EMBORA A DE FICÇÃO.
"NA ETAPA FINAL DA MINHA PESQUISA, EU PROCUREI NA INTERNET usando a fórmula química do minério e FIQUEI SURPRESO AO DESCOBRIR QUE O MESMO NOME CIENTÍFICO, ESCRITO EM UMA CAIXA COM UMA PEDRA CONTENDO KRIPTONITA ROUBADA PELO (VILÃO) LEX LUTHER DE UM MUSEU EM SUPERMAN - O RETORNO ."
No rótulo está escrito HIDRÓXIDO DE SILICATO DE SÓDIO LÍTIO BORO COM FLÚOR. "O novo minério não contém flúor (ao contrário do filme) e é branco ao invés de verde MAS, EM OUTROS ASPECTOS, A QUÍMICA É SEMELHANTE À DA ROCHA QUE CONTÉM CRIPTONITA."
O minério é relativamente duro mas tem uma granulação muito fina. Cada cristal individual tem menos de cinco micras de diâmetro (1 micra equivale à milésima parte do milímetro).
Propriedades
Para identificar a estrutura atômica do minério, foram usadas as SOFISTICADAS INSTALAÇÕES DE ANÁLISE DO CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA DO CANADÁ E A ASSISTÊNCIA DOS PESQUISADORES PAMELA WHITFIELD E YVON LE PAGE.
"Ao conhecer a estrutura do cristal, os cientistas podem calcular outras propriedades físicas do material, tais como sua ELASTICIDADE e propriedades térmicas", explicou Le Page.
"Poder analisar todas as propriedades de um mineral, tanto químicas quanto físicas, abre a porta para confirmar que ele é realmente único." DESCOBRIR QUE A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE UM MATERIAL FOI UMA CÓPIA EXATA DE UMA FÓRMULA INVENTADA PARA A KRIPTONITA, QUE É INVENTADA, "FOI UMA COINCIDÊNCIA DE UMA VEZ NA VIDA", acrescentou.
O MINÉRIO NÃO PODE SER CHAMADO DE KRIPTONITA PELAS REGRAS INTERNACIONAIS DE NOMENCLATURA PORQUE NÃO TEM NADA A VER COM CRÍPTON OU CRIPTÔNIO - UM ELEMENTO DE VERDADE DA TABELA PERIÓDICA QUE TEM A FORMA DE GÁS.
Assim, ele receberá formalmente o nome de JADARITA, quando for qualificado no European Journal of Mineralogy ainda neste ano. Jadar é o nome do local onde fica a mina sérvia onde o mineral foi encontrado.
Stanley disse que se os depósitos existirem em quantidade suficiente, o mineral pode ter algum valor comercial. Ele contém boro e lítio e dois elementos valiosos com muitas aplicações.
"Vidros de borosilicato são usados para envolver lixo radioativo processado, e o lítio é usado em baterias e na indústria farmacêutica." (Terra; indicação: Fernanda)
Walter Valdevino
Universo
Comentários (1)
abril 20, 2007
Teste realizado com luz sugere que a idéia de que as partículas têm propriedades bem definidas, mesmo antes de serem observadas, pode não ser verdade
Carlos Orsi
SÃO PAULO - No cotidiano, geralmente esperamos que eventos próximos nos afetem antes que eventos distantes, e que os objetos tenham propriedades bem definidas: se seu carro é verde, você espera que ele continue assim, mesmo quando não houver ninguém olhando. Cientistas chamam essas duas pressuposições de "localidade" e "realismo". Elas podem parecer óbvias, mas entre os componentes mais básicos da matéria, no chamado nível quântico, nem sempre são verdadeiras.
Experimentos realizados nas últimas décadas já haviam levado muitos cientistas a aceitar abrir mão da localidade. Agora, uma nova experiência, descrita na edição desta semana da revista Nature, indica que, no fim, o realismo também pode estar em maus lençóis.
"Realismo" é definido, no artigo da Nature, como a afirmação de que "todo resultado de uma observação depende de propriedades preexistentes dos objetos, que são independentes da observação". Então: se o realismo precisa ser revisto, isso significa que seu carro não é verde quando ninguém está olhando?
"Não acredito que a consciência da pessoa que realiza a observação tenha um papel", diz um dos autores do trabalho, o austríaco Markus Aspelmeyer. "Para realizar uma observação, basta haver uma interação com um sistema físico complexo o bastante para guardar informação de modo irreversível". Ele dá um exemplo: "O ´clique´ de um detector de fótons responde pela geração, irreversível, de milhões de elétrons".
Lógica aristotélica
O experimento realizado pela equipe de Anton Zeilinger e Markus Aspelmeyer envolveu a análise de uma propriedade de pares de fótons, ou partículas de luz, chamada polarização.
A partir de um trabalho teórico realizado pelo físico Anthony Leggett, ganhador do Prêmio Nobel de Física de 2003, a equipe austríaca deduziu uma série de resultados que deveriam surgir se algumas teorias que defendem o realismo - mesmo abrindo mão da localidade - fossem válidas. Realizando experimentos, constataram que os resultados esperados não se concretizaram.
Isso sugere, segundo as considerações finais do artigo, que "qualquer futura extensão da teoria quântica que esteja em concordância com os experimentos terá de abandonar certas características das descrições realistas", e que uma insistência na não-localidade poderá levar a resultados ainda mais bizarros, como o colapso da "lógica aristotélica... e da ausência de ação sobre o passado".
Questão de gosto?
Em comentário ao artigo, publicado na mesma edição da Nature, o físico francês Alain Aspect argumenta que, a despeito do experimento, a opção entre não-localidade e não-realismo é uma "questão de gosto", já que o resultado "implica apenas que realismo e um certo tipo de não-localidade são incompatíveis. Há outros tipos de modelos não-locais".
"Leggett demonstrou que a pressuposição conjunta de não-localidade de uma noção específica de realismo físico, de que fótons têm polarização independentemente das observações e obedecem à Lei de Malus (uma relação estatística, já comprovada), está em conflito com a teoria quântica", responde Aspelmeyer. "Nosso experimento mostra a validade das previsões quânticas. A conclusão logicamente correta é que pelo menos uma das pressuposições está errada".
Mesmo acreditando que os resultados que enfraquecem o realismo poderão se aplicar no campo macroscópico, "ao menos na medida em que formos capazes de observar fenômenos quânticos em sistemas macroscópicos", Aspelmeyer reconhece que essa ocorrência seria, para dizer o mínimo, intrigante: "De que modo uma propriedade macroscópica poderia não obedecer ao realismo? Isso demonstraria a estranheza da teoria quântica em sua forma mais radical".
Aspelmeyer responde, em uma palavra, à questão de se esses resultados poderiam ser usados, de forma legítima, para apoiar algumas correntes místicas que vêm se apropriando da linguagem da teoria quântica. Afinal, se o realismo é falho, será que o poder do pensamento positivo pode fazer seu carro mudar de cor?
A palavra é: "Não". (Estado)
Walter Valdevino
Estudo
, Universo
Comentários (0)
março 18, 2007
Em artigo publicado na revista "Journal of Non-Equilibrium Thermodynamics", Andresen --do Instituto Niels Bohr, da Universidade de Copenhague-- afirma que o conceito de "temperatura global" é uma IMPOSSIBILIDADE TERMODINÂMICA E MATEMÁTICA.
Segundo os cientistas, existem duas formas de calcular as médias, a aritmética e a geométrica. Ambos dão resultados diferentes e ambos estão corretos. (Folha Online)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Universo
Comentários (0)
dezembro 8, 2006
Pesquisa realizada por astrônomos britânicos mostra que buracos negros de todos os tamanhos funcionam do mesmo jeito, e que os buracos negros supermassivos não passam de versões, em escala ampliada, de seus primos menores. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Universo
Comentários (0)
outubro 27, 2006
O programa espacial chinês, que está preparando sua terceira missão tripulada, estuda a possibilidade de enviar filósofo ao espaço para que desenvolvam (sic) novas teorias
"Um vôo espacial ajudará os pensadores a desenvolver novas visões filosóficas, e isso seria bom para a humanidade", argumentou o chefe da Administração Nacional do Espaço da China, Sun Laiyan. (Folha)
Continue lendo
Walter Valdevino
Universo
Comentários (0)
outubro 26, 2006
Radiotelescópios criados para estudar os primórdios do Universo poderão também funcionar como "gatos" nas transmissões de TV de civilizações extraterrestres semelhantes à nossa. "Por uma feliz coincidência", diz Abraham Loeb, da Universidade Harvard, "os telescópios serão sensíveis ao tipo exato de emissão de rádio que a nossa civilização joga no espaço".
"Distinguir ET da BBC será um desafio".
Continue lendo
Walter Valdevino
Universo
Comentários (0)
Há seis diferentes tipos de quark: up, down, strange, charm, bottom e top (u,d,s,c,b e t). Os bárions recém-descobertos são feitos de dois quarks up e um bottom, uma configuração representada pelas letras u-u-b, e dois quarks down e um bottom (d-d-b). Os prótons seguem a receita u-u-d, e os nêutrons, d-d-u.
Utilizando o colisor de partículas Tevatron do Fermilab, cientistas conseguem recriar as condições presentes nos estágios iniciais do Universo, reproduzindo a matéria exótica que era abundante pouco após o Big Bang. A matéria ao nosso redor é toda feita de quarks up e down, mas formas exóticas contêm outros quarks, também. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Universo
Comentários (0)
outubro 23, 2006
Around a dozen Japanese tourists a year need psychological treatment after visiting Paris as the reality of unfriendly locals and scruffy streets clashes with their expectations, a newspaper reported on Sunday.
"Fragile travellers can lose their bearings. When the idea they have of the country meets the reality of what they discover it can provoke a crisis," psychologist Herve Benhamou told the paper. (Yahoo! News, via Reddit)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Depressão
, Universo
Comentários (0)
setembro 14, 2006
O Discordianismo, definido como "uma religião disfarçada de piada, ou uma piada disfarçada de religião", foi criado na Califórnia, no final dos anos 50, e se vale de slogans como "SE A RELIGIÃO É O ÓPIO DAS MASSAS, O DISCORDIANSMO É A MACONHA DOS LUNÁTICOS". (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Universo
Comentários (0)
Uma das últimas tentativas de negar a culpa da ação humana no aquecimento global parece ter caído por terra de vez. (Folha)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Evolução
, Intriga
, Universo
Comentários (0)
setembro 6, 2006
Declaramos o fim desse blog, pois os autores acabam de morrer de desilusão com essa notícia bombástica:
Sabrina Fonseca
Amor
, Aspirina
, Café
, Colesterol
, Comportamento
, Computadores
, Coração
, Câncer
, Demência
, Depressão
, Dieta
, Enxaqueca
, Esportes
, Estudo
, Evolução
, Fumo
, Intriga
, Leite
, Miolos
, Obesidade
, Ovo
, Próstata
, Religião
, Ronco
, Seios
, Sexismo
, Sexo
, Sono
, Stress
, Suspeitas
, Terapias Alternativas
, Tomate
, Trabalho
, Universo
, Álcool
, Ômega-3
Comentários (2)
agosto 3, 2006
Método proposto para calcular distâncias entre galáxias sugere que a constante de Hubble, usada para estimar o tamanho do Universo, está errada.
O método tradicional para calcular distâncias entre galáxias envolve diversas equações. "A cada passo, acumulam-se erros", explica Stanek.
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Intriga
, Universo
Comentários (0)