home. arquivos: setembro07. agosto07. julho07. junho07. maio07. abril07. março07. fevereiro07. janeiro07. dezembro06. novembro06. outubro06. setembro06. agosto06. julho06. junho06. maio06. abril06. março06. fevereiro06. janeiro06. dezembro05. novembro05. outubro05. setembro05. agosto05. julho05. junho05. maio05. abril05. março05. fevereiro05. janeiro05. dezembro04. novembro04. outubro04. setembro04. agosto04. julho04. junho04. maio04. abril04. março04. fevereiro04. janeiro04. dezembro03.

Insanus
alexandre
bensimon
bituca
bruno
cardoso
carol
cisco
cove
daniel
firpo
gabriel
hermano
menezes
nova corja
parada
träsel
vanessa

Blogroll
3 vozes
alliatti
anna martha
antenor
bibs
bulcão
carine
conjunto comercial
dani
diego
g7+henrique
iuri
jousi
lima
lu
madureiras
marcia
mirella
nego
patrício
rodrigo
soares silva
solon
tams

A fomentação


Ok, os pólos se uniram e uma idéia para um post surgiu. Mas será mesmo uma idéia boa? Será que rende um bom post? Será que o assunto se basta? Como vai ser desenvolvido o texto, por este caminho ou por este?
A fomentação é a etapa em que a idéia começa a ganhar corpo, começa a se desenvolver. Utilizando a pior metáfora que já formulei na vida, poderia dizer que a semente está pronta, é hora de começar a pensar na forma do plantio, no tipo de solo, etc.
Ao mesmo tempo, a fomentação marca o surgimento de um mecanismo de controle que, embora seja mais forte aqui, vai estar presente no post daqui até a sua publicação: a pré-testagem.
Funcionando em paralelo ao raciocínio de criação do post, a pré-testagem é o agente responsável pela censura e pelo controle de qualidade. É ela que vai dizer se a idéia vale mesmo a pena.
De acordo com estudos da área (fonte: minha memória), a pré-testagem é muito mais forte na fomentação do que em qualquer outra etapa. Isso signficica que, se uma idéia passa pela fomentação, ela tem boas chances de vingar como post.
O interessante no processo é que a pré-testagem não funciona apenas como agente ceifador. Ela tem uma relação muito mais interessante e construtiva, uma vez que pode, ao invés de matar o lampejo, sugerir alterações de curso que o conduzam para um rumo mais eficiente, levando à publicação de um bom post.

O processo de fomentação de "As cem melhores..." foi bastante tranqüilo. Por ser uma idéia pouco inovadora, não sofreu grandes censuras, muito pelo contrário: o relatório final mostrou que o post seria não apenas divertido pelos comments indignados que poderia proporcionar, mas também pelo seu processo de construção em si.
A única ressalva, claro, era em relação a dificuldade de execução do processo - listar cem músicas? comentar todas? já parou pra pensar na responsabilidade de dizer que essas são as cem melhores coisas que tu já ouviu?

Por sorte, o meu processo de pré-testagem não passa de um funcionário público acomodado. Ele dificilmente interfere nos posts, em nenhuma etapa.
Bom, Mujique tá aí pra provar.

No próximo episódio: Concepção. Tudo pronto, hora de decolar.