Insanus
alexandre
bensimon
bituca
bruno
cardoso
carol
cisco
cove
daniel
firpo
gabriel
hermano
menezes
nova corja
parada
träsel
vanessa
Blogroll
3 vozes
alliatti
anna martha
antenor
bibs
bulcão
carine
conjunto comercial
dani
diego
g7+henrique
iuri
jousi
lima
lu
madureiras
marcia
mirella
nego
patrício
rodrigo
soares silva
solon
tams
3º Lugar - Edifício das Casas Webber
Se é verdade que uma imagem vale mais que mil palavras, vamos variar um pouco e começar com uma:
Estonteante, não? Tonteante, ao menos. A paleta de cores totalmente equivocada, o grande bloco disforme na base, de onde nascem os apartamentos, com suas sacadinhas arredondadas, e o belíssimo cruzamento decorativo de uma coluna com uma viga curva, bem na esquina. Que ode ao mau gosto.
Mas vamos por partes (pensando bem, olhe com atenção o detalhe da viga e da coluna antes):
Agora sim: por partes.
É inquietante imaginar o que há naquele grande bloco dos primeiros andares. Um estacionamento seria a mais óbvia hipótese. Grande demais para o porte do prédio. Um depósito, talvez, já que ali embaixo está a casa Webber, tradicional loja de indumentárias gaúchas e pantufas. Nem Passo Fundo deve ter uma demanda tão grande de guaiacas para que precisassem de um lugar daquele tamanho.
Quem sabe é ali que eles guardam o gerador que faz girar o carrossel que o edifício parece ser - reparem no toldinho:
Olhando assim até parece que eles foram construindo, construindo e, quando chegaram lá em cima e perceberam que não ia ter nada pra cobrir a última sacada, colocaram um toldinho de quitanda mesmo.
Fora que, vamos combinar, por mais legal que seja morar num apartamento com sacada (jogar ovos nos pedestres, ampliar a sala nivelando o piso, etc.), é complicado um edifício com sacadas ter uma forma harmônica e bonita. Menos ainda se for uma sacada arredondada, que além de não fazer nenhum sentido com o resto do prédio, tem menos área útil - sala ampliada menor, percebam.
É agoniante também a frustrada tentativa do edifício de criar um padrão em seus detalhes. As janelas são de tipos diferentes em cada parte. E nada mais deprimente que uma janela de banheiro na fachada.
Quer dizer, mais deprimente mesmo, só o prédio todo.
3º Lugar - Edifício das Casas Webber
Pior sacada, pior toldo e piores cores
Fotos, consultoria e júri: Paula Otto