Enquanto isso, em Porto Alegre

Enquanto o capital estrangeiro rapina as reservas de nosso melhor produto de exportação, o prefeito José Fogaça (PPS/RS) reage com uma proposta dinâmica para salvaguardar o pequeno espectador que deseja encontrar os gênios da sua geração:

Prefeitura institui Concurso Nacional de Crítica Cinematográfica

O prefeito José Fogaça assinou decreto que institui a criação do Concurso Nacional de Crítica Cinematográfica - Prêmio P. F. Gastal. O concurso será realizado todos os anos no mês de agosto. Serão destacados os três melhores trabalhos inéditos, com prêmios em dinheiro e publicação na revista Porto & Vírgula.

Para participar devem ser apresentadas três críticas, com tamanho que não poderá ser inferior a 6,5 mil caracteres (com espaço), nem ultrapassar os 7 mil caracteres. As críticas apresentadas deverão abordar um filme clássico, um filme brasileiro e um filme estrangeiro de produção recente. Podem concorrer críticos não-profissionais, nascidos, naturalizados ou residentes no Brasil.

Segundo o secretário municipal da Cultura, Sérgius Gonzaga, a criação do concurso levou em conta o nível de maturação da produção audiovisual brasileira e o recrudescimento dos espaços dedicados à reflexão sobre a arte cinematográfica. O concurso também pretende fomentar a criação de novos críticos.

Creative Commons License