Mil anos depois...

Deputados querem CPI para investigar aumento dos combustíveis

Proposta ganhou fôlego com a disposição do governo de apoiar as investigações

Os deputados gaúchos pretendem instalar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) na Assembléia Legislativa para investigar o aumento dos combustíveis no Estado, que é considerado abusivo.

Logo depois do aumento do ICMS concedido pelo governador Rigotto, um especialista em finanças públicas, a gasolina obviamente aumentou. Cerca de três semanas depois, baixou para o mesmo valor que o da cidade de São Paulo, que tem uma das gasolinas mais baratas do país. Ficou assim por umas duas semanas. Depois subiu novamente para o atual parâmetro sem sentido. O preço real da gasolina no RS é o mais barato do Brasil.

ClicRBS

Notícias

18/10/2005 11h41min

Geral

Deputados querem CPI para investigar aumento dos combustíveis

Proposta ganhou fôlego com a disposição do governo de apoiar as investigações

Os deputados gaúchos pretendem instalar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) na Assembléia Legislativa para investigar o aumento dos combustíveis no Estado, que é considerado abusivo. A possibilidade ganhou fôlego hoje pela manhã com a disposição do governo do Estado de apoiar as investigações. O requerimento da CPI é do deputado Kanan Buz (PMDB). A formação da CPI depende de 19 assinaturas de parlamentares.

Há duas semanas o governador Germano Rigotto chegou a sugerir que a oscilação de preços dos combustíveis no Estado ocorre por conta da prática de cartelização. O interesse do governo pelas investigações tem outro motivo claro: o Executivo acredita que terá a oportunidade de mostrar que os preços abusivos não decorrem somente da alta do ICMS em vigor desde abril deste ano. Para o chefe da Casa Civil, Alberto Oliveira, a CPI precisa sair.

A proposta de CPI é do PMDB mas até a oposição vai apoiar a iniciativa. O líder da banca da do PT, Flávio Koutzii, vê méritos na proposta de CPI e afirma que os deputados petistas vão aderir à comissão.

Hoje à tarde, o deputado Kanan Buz começa a colher assinaturas. Além das 19 necessárias, ele acredita que pode conseguir outras dos 55 deputados. A proposta é investigar além dos preços, a qualidade da gasolina vendida no Estado.

Creative Commons License