Muito, mas muito politizados

População vai escolher as novas cores da Usina do Gasômetro

A consulta popular para definir as novas cores da Usina do Gasômetro vai até o dia 25 e faz parte da campanha "Vem Pintar a Usina". Esta é a primeira vez na história da cidade que a população vai opinar sobre as cores de um prédio público tombado pelo Patrimônio Histórico. A iniciativa conta com a autorização de todas as instâncias patrimoniais. Serão disponibilizados quatro prospectos com sugestões de cores.

A votação começou segunda-feira, 5, e ocorre nas urnas instaladas na Usina do Gasômetro (Av. Presidente João Goulart, 551), no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), na Casa Torelly (Av. Independência, 453) e no Centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307). Também é possível votar pela Internet.

As cores sugeridas para a consulta popular foram estabelecidas a partir de estudo cromático, que levou em consideração a paisagem local, levantamento ambiental, histórico, patrimonial e cultural do prédio. O trabalho, conduzido pela arquiteta russa Natalia Naoumova, autoridade mundial em pintura de edificações históricas e culturais tombadas, ocorreu na segunda quinzena de setembro.

A nova pintura da Usina está sendo viabilizada a partir da parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e Tintas Renner, com o apoio operacional do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). A recuperação de um dos principais cartões postais da Capital está incluída entre as iniciativas do Projeto Gestação Cultural Usina das Artes, que neste ano já promoveu mais 1.500 atividades culturais na Usina.

O resultado será divulgado no dia 26, em audiência com o prefeito José Fogaça. A previsão é de que a obra comece no início no próximo ano.

Creative Commons License