Reunião entre Aldo e líderes começa em instantes

14h55: O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, já chegou ao seu gabinete, onde se reunirá, em instantes, com líderes partidários para negociar a votação do Projeto de Lei 5855/05, que reduz os custos de campanha. A intenção de Aldo é votar a proposta em Plenário ainda hoje. O texto que deve ser votado hoje no plenário da Câmara excluiu praticamente todos esses pontos. Entre as modificações que restaram estão a proibição de doações eleitorais em dinheiro vivo, de distribuição de brindes (camisetas, bonés, chaveiros) e de realização de showmícios. Somente o teto ainda tem uma pequena chance de resistir, com uma alteração: ele seria definido pela própria Câmara.

Ontem, uma reunião de líderes partidários consolidou o enxugamento do texto elaborado pelo senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) e aprovado pelo Senado em agosto. Entrincheirados no fisiologismo do senador catarinense, os deputados aprovarão – se muito – um novo Projeto de Lei Eleitoral que terá a façanha de ser mais inofensivo do que o atual.

15h10: não por acaso, o site do PFL apresenta declarações do deputado Rodrigo Maia (RJ) sobre o "projeto" de Bornhausen: "Consideramos que a questão do teto é uma atribuição que já existe. Cada partido político sabe o custo de suas campanhas e sabe da sua capacidade de captação de recursos através de bônus eleitorais. A questão da internet é proposta do senador Bornhausen e tem o apoio do PFL”, afirmou.

Creative Commons License