Spams de Rigotto à solta na Internet

"Caro Nova Corja,

recebi no email do meu trabalho, não sei se é real ou se é um daqueles spam do tipo SPC/Serasa ou Receita Federal, não sei se vocês receberam, mas achei que poderia ser útil aí de alguma forma".*

* E-mail enviado pelo leitor Alvaro Bueno.

Spams da pré-candidatura de Germano Rigotto (PMDB/ RS) estão se disseminando pela Internet através do endereço rigottopresidente@radiopress.com.br. Na mensagem são apresentados links para o site oficial do pré-candidato, além de dois podcasts com discursos do governador em licença.

O assessor que atendeu um dos telefones do comitê de Rigotto confirmou que trabalha na campanha para as prévias do PMDB – marcadas para o dia 19 de março –, e que spams foram enviados. Mas na hora de responder como eles conseguiam os endereços eletrônicos de quem não é filiado, gaguejou e disse que não sabia nem o nome ou qualquer forma de contato com a empresa contratada para fazer isso. Ela é terceirizada.

Até faz algum sentido, já que o site da empresa Radiopress apresenta-se com um lacônico "Em construção". Com as maracutaias recentes na política nacional, ficaria chato associar Germano Rigotto a uma "empresa não-contabilizada". O assessor ficou de me retornar com as devidas informações a respeito da empresa. Espero, mas outras pessoas envolvidas na campanha nunca ouviram falar na Radiopress. Parece até coisa de petista.

Update: Sandro, o assessor da campanha de Rigotto, me liga dizendo que a Radiopress é uma empresa de alcance nacional que gera conteúdo em áudio para todas as rádios do país. Daí os podcasts embutidos. Essa é a razão de tanta gente ter recebido o e-mail. Ele também assegura que como a mensagem tem um mecanismo para descadastrar quem não quiser receber a propaganda, ela não pode ser caracterizada como spam. Uma questão simples seria "Todas as rádios do país pediram o podcast do Rigotto?". Outra abordagem é a de que para tu te descadrastrar de uma lista, antes é preciso ser preencher um cadastro. Solicitar o que entregam.

A definição da palavra no Wikipedia resolve a questão: "spam é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa. Na sua forma mais vulgar, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários".

Creative Commons License