E se...

...o Fogaça ficar doente?
...o Fogaça morrer?
...o Fogaça sair para disputar o governo do Estado?

...

eliseu.jpg

Assembléia de Deus em vocês, desgraçados!




Registrando o fracasso do petismo gaúcho

Porto Alegre:

Fogaça (PPS) - 431.820 votos - 53,32%
Raul Pont (PT) - 378.099 votos - 46,68%

--

Pelotas

Bernardo (PPS) - 100.088 votos - 52,38%
Marroni (PT) - 91.007 votos - 47,62%

--

Caxias do Sul

Sartori (PMDB) - 119.521 votos - 52,43%
Marisa (PT) - 108.427 votos - 47,57%

--

Canoas (Para colocar todas com mais de 200 mil habitantes. Lá foi liquidado no primeiro turno)

Marcos Ronchetti (PSDB) - 130.479 votos - 70,13%
Marco Maia (PT) - 46.414 votos - 24,95%




Anularei

Porque, como no primeiro turno, novamente fui acordado de manhã por um petista tentando me convencer a votar no Raul Pont.

E se continuarem buzinando sem parar sou até capaz de votar no Fogaça.




Depois não sabem o que está errado

"Nosso ministro da Justiça, John Ashcroft, principal personagem jurídico do país, foi capaz de dizer: "Dentre as nações, a dos Estados Unidos é a única que compreendeu que a fonte de seu caráter particular não é de ordem cívica e temporal, mas de ordem divina e eterna. E, como reconhecemos que nossa fonte é eterna, os Estados Unidos se tornaram uma nação à parte. Nosso único rei é Jesus"." (Trecho do artigo de Russell Banks, escritor americano, publicado no Carderno Mais! da Folha de hoje.)




As time goes by

Pichado em uma rua do bairro Cidade Baixa:
"ZERO HORA MENTE. FOGAÇA NA FRENTE!"

Quanto mais se muda, mais se continua o mesmo.




Falta de laço dá nisso

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre recém concluía os acordes de Nessum Dorma [abertura da Feira do Livro], quando um grupo formado por cerca de 50 estudantes universitários portando bandeiras do PSTU e faixas com palavras de ordem começaram a protestar - com o auxílio de um megafone - contra a Reforma Universitária proposta pelo Ministério da Educação, comandado por Tarso Genro. A Brigada Militar e os segurança forçaram a maior parte do grupo a se retirar, mas alguns, menos de 10, permaneceram e confrontaram o ministro com gritos e vaias durante toda a solenidade.




Fim de tudo

"Meu assessor estranhou um cachorro com o mesmo nome dele"

Entrevista: Pastor Reinaldo (PTB), deputado federal

SUZETE BRAUN

O deputado gaúcho Pastor Reinaldo (PTB) virou notícia nacional ao apresentar projeto que "proíbe o uso de nomes próprios, prenomes ou sobrenomes, comuns à pessoa humana em animais domésticos, silvestres ou exóticos". Por telefone, o deputado conversou ontem com Zero Hora:

Zero Hora - De onde o senhor tirou a idéia do projeto?

Pastor Reinaldo - Tomei conhecimento, por meio de psicólogos, de que algumas crianças têm problemas psicológicos ao encontrar animais com o mesmo nome delas. Meu assessor de imprensa tem o nome Chafic e estranhou quando encontrou um cachorro com o nome dele. Teve um pai que escolheu o nome de Apolo para o filho, e o que seria um orgulho acabou em frustração quando o menino conheceu um cachorro com o mesmo nome.

ZH - O senhor tem cachorro em casa?

Reinaldo - Já tive quando meus filhos eram menores. Hoje meu filho está com 32 anos e minha filha 28, mas eu tinha cachorro até pouco tempo atrás.

ZH - Qual era o nome dele?

Reinaldo - Se chamava Billy, mas já tive uma Susi. Minha neta de dois anos tem uma cachorra. Ela escolheu o nome de Belinha.

ZH - Diminutivo de Isabel?

Reinaldo - Não, vem de bela.

ZH - O senhor já encontrou um cachorro chamado Reinaldo?

Reinaldo - Não. Acho que não seria nome bonito para cachorro.

ZH - Quem já tem animais com nome de gente teria de mudar os nomes deles?

Reinaldo - O projeto está tramitando. Se for aprovado e virar lei, as pessoas que não cumprirem terão multas e práticas de serviços comunitários. [Zero Hora, Política, 30/10/04]

Democracia coisa nenhuma. Pessoas com qualquer - QUALQUER - espécie de crença religiosa deveriam ser banidas da política.




A consciência política de Porto Alegre

Entre as táticas de militantes e pessoas ligadas diretamente à campanha dos dois partidos que disputam o segundo turno em Porto Alegre, uma beira o ridículo. O sujeito, sempre que passa por uma manifestação do partido adversário, pede uma ou mais bandeiras. Uma vez no boteco, cercado por partidários, solta a bravata infantil: "Bah, essa semana já tirei umas nove bandeiras deles".




A Derrota do Pensamento

brasinha.jpg




A profeta do dia anterior

Comentário de um dos coordenadores de campanha do Fogaça: "É, o pessoal da periferia não viaja no feriado".




Alguém já fez isso?

Proposição: PL-1667/2003 Autor: Pastor Reinaldo - PTB /RS

Data de Apresentação: 12/08/2003
Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário
Regime de tramitação: Ordinária
Situação: CCJC: Aguardando Deliberação.

Ementa: Altera a Lei nº 5.197, de 1967, que "dispõe sobre a proteção à fauna silvestre e dá outras providências", e a Lei nº 9.605, de 1998, que "dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências", para proibir a prática do tiro ao alvo com animais.
Indexação: Alteração, lei federal, proteção, fauna silvestre, proibição, tiro ao alvo, utilização, animal, Poder Público, incentivo, construção, criadouro industrial, atividade econômica, penalidade, infrator, Crime Contra o Meio Ambiente.

Despacho:
3/9/2003 - Às Comissões de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias, Constituição e Justiça e de Redação




Happy Tree Family

Da Folha:
O PT joga mais duro na eleição de Porto Alegre do que em São Paulo, segundo o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB).

(...)

Ainda indefinida, a eleição de Porto Alegre teve alguns excessos nos últimos dias. Partidários dos dois candidatos chegaram a trocar agressões físicas e acusações de uso da máquina pública na eleição.

Rigotto desaprovou os excessos, mas considerou "normal" a disputa acirrada. "O jogo é muito pesado devido ao simbolismo de Porto Alegre, onde o PT elegeu quatro administrações sucessivas. É uma referência, uma vitrine do PT. Perder o governo do Estado em 2002 e possivelmente perder outra referência em 2004 seria muito ruim para o partido. Por isso que o jogo é muito pesado e o PT está jogando tudo, mais até do que em São Paulo, para reverter o resultado", afirmou ele à Folha Online.

O governador justificou sua opção por Fogaça com o apoio que teve do atual candidato quando se elegeu em 2002 e também devido ao bom relacionamento do PPS com partidos que fazem parte de sua base na Assembléia Legislativa do Estado.

Rigotto pulou do barco federal porque sabe que o PMDB não vai levar a candidatura à vice-presidência em 2006. E pior, nosso governador acreditava que seria o candidato.

Dito isso, gostaria de saber o que o presidente da empresa de calçados Azaléia, o ex-governador Antônio Britto, fazia no Palácio Piratini no mesmo momento em que Germano Rigotto oficiaizava seu apoio a José Fogaça.
Também gostaria de saber quanta grana esta empresa - que recebeu verba do Fundopem durante o governo Britto - investiu na campanha de Fogaça.




Às vésperas do pleito

Proposição: PL-4197/2004 Autor: Pastor Reinaldo - PTB /RS

Data de Apresentação: 05/10/2004
Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II
Regime de tramitação: Ordinária
Situação: CCJC: Aguardando Parecer.

Ementa: Proíbe o uso de nomes próprios, prenomes ou sobrenomes, comuns à pessoa humana em animais domésticos, silvestres ou exóticos.

Indexação: Proibição, utilização, nome, prenome, sobrenome, pessoas, ser humano, animal doméstico, fauna silvestre, obrigatoriedade, colocação, placa, informação, legislação, faculdade, medicina, clínica, veterinária, estabelecimento, comercialização, ração, penalidade, infrator.

Esse Projeto de Lei encontra-se em período de conclusão na Câmara dos Deputados.
Perguntinha: meu saudoso cão estava registrado no Kennel Clube como Sérgio, mas eu o chamava de Bigão, seria multado?

Anpocs


Parênteses

Gostaria de falar sobre o que aconteceu em São Paulo ontem. Não exatamente da morte do jogador do São Caetano - lastimável, claro -, mas do comportamento das emissoras sobre o fato. Das três que me dispus a acompanhar, a Bandeirantes ganhou o prêmio da noite. Os apresentadores Gilberto Barros e Roberto Cabrini (dos programas Boa Noite Brasil e Jornal da Noite, respectivamente) pareciam umas histéricas qurendo culpar, durante quase duas ao vivo, o médico do São Paulo porque ninguém correu com maldito desfibrilador no momento em que o zagueiro capotou no chão.
Qualquer panaca que acompanhe futebol sabe que exigir isso, não só porque estamos no Brasil, é inútil. Tá, o cara tinha 1% de probabilidade para cair duro no gramado. Mas quem estava ciente deste fato? O quarto árbitro e os enfermeiros do Morumbi é que não. Aí levantam hipóteses de que o motorista da ambulância saiu e trancou o porta. De certo o cara foi mijar, tanto faz. Ele teve de se ausentar do veículo e culpam o cara de trancá-lo em São Paulo.
Enfim.
O pobre do médico do São Paulo teve que se defender de argumentos imbecis como "mas, doutor, na Espanha e na Itália estes equipamentos são utilizados". Esqueceram de dizer que isso acontece sob os mesmos critérios em qualquer outro lugar no mundo. A menos que a telepatia esteja em alta nos gramados da Europa.
Sobre os outros canais, bem: a Globo manteve um tom sóbrio durante a transmissão do futebol e do Jornal da Globo. O locutor só não precisava ter anunciado a morte do cara com uma informação extra-oficial. No Jornal do SBT não falaram nada. Parece que ele é gravado às 20h.
Ah, sim. E na chamada das principais notícias do jornal O Sul, os 35 anos da criação da Internet.




Anpocs

"O historiador José Murilo de Carvalho, 65, disse ontem que, "de alguma maneira, é bom politicamente para o governo que haja o tráfico nas favelas", já que o crime organizado impediria a politização de muitos dos seus moradores e a "possibilidade de organização dessas pessoas à maneira do MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra] num enorme movimento de democracia de base"." [Folha de São Paulo, 28/10/04].

Primeiro, só intelectual universitário - principalmente os velhos acabados - ainda acredita em "movimento democrático de base". Lamento, mas isso não existe mais, muito menos tendo como representante o MST. Acordem pra vida.

Segundo, tráfico é a ESTRUTURA da sociedade. Não porque é bom politicamente para o governo, mas simplesmente porque não existe sociedade sem drogas.

TODO MUNDO sabe dessas coisas óbvias, menos quem se apresenta como alguém que "pensa" sobre isso.




Anarco-individualismo isento de tarifas

A Nova Corja declara a melhor solução para o segundo turno em Porto Alegre.
Tu tens duas escolhas: votar no ex-senador que ninguém sabe direito o que fez como político - mas que foi um excelente professor de cursinho e escreveu o hino oficial dos supermercados Zaffari.
A outra é votar em uma coligação que depois de 16 anos no Paço agora promete Passagem Única de ônibus como se a logística disso fosse equivalente à fissão do átomo. Marta Suplicy fez isso em menos de dois anos na capital paulista e, convenhamos, lá é um pouquinho mais complicado. Depois falam em construir metrô.
A solução natural seria fugir à praia para se livrar dos manifestantes que farão boca-de-urna e afogarão as ruas com aqueles panfletos repelentes, certo?
Errado.
A Nova Corja estimula o porto-alegrense a execer seu direito de cidadão ("Eu vi! Eu vi! Ele foi redundante!). Encha a cara no sábado à noite e declare-se INCAPACITADO DE SAIR DA CAMA entre as 8h e as 17h deste dia 31. Tu ainda podes exercitar a imaginação quando for justificar no TRE.




Que resto do mundo?

Bush website blocked outside US
Access to the site is blocked

Surfers outside the US have been unable to visit the official re-election site of President George W Bush.

The blocking of browsers sited outside the US began in the early hours of Monday morning.

Since then people outside the US trying to browse the site get a message saying they are not authorised to view it.

The blocking does not appear to be due to an attack by vandals or malicious hackers, but as a result of a policy decision by the Bush camp.




Quase batendo o carro

Frase de final da noite: 80% da população de Porto Alegre acha que o Eliseu Santos é o Eliseu Padilha.




Sai capeta

bush.jpg




Melhor presidente

"Se o cidadão toma um cascudo da mulher à noite porque chegou tarde, ele não vai dizer: a minha mulher me deu um cascudo. Ele vai dizer: a minha mulher ficou brava, nervosa, mas a cabeça está doendo".




Política e jornalismo são duas coisas muito divertidas

"Não aprovaria [uso da prisão em campanha na rádio e TV]. Isso é um assunto pessoal dele [Duda Mendonça] e quem tem que julgar é a opinião pública", disse Serra, em entrevista à rádio CBN.

Serra disse também ter estranhado o fato de o marqueteiro, em plena campanha do segundo turno em São Paulo, estar no Rio de Janeiro.

"Não tenho muito a opinar, só achei estranho que no meio do fogo da campanha eleitoral, ele não estivesse em São Paulo, mas no Rio assistindo à briga de galo." [Folha On-line]




Notícias aleatórias do dia

Brasil pode produzir até seis ogivas por ano, diz 'Science'

Lula recebe, em Brasília, o ministro da Defesa da China (Folha On-line)

Ummm...

Presidente da República é detido em "briga de galo" no Rio


Agenda do PT

- 23/10 - 18h00 - SHOWMÍCIO com Zezé di Camargo e Luciano (Raul, Rosário, Verle, Ministros, Paim e Emília)
Com Raul Pont e Maria do Rosário
Local: Anfiteatro Por-do-Sol

(Droga, deveria ter antecipado a compra do rifle destinado ao Fórum Social Mundial. Devido à posição da janela do meu apartamento, já poderia ter uma excelente utilidade.)

- 23/10 - 23h00 - Panfletagem no Bar Sunga (Bar GLS)

Local: Encontro em frente ao Bar, Cristóvão Colombo, 772

- 23/10 - 23h00 - Panfletagem no Bar Refúgios (Bar GLS)

Local: Encontro em frente ao Bar, Marcílio dias quase esq. Praia de Belas
Responsável: Comitê LGBT (3228-2247). (Tirado daqui)




Presidente da República é detido em "briga de galo" no Rio




Parem, por favor

"Serra diz que também pode manter tarifa de ônibus a R$ 1,70 se eleito

O candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra, disse nesta terça-feira que, se os números da prefeitura estiverem corretos, também manterá a tarifa de ônibus em R$ 1,70 em 2005, caso seja eleito. A promessa havia sido feita ontem pela prefeita licenciada de São Paulo, Marta Suplicy (PT)." [Folha Online - 19/10/2004 - 18h40]




Desespero completo

"Marta promete congelar passagem de ônibus em 2005 se ganhar eleição

A prefeita licenciada de São Paulo, Marta Suplicy (PT), prometeu hoje que nem uma alta futura do petróleo acarretará reajuste da tarifa de ônibus, atualmente de R$ 1,70, na cidade caso ela seja reeleita." [Folha Online - 18/10/2004 - 17h06]




Ô beleza

Saindo um pouco das eleições, mas me mantendo na política...

"CULT – Parecem existir hoje forças em ação no país que estão em ruidosas disputas na arena pública, forças que não podem ser descritas – apenas – como de esquerda ou de direita. Que forças seriam essas?

Marilena Chaui – Até vocês falarem, talvez fosse algo do qual eu não tivesse me dado conta. Certamente, está acontecendo algo assim. Mas, como desisti por completo dos meios de comunicação, e isso faz quase oito meses, não leio nenhum jornal, nenhuma revista, não escuto rádio e não vejo nenhum noticiário de televisão. Vocês me pedem uma avaliação que não me sinto em condições de fazer." [Revista Cult] .

É simplesmente deprimente que essa mulher diga isso. E mais assustador ainda é saber que ela faz parte do Conselho Nacional de Educação. Como diabos essa desgraçada espera ter o mínimo de visão do que está acontecendo no país se isolando do mundo?

É o fim dos tempos mesmo.

Depois ainda querem que as pessoas tenham alguma esperança em "intelectuais"... e ainda mais em filósofos.




Ai, que cidade mais politizada

Sobre o debate entre os candidatos a vice-prefeito de Porto Alegre, Maria do Rosário (PT) e Eliseu Santos (PTB), no programa Gaúcha Repórter, na Rádio Gaúcha, hoje:

Ao responder questionamento de Eliseu sobre melhorias na área de saúde, Maria do Rosário afirmou que Eliseu não respeita a ética médica quando cita nominalmente dramas de pessoas que não conseguem atendimento médico para criticar a atual administração. Santos respondeu à acusação dizendo que falta de ética é deixar um paciente passando necessidade em uma fila para conseguir fichas de atendimento.

Rosário lembrou discurso de Eliseu proferido na Assembléia Legislativa em 5 de março de 2002, quando o deputado teria atacado o Fórum Social Mundial afirmando que o evento reúne TERRORISTAS, SEQÜESTRADORES e BANDIDOS. Santos repudiou as acusações de que seria contra o Fórum afirmando que apenas comentou em plenário uma notícia publicada pela imprensa na época. [Eleições 2004 - ClicRBS]




Imperador do universo

maluf.jpg

José Fogaça:


MEDO é...

... saber que o Eliseu Santos, vice de José Fogaça, é ministro evangélico da Assembléia de Deus.




Algumas das propostas sem sentido (ou que não funcionarão) de José Fogaça:

"1. Nenhuma criança na rua. Toda criança na família e na escola.

Incentivo às iniciativas de “apadrinhamento”, com contato pessoal com a criança ou adolescente, e a possibilidade de acompanhamento da evolução do afilhado pela INTERNET, quando este for um dos que estavam em situação de rua;

3. Proteger a juventude da violência, das drogas e da gravidez precoce.

O Projeto Jovem Empreendedor terá como elemento de inicialização a introdução de disciplinas que tratem do empreendedorismo nos currículos do ensino básico e médio;

7. Garantir tratamento digno aos idosos.

Os pacientes idosos incapacitados de locomoção ou portadores de doença física terão atendimento domiciliar, que será prestado pelas equipes do Programa de Saúde da Família."




Mmm, donuts...

Diálogo refinado em off

- Ai, pois é, guria. Eu vou ter que trabalhar nos próximos finais de semana até o fim da campanha. Vão pagar bem, mas na real eu trabalharia até de graça. O Fogaça vai ganhar a eleição e aí eu 'nhac', pego um Cargo de Comissão pra mim. São mais de 3 mil vagas e eu quero mais é me dar bem.

- Bah, me coloca nessa boca.

Não adianta. Tem coisas que não vão mudar.




Bãin

Os candidatos a prefeito de Porto Alegre Raul Pont (PT) e José Fogaça (PPS) estão tecnicamente empatados na primeira pesquisa do Cepa-UFRGS para o segundo turno. Na pesquisa estimulada – na qual se apresenta aos entrevistados um cartão com os nomes dos candidatos –, Pont tem 45,1%, e Fogaça, 44,3%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. [Pesquisa Cepa]

Tudo bem que tem essa margem de erro grotesca de quatro pontos percentuais, mas com essa pesquisa dá para entender perfeitamente o desespero dos petistas.

E não é só em Porto Alegre, em Caxias do Sul a coisa também está feia: Marisa Formolo (PT) com 46,2% e José Ivo Sartori (PMDB) com 44%.




Apavorados

Equipe de Duda ajudará petista em Porto Alegre

O candidato do PT à Prefeitura de Porto Alegre, Raul Pont, terá o reforço da equipe do marqueteiro Duda Mendonça para sua campanha em rádio e TV.
A assessoria será paga pelo Diretório Nacional do partido, pois, segundo o coordenador de comunicação de Pont, Felipe De Angelis, o PT local não tem dinheiro para bancar o marqueteiro. Os valores não foram revelados.
O contato da equipe de Duda com Pont será feito pelo publicitário Augusto Fonseca, que ficará trabalhando em Porto Alegre.
Fonseca foi o representante da campanha de Fernando Pimentel (PT), eleito prefeito de Belo Horizonte no primeiro turno.
"É um reforço importante para a nossa campanha. O pessoal do Duda é ótimo em rádio e TV", afirmou De Angelis. Duda só não coordenou a campanha de Pont porque não houve acerto financeiro. O valor era superior a R$ 3 milhões. Pont enfrenta José Fogaça (PPS) no segundo turno.
[Folha de São Paulo, 09/10/04].




MEDO, muito MEDO

O mais interessante nestas eleições não é muito o que já aconteceu até agora, mas o que ainda está por acontecer.

Aqui em Porto Alegre, vai ser extremamente divertido ver que tipos de alianças e apoios serão realizados neste segundo turno (se bem que depois do AMBIENTALISMO DE DIREITA PP-PV, nada mais surpreende).
Empolgados pelo efeito Lula na eleição presidencial, os petistas estavam esperando uma votação bem maior do que 40%, embora as pesquisas sempre indicassem algo em torno de 36%, 37% para Raul Pont. Agora estão apavorados com a possibilidade de perder para um candidato que não tem proposta alguma, José Fogaça.

Nacionalmente, foi o esperado: o PT foi o partido mais votado nos 5.562 municípios brasileiros, ganhando já no primeiro turno em 6 capitais: Belo Horizonte, Recife, Aracaju, Macapá, Rio Branco, e Palmas. E ainda está concorrendo no segundo turno em 9 capitais. O PSDB, que agora - e provavelmente para os próximos anos - passa a polarizar a disputa com o PT, ainda não conseguiu nenhuma Prefeitura de capital.

E é do PSDB que vem o medo; e o medo vem de São Paulo – capital e Estado. Se a tendência continuar, NOSFERATU vai levar a Prefeitura da maior e mais importante cidade do país politicamente. Isso vai ter duas conseqüências.
Primeiro, se desarticulam os planos mirabolantes do PT para, no mínimo, a próxima década. Os ex-comunistas, contando com a vitória de Marta, davam como certa a reeleição de Lula em 2006 e, em 2010, Marta sairia como candidata à Presidência. Isso também, de certa forma, acomodaria as disputas internas de São Paulo para o governo do Estado.
Segundo, se Marta perder, é evidente que o PSDB paulista vai ganhar muita força, tanto Serra como o atual governador Geraldo Alckmin.

O medo maior é que, com o resultado dessas eleições municipais, as chances de Alckmin ganhar força dentro do PSDB, tornando-se o nome óbvio para a disputa da Presidência em 2006, são enormes, já que as duas outras possibilidades dos tucanos eram Tasso Jereissati e Aécio Neves, que saem enfraquecidos com a perda das prefeituras dos Estados em que têm importância: Ceará e Minas Gerais.

Não tem jeito, política está virando o jogo do menos apavorante: ter que torcer para Raul Pont ganhar porque, mesmo continuando a mesmice, não tem como imaginar Fogaça na Prefeitura. E, muito provavelmente, ter que torcer para o Lula segurar as pontas até 2006 para evitar que um caipira de Pindamonhangaba governe o país.




Ai, amor, que engarrafamento infernal. Vou me atrasar 15 MINUTOS.

A idéia de colocar metrô em Porto Alegre é totalmente demente.

Acho que fora o Guilherme Giordano e a Vera Guasso — que provavelmente devem achar que metrô é coisa de capitalista — parece que todos os outros candidatos são favoráveis a colocar a máquina estrambólica na nossa cidade, ou pelo menos não são contrários à idéia. Quer dizer, o PT parece que tem um pouco mais de bom senso e tem o pé atrás, utilizando o argumento óbvio de que seria economicamente inviável.

Só que não precisa nem recorrer a muitas estatísticas. Basta fazer alguns experimentos mentais não tão complexos (já ter andado de metrô em outras cidades também ajuda bastante), como, por exemplo:

- independente do lugar onde você mora, pense em rotas possíveis para fazer com um metrô em Porto Alegre.
Eu fico pensando no meu caso, que moro no Centro e talvez o lugar mais longe para onde me desloco semanalmente seja a PUC. 20 a 25 minutos de T-1 e está resolvido. Por que diabos eu caminharia uns 10 minutos até o meio do Centro (local provável de uma estação) para pegar um metrô que levaria 10 minutos para chegar na PUC (com otimismo se estendendo até o Campus do Vale da UFRGS)?
Alguém pode me dizer um trajeto que demore mais de 20, 25 minutos de ônibus, partindo do Centro, até – digamos – o Cristal (para os lados da Zona Sul), o topo da Protásio e arredores (em direção à Zona Norte), final da Ipiranga (para o lado Leste) ou Aeroporto?

- fique parado 15 minutos na esquina da Borges de Medeiros com a Andradas, no Centro de Porto Alegre. Depois passe os mesmos 15 minutos no Vale do Anhangabaú, em São Paulo; logo em seguida, mais 15 minutos no meio da Estação Sé do metrô de São Paulo. Faça isso sempre às 18:30. Depois vem me dizer se é a mesma coisa.

- vá até a Salgado Filho e pegue, por exemplo, um ônibus Serraria, cujo final da linha é lá no inferno da Zona Sul, para os lados da Juca Batista. Mas faça isso às 9:30 da manhã ou às 15:30 da tarde, tanto faz. Depois vem me dizer se o metrô seria economicamente viável.

Creative Commons License