Agora que o Fantástico jogou o sal na pré-candidatura de Anthony Garotinho (PMDB/ RJ), o Comandante Bolinha resolveu se trancar em greve de fome com a família numa sala abastecida com um frigobar lotado de água mineral. Com queixas de Veja, jornais O Globo e Folha de S. Paulo, o ex-candidato fez beicinho e convocou uma coletiva às 17h13. Deve ser algo da Cabala. A Veja gastou quatro meses coletando o básico da falcatrua de Garotinho para publicar exatamente quando ele está perto de Geraldo Alckmin (PSDB/ SP) nas pesquisas para o executivo federal.
"Greve nada, amor. Saca o frigobar cheinho"
Isso leva a imaginar o quanto a coordenação da pré-campanha de Germano Rigotto (PMDB/ RS) foi incompetente. Culpa do Eliseu Padilha? Do Pedro Simon? Do Rigotto? Claro. Os gaúchos merecem mais quatro anos com gente desse quilate e perspicácia no comando do Estado.
O filósofo e psicanalista Renato Mezan, em entrevista para as páginas amarelas da Veja desta semana, levantou um ponto interessante:
“Lula gosta muito de se comparar a seus antecessores, dizendo que fez mais do que eles. Minha impressão é que isso tem dois componentes: um de classe e outro que eu vou chamar rapidamente de "edípico". A questão de classe é o "eu sou melhor que meu patrão, meu governo é melhor do que o dos patrões, nós somos melhores do que os patrões". O lado edípico é a luta com o pai, representado aqui pelos que vieram antes, e isso se reflete numa rivalidade com figuras prestigiosas, como Fernando Henrique, Getúlio, Juscelino, todos os que o precederam. Quem está constantemente se comparando com outro não se sente seguro daquilo que está fazendo. (...) Veja bem, não estou fazendo psicanálise selvagem do presidente, seria ridículo e tiraria a força do argumento. Estou dizendo apenas que, de maneira genérica, aquele que está constantemente em rivalidade com seu predecessor sugere fortemente uma problemática edípica, do tipo "eu ainda não acabei de matar o pai". Para um líder político, isso me parece negativo, além de ser irritante.”
Obviamente, psicanalistas, pastores, padres, hegelianos, cartomantes e budistas sempre estabelecem relação entre o que bem entendem. O que é interessante, entretanto, é notar que Lula parece profundamente motivado – mais do que uma simples estratégia política – em mostrar que seu governo foi melhor do que os anteriores, principalmente o de FHC.
Continue lendo...
Raul Pont (PT-RS), secretário-geral do partido, em entrevista concedida ao Jornal Nacional no Encontro Nacional do PT que permitiu o vale-tudo para as alianças eleitorais. Duas exceções, claro: Não podemos nos aliar a esses partidos [PSDB e PFL] que foram os responsáveis pela crise que passamos.
Os petistas insistem em mentir. Com a conivência dos militantes, claro. Não é possível que ninguém tenha apontado a esquizofrenia imperando. Depois falam que não sabiam de nada. Os otár..eps..eleitores, que se danem.
Os petistas adoram ler A Nova Corja. O petismo saiu amplamente vitorioso nas duas últimas enquetes realizadas neste blog:
- 54,29% dos votantes acham que a Carta Capital diz a verdade, contra 45,71% em relação à Veja. 54,29%, portanto, acham que a Carta Capital está certa, por exemplo, quando defende Evo Morales, o presidente da Bolívia que quer roubar todo o dinheiro público brasileiro investido pela Petrobras em seu país.
- 68,18% dos votantes acham que Franklin Martins está certo, contra 31,82% a favor de Diogo Mainardi. 68,18%, portanto, acham que não há nenhum conflito entre Franklin Martins ser comentador político e parentes seus, inclusive sua mulher, ocuparem cargos no governo.
Assim, para agradar nosso público petista, está aberta a mais nova Enquete Nova Corja: "Quem é o mais picareta? Lula ou Garotinho?". Votem. Democracia participativa é isso aí.
Não agüentava mais chutar o cachorro morto do PT. Já é hora de começar a meter o pau no resto da escória: no bom cristão Alckmin, na derrota que foi o governo de Germano Rigotto no RS (agora que ele finalmente assumiu que concorrerá à reeleição) e no Garotinho.
A Folha de São Paulo já tinha publicado nesta semana as falcatruas da prestação de contas de Garotinho. A Veja, como sempre, estava há meses preparando o Dossiê Marotinho de Falcatruas. Publicou a bomba na edição desta semana dos trabalhadores. Matéria na íntegra aí embaixo. Uma falcatrua por linha.
Continue lendo...
Rigotto para governador: A Nova Corja cansou de avisar
A Nova Corja – A candidatura do governador Germano Rigotto é crível ou ele está mesmo é de olho na reeleição estadual?
Tarso – Creio que Rigotto será candidato a Governador, novamente.
A barca furada da pré-candidatura de Germano Rigotto foi escancarada nessa entrevista exclusiva que o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro (PT/ RS), deu ao blog em janeiro de 2006. A estratégia no PMDB gaúcho era mesmo essa: jogar uma cortina de fumaça com a postulação à presidência para adiar a preparação das desculpas para o fracasso que foi o governo de Rigotto até o último minuto. Toda a imprensa gaúcha sabia, mas historicamente os jornais gaúchos nunca falam mal do PMDB-RS.
Agora, os partidos que compuseram o governo com o PMDB e pularam fora das secretarias há alguns meses "estão pensando no que fazer". Como bons clubinhos, devem voltar com a cara de pau costumeira para o bojo do governo Rigotto. O governador apareceu em inserções nas rádios e TVs ontem. Começou a dar desculpas pela gestão desengonçada do Estado. Nada de novo nas eleições no RS. A dicotomia deste ano: Olívio Dutra (PT) X Germano Rigotto (PMDB).
"Logo no início de seu discurso, ao cumprimentar as autoridades presentes no palco e localizar conhecidos na platéia, Lula identificou uma das personalidades mais aplaudidas da noite: o deputado cassado José Dirceu, o ex-ministro da Casa Civil.
"Esta aqui o nosso companheiro José Dirceu". A frase foi a senha para que Dirceu se levantasse e fosse bastante aplaudido. Militantes gritaram o refrão: "José Dirceu é meu amigo. Mexeu com ele, mexeu comigo". (Folha)
Se no Brasil toda a imprensa (até a Carta Capital) abandonou o Lula, no exterior o presidente ganhou um forte aliado. Depois de dois artigos e um editorial defendendo a reeleição do "nosso guia" (como diz Elio Gaspari), agora o semanário britânico Economist fala das maravilhas do combate ao desmatamento da Amazônia na gestão Lula.
Esquadrão da Tarja Preta sofre revés em Porto Alegre
Fiscalização achou a muamba em um edifício do Centro
Medicamentos de uso controlado e produtos pirateados foram apreendidos na manhã de ontem durante operação da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). No local, foram apreendidos em torno de 150 comprimidos de tranqüilizantes de tarja preta e polivitamínicos, além de um remédio, na forma de suspensão oral, para casos de crises epilépticas, arritmias cardíacas, tratamento de pós-infarto do miocárdio e de enxaqueca, entre outras indicações. Havia ainda receituários em branco com carimbo de um clínico geral da rede municipal de saúde e um formulário, também em branco, para atestado médico.
Na extensão, texto completo do Correio do Povo .
Continue lendo...
Tem horas que o cara pensa que todo o Rio Grande do Sul é uma Gramado – a Disneylândia Gaúcha – gigantesca. Como ao ler esse release da Assembléia Legislativa. As melhores partes:
O deputado Márcio Biolchi (PMDB-RS) referiu ainda a recuperação do RS-Rural, que estava com parcelas atrasadas, e que beneficiou mais de 25 famílias gaúchas. Vinte e cinco famílias. Todos os anos, assistimos notícias com os colonos chorando pela chuva e acusando o governo de não fazer nada, não prever, que eles não podem fazer nada. Se em dez anos os agricultores desse Estado não perceberam as sutis mudanças no padrão climático e não sabem o que fazer, merecemos todos morrer.
O líder peemedebista também destacou os atrativos de novos investimentos, num total de 240 grandes empreendimentos, observando que “essa aplicação de recursos, que representa mais de R$ 25 bilhões em investimentos do setor privado, reflete diretamente no caixa do Estado, inclusive com a redução do ICMS".
Ouço ecos do governo Antônio Britto. Quem dera eu morasse em Gramado.
"Não sou candidato. Só gosto de aparecer mesmo."
Foto: Paulo Dias
O ex-deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) reaparece nos holofotes durante conversa com o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), na Câmara dos Deputados. Deve ser o planejamento para as alianças políticas do segundo mandato do presidente Lula.
Movimento dos Sem Barraca do Brique da Redenção
Paulo Odone te convida para o Brique!
Em razão da importância do Brique da Redenção para a cultura gaúcha, o
Diretório Municipal do PPS-POA terá um espaço reservado neste local durante
os próximos meses para a promoção do partido. Gostaríamos de contar com a
sua participação. No mês de maio, nos reuniremos nos domingos dias 07, 14 e 21 das 10h às 16h.
Esperamos por você!
Paulo Odone é presidente do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Em 2002, recebeu 54.236 votos na eleição para deputado federal. Fez campanha usando o distintivo e as cores do Tricolor. Teve boa votação. Alguns anos depois, assumiu a presidência do clube depois do rebaixamento. Teve sorte.
O Congresso Nacional se afogou nas denúncias e perdeu toda a credibilidade institucional. O Grêmio jogou a Segundona, venceu e retornou à Serie A com uma dívida monstruosa e a estrutura do Olímpico desmantelada. Sempre viram nisso uma jogada política visando a eleição deste ano. Bom ou ruim, é mais um integrante do Movimento dos Sem Barraca no Brique da Redenção.
Continue lendo...
Genoino calça as sandálias da humildade
Vocês lembram do José Genoino andando pelo Congresso com aquele nariz empinado e aquela empostação de dono da verdade? Da arrogância que lhe valeu uma torta na cara no segundo Fórum Social Mundial? Pois é: agora ele é outro homem. Parece realmente deprimido na entrevista concedida a Bob Fernandes para o Terra Magazine, que aliás deu um grande furo de reportagem com isso.
Infelizmente, a entrevista não é muito esclarecedora. O ex-deputado e ex-presidente do PT se esquiva de explicar qual foi sua real participação nos escândalos e dá algumas desculpas de aparência rota para outros acontecimentos. Como sempre, esconde-se atrás das torturas sofridas há mais de 30 anos, quando participou da patética guerrilha no Araguaia. Insiste que o Lula não sabia de nada. Aliás, nem o próprio Genoino sabia de nada. O presidente do partido não sabia de onde vinha o dinheiro. É, pois é.
Assessoria de Imprensa da Câmara alerta que vereadora foi ameaçada "por ser comunista":
A vereadora Manuela D'Ávila (PCdoB) informou ao presidente da Câmara Municipal, vereador Humberto Goulart (PDT), no final da tarde desta terça-feira (25/4), que recebeu ameaças de morte. De acordo com a vereadora, um homem ligou para sua mãe, que é desembargadora no Tribunal de Justiça do Estado, e feito as intimidações. "Eles falaram que ou ela "dava um jeito em mim" ou então "tiramos ela de circulação", dizendo que o Brasil não poderia ter comunistas", relatou Manuela. A vereadora registrou queixa na 1ª Delegacia de Polícia. Em um primeiro momento, Goulart entrou em contato com o secretário de justiça e da segurança do Estado, Omar Amorin, que colocará à disposição da vereadora dois policiais do serviço de inteligência.
Todo mundo leu essa semana sobre o país ter alcançado a auto-suficiência em petróleo. Pois para comemorar o fato a Petrobrás irá gastar em propaganda nada menos que R$ 37 milhões em publicidade. As agências responsáveis pelos trabalhos, que receberão esse tubu de dinheiro, são a Quê Comunicação, F/Nazca e a Duda Propaganda. Isso mesmo, Duda Propaganda, do próprio.
É como se tudo já tivesse sido esquecido sobre a absurda remessa ilegal de dinheiro ao exterior que Duda Mendonça realizou durante o governo petista. Dos seus depoimentos mentirosos e envolvimento até a garganta com a corrupção instalada pelo Lula. A impressão que dá é que agrados foram feitos para que Duda ficasse bem queitinho sobre o que sabia. Da última vez que apareceu na mídia, dizia-se magoado, pensando em contar tudo. Agora aquietou-se.
Deu no blog do jornalista Sergio Leo. Veremos se terá repercussão na grande mídia.
PT lança campanha nacional de filiação
A intenção do partido é aumentar e qualificar sua militância para a campanha eleitoral deste ano, mostrando a força do partido na superação da crise política. O PT pretende, ao buscar novos filiados, conscientizar a população sobre o papel que o partido cumpre na sociedade, demonstrando a capacidade que seus filiados têm de atuar para transformar a sociedade.
Todos os militantes petistas sumiram de Porto Alegre. Não vejo alguém vestir a camiseta do partido há meses. Nem de pijama. Até a tradicional banquinha que instalavam todos os domingos no Brique da Redenção sumiu. No lugar deles agora tem uma do filho do ex-senador gaúcho Nelson Marchezan, líder da Arena no RS durante a ditadura militar. Nelson Marchezan Júnior era deputado suplente do PSDB-RS no Congresso Nacional. Agora ocupa um latifúndio que fora do PT no maior parque de Porto Alegre. Mais invasores aparecerão.
Resolvido. Agora vamos mudar de assunto
Podem jogar fora toda a tiragem da última edição da Istoé.
Diretoria da Varig diz que a empresa não precisa de dinheiro público
Os administradores da Varig afirmaram hoje que não querem dinheiro público para manter as operações da empresa, cuja dívida cresce sem parar, à espera de um investidor privado. Durante uma audiência pública no Senado, os administradores deixaram claro que a empresa depende agora de um parceiro confiável e de mais paciência dos credores. O representante dos trabalhadores do grupo, Marcio Marsillac, reafirmou a disposição de aceitar uma redução dos custos de mão-de-obra. O plano inclui um corte de 30% nos salários e 2.900 demissões até dezembro, além do uso de recursos do fundo de previdência. As medidas representariam US$ 100 milhões para os cofres da empresa. Parte do total seria utilizada para recuperar 10 dos 20 aviões da Varig que hoje estão parados por falta de manutenção, disse Marsillac, segundo a Agência Senado.
Apenas com salário e gastos da estrutura funcional (despesas de gabinete, por exemplo) um deputado federal custa para os cofres públicos cerca de R$ 100 mil. Mas o total é maior, como mostra o cálculo feito pelo site Contas Abertas. No ano passado, a Câmara dos Deputados custou para nós todos — pagadores de impostos — R$ 2,3 bilhões. Não dá para dizer que é um dinheiro bem gasto, dá?
Confira por si mesmo no Contas Abertas, como sugere o Luís Antônio Ryff.
Tá apertada a coisa! Por enquanto, o placar parece as mãos do Lula: 5 a 4. A vantagem é do comentarista da Globo. Vote também na nossa enquete. Quem está certo? O Walt... o Diogo ou o Franklin?
Delúbio Soares, 08 de junho de 2005: "O governo tem feito um combate implacável à corrupção no país. Nesses mais de 30 anos de militância política, não acumulei vantagens. Coloco à disposição da Justiça meus sigilos fiscal e bancário. Não me prejulgue por uma versão de chantagem. Estou muito indignado com o que foi dito a respeito da minha pessoa, do nosso partido. O PT não participa de compra de votos nem de apoio de deputados".
O governo federal desistiu da manutenção do programa Primeiro Emprego, uma das grandes promessas do início do governo Lula. O programa foi um fracasso total. A meta inicial era empregar 260 mil vagar por ano. Em quase três anos, desde julho de 2003, o programa empregou apenas 3.936 jovens. O motivo do fracasso é que o programa se baseava em dados totalmente equivocados e sem nenhum embasamento.
A razão do fracasso não é difícil de encontrar: a idéia do Primeiro Emprego estava errada de início. Partia do pressuposto de que jovens não conseguem emprego porque não têm experiência e, como as contratações são caras, as empresas preferiam investir dinheiro em alguém experiente. As duas idéias estão erradas, como já mostravam análises feitas na época e concluiu uma análise feita pelo próprio governo quase dois anos depois do lançamento da idéia.
O programa beneficiava apenas empresas que já contratavam jovens normalmente.
Pior do que isso, o programa hoje repassa dinheiro para empresas que tradicionalmente já contratam jovens e continuariam a fazê-lo mesmo que o Primeiro Emprego não existisse. Os maiores contratadores são empresas de telemarketing, redes de supermercados e lanchonetes. O maior contratador individual, a rede de supermercados Zaffari, do Rio Grande do Sul, é responsável por 1.104 vagas - mas a empresa sempre contratou jovens, assim como a rede de lanchonetes McDonald's, em São Paulo, que empregou 532 jovens, dos 763 que o programa atendeu no Estado.
Leia aqui a matéria completa, e bem crítica, do Estadão.
"Em entrevista ao "Roda Viva", gravado no Palácio Quemados, em La Paz, para ir ao ar amanhã à noite na TV Cultura, Evo Morales bateu duro na Petrobras, disse que a Bolívia vem sendo "saqueada" por empresas estrangeiras e acusou a EBX (do empresário Eike Baptista) de agir "ilegal e ilegitimamente" no país." (Eliane Cantanhêde, Folha, 23/04/06).
Não tem como não concordar com o Seu Otávio Frias Filho, no editorial da Folha de hoje: o slogan das inserções publicitárias do PT no últimos dias, "Enquanto eles acusam, o PT faz muito mais pelo Brasil" - definitivamente - é versão atualizada do "Rouba, mas faz".
As mãos cheias de petróleo escancaram o fato. Cortem a conversa mole. Eleições já.
"Imagina, é intriga da oposição"
Folha Online – "A Justiça Federal do Ceará bloqueou os bens do deputado estadual José Nobre Guimarães (PT), irmão do ex-presidente do PT José Genoino, pelo escândalo dos dólares encontrados na cueca de seu então assessor José Adalberto Vieira da Silva."
Continue lendo...
Carta Capital é a Dona da Verdade
Como o Walter se acovardou perante o resultado da enquete e não quis falar nada, divulgo aqui os números finais da pesquisa Carta Capital x Veja:
Carta Capital 54,29% (57 votos)
Veja 45,71% (48 votos)
Total: 105 votos.
Diogo Mainardi responde à resposta de Franklin Martins em sua nova coluna na Veja, entitulada Franklin, o "conceituado". O texto é muito mais humilhante que o primeiro e, como disse o Gabriel Brust, fica a lição: se responder a Mainardi, será muito, mas muito pior na próxima coluna. Clique no "continue lendo" para ler a resposta na íntegra.
Continue lendo...
CINEMATOGRÁFICA, MOBILIADA, PONTA DE QUADRA, IDEAL PARA EMPRESAS E EMBAIXADAS ! ! !
Ponta de Quadra, casa nova com 800 m² área construída, 2 acessos independentes. Ótima para receber convidados, piso na parte inferior em granito, lavabo, sala de estar, sala de jantar, escritório, salão de jogos, home theater, ar condicionado em todos ambientes, cozinha com armários novos, área de serviço com armários para passadoria. Parte superior com 4 suítes, suíte master com hidromassagem, todas com closet e ar condicionado, sala íntima , circuito interno de TV com alarme e monitoramento 24 hs. Área de lazer completa com piscina, churrasqueira, sauna, sala de TV, quadra de Tênis e basquete, ampla área verde com lindo projeto de paisagismo.
Valor do aluguel: R$ 14.000,00
Veja fotos com legendas, abaixo:
Continue lendo...
"Antônio Alves Filho alega ter emprestado o dinheiro para Eurípedes porque o empresário, além de amigo, 'é um cidadão'. Segundo ele, foi para 'salvar a vida' de Soares, por causa da situação em que se meteu por conta das denúncias de Francenildo Costa. 'Vi a agonia do homem, tinha o dinheiro em casa, emprestei mesmo', conta. Mas não foram 10 mil reais, diz, mas somente 7 mil. 'Os outros 3 mil você tem que perguntar a ele onde arranjou. 'O empréstimo foi feito em espécie, e é coisa dele mesmo, não houve, segundo ele, uma terceira pessoa'.
Um bocado de dinheiro, portanto, guardado em casa, um imóvel alugado, sem acabamento e de poucos cômodos, cercado de barro e lama. Na porta lateral da casa, Alves inquieta-se com as perguntas, fica ainda mais irritado, baixa os olhos e bate, insistentemente, o pé na terra batida enquanto fala."
Por mais grotesco que tenha sido o episódio da quebra de sigilo do caseiro Francenildo, o histórico do seu extrato bancário sempre foi envolvido em uma cortina de fumaça. Os envolvidos, suas declarações e suas movimentações financeiras estão aquém de suas posses. Francenildo diz que procurou vários parlamentares do PSDB desde janeiro deste ano.
O abafa da grande imprensa a respeito da grana que caíra no bolso do caseiro escancara a agenda (não tão) secreta . Logo descobriu-se que Nildo é funcionário de um advogado filiado aos tucanos e que o caseiro esteve, poucos dias antes de depor à CPI, no gabinete do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT). História esquisita.
Tem um Franceniduto pronto para ser descoberto.
Continue lendo...
Eu entrei em uma cápsula do tempo
Um velhinho de 80 anos e óculos de grau 12 surge na TV para falar do PTN (Partido Trabalhista Nacional) como alternativa contra tudo o está aí. Eis os pré-requisitos para a Revolução: "Apoiamos Jânio Quadros para a prefeitura de São Paulo em 1953. Em 1956, ajudamos JK a se eleger".
A crise permamente está um fastio completo. Os nove meses de denúncias hiperdocumentadas acabaram por tornar a discussão política despida de sentidos, depois que o objeto foi exposto a todas as racionalizações e reações possíveis. O depoimento prestado pelo ministro Marcio Thomaz Bastos no Congresso é um exemplo disso. No final, ficou como os políticos queriam. As notícias se avolumam e objetificam o eleitor. Estamos no caminho de volta à Estaca Zero. E nem fomos muito longe. Hooray.
Que venham as eleições.
O ex-prefeito paulistano Paulo Maluf não terá que devolver os 25 Fuscas que deu de presente aos jogadores vencedores da Copa do Mundo de 70.
Isso saiu do túnel do tempo para o STF.
Franklin Martins, alvo da última coluna do Diogo Mainardi, respondeu ao algoz. E lançou um desafio. Boa tentativa, mas não foi dessa vez que alguém conseguiu encontrar um jeito de rebater os textos fuzilantes do colunista da Veja. Seu estilo ridiculariza e desarma de antemão todas as críticas que possam vir a surgir. Está para nascer quem ache a fórmula para responder à altura. Franklin enviou o texto à Veja e o Comunique-se publicou. Leia abaixo e concorde comigo:
Continue lendo...
Denuncie um petista e fique milionário
Não fica muito longe das indenizações que o pessoal de 1964 ganhou na Justiça. O caso de Francenildo foi de uma invasão à privacidade individual com ecos da Redentora em 2006. Não mudou nada em 30 anos, qualquer que seja o governo, ele não se furta de constranger os direitos civis. Faz parte da luta sem fim do Público (Estado) contra Privado (Cidadão) no Brasil. Mas nunca é o governo que acossa o mesmo que paga a conta. A eterna herança, no País do Futuro. Moo hoo.
P.S: como escreveu Millôr, "Moralização final: quem mais intimida é quem também tem mais medo".
O Retorno do Guerrilheiro Nescau
A cobertura da Crise Permanente estava sem graça sem ele. Bob Fernandes deixou a chefia de redação da Carta Capital no fim de 2004 e a qualidade da revista foi junto com ele. O Terra Magazine estreou hoje com a sua assinatura e um formato que, se não é inédito, ao menos é o que dá pra fazer para movimentar um pouco a qualidade do Jornalismo na Internet. O Melhor Repórter do País eles têm.
Meu interesse pelo Paloccigate diminuiu muito depois que o ministro caiu. O quanto há de verdade nos crimes do ministro será desvendado nos próximos dias, mas um dos dois principais objetivos dos inimigos do Palocci já foi atingido. O outro - o uso eleitoral do episódio durante a campanha - ainda estamos para ver.
Nos resta acompanhar as investigações para saber 1) quem era culpado e quem fez o que e 2) como será o papel das instituições na investigação de agora em diante. Hoje a polícia fez mais um Indiciamento Padrão.
"O nome do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso é o primeiro de uma lista da Record para substituir, em 2007, o publicitário Roberto Justus na apresentação do "reality show" "O Aprendiz". Justus tem dito em entrevistas que o próximo "O Aprendiz", o terceiro, no ar em agosto, será o último dele." (Folha, 17/04/06)
Continue lendo...
Juro que me esforcei pra sentir compaixão pelo Deputado Estadual Flávio Koutzii (PT-RS), depois de ler sua entrevista na Zero Hora de sábado. Não consegui.
O PT acabou e agora é tarde. A história do PT é igual à da Varig: ninguém se importa. Não tem como se importar com quem constrói, previsivelmente, a própria ruína.
Koutzii se diz um “pós-graduado em derrotas”: “A primeira foi a partir de 1964, quando a esquerda perdeu o enfrentamento contra a ditadura. Deixo o Brasil em 1970 e entro num projeto na Argentina (Koutzii foi militante do Partido Revolucionário dos Trabalhadores - Exército Revolucionário do Povo, organização de extrema esquerda dizimada pela ditadura militar argentina instaurada em 1976). Sou preso por quatro anos, torturado e expulso do país. É outra derrota, com a morte da metade do meu grupo.”
As trajetórias de Lula, Dirceu, Gushiken, Delúbio, Silvio Pereira não são muito diferentes. Mesmo assim, estes senhores não hesitaram, na primeira oportunidade, em passar por cima de toda e qualquer normal de conduta.
Koutzii está deprimido com a crise de seu partido, não será candidato nas próximas eleições. Mas, mesmo assim, continua sendo o líder do PT na Assembléia gaúcha.
Uma coisa que torna os seres humanos extremamente patéticos é a falta de coragem de desistir das coisas. Desistir é ótimo. Quando algo não dá mais certo, o melhor é cair fora imediatamente - na medida do possível, sem ressentimentos, e partir pra outra. Acabou e era isso. O PT acabou, os petistas minimamente decentes deveriam cair fora o quanto antes.
Estado mais desenvolvido do país
"Nove em cada dez eleitores do Estado de São Paulo ignoram o nome do novo governador, Claudio Lembo (PFL), 71, que tomou posse em 31 de março: 81% admitem não saber quem é o governador, 7% dão respostas variadas e 3% insistem que o cargo ainda é ocupado por Geraldo Alckmin (PSDB), que já renunciou. Apenas 9% sabem a resposta correta." (Folha, 15/04/06)
Participe você também da nossa enquete, ao lado, e vote em quem diz a VERDADE.
Sem nenhum esforço de reportagem, é possível adivinhar o que as revistas semanais brasileiras vão dizer, antes mesmo de chegarem às bancas. Acabaram virando caricaturas delas mesmo.
O assunto da semana é o veredito do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, sobre o mensalão. A Veja diz que o documento de 136 páginas é uma "necrópsia do PT". Vai além e descreve "o que talvez seja – com exceção da nomenklatura soviética – a maior quadrilha jamais montada [na história da humanidade] com o objetivo de garantir a continuidade no poder de um mesmo grupo político."
A Carta Capital, então, extrapola. Acusa o procurador de ser contaminado pelo caráter político da CPI dos Correios (que outro caráter existe na CPI, pergunto eu). Questiona por que o governo pagaria o mensalão para aprovar projetos que receberiam apoio natural dos parlamentares (receberia, pergunto eu). E conclui: "ou o MP descobre mais beneficiários ou será difícil sustentar a tese do mensalão." Não será difícil, sustento eu.
O fim do texto é um clássico carta-capitalista. Relata como o empresário Daniel Dantas foi indiciado aos 45 do segundo tempo. Quem leu a Carta Capital uma vez na vida sabe que da bomba de Hiroshima ao assassinato de Kennedy, tudo, de alguma forma, foi obra de DD (ou o "Orelhudo"). Daniel Dantas? Who cares?
E a IstoÉ? Não, obrigado.
Berzoini defende a Nação Petista
Atividade criminosa: criada pela mídia denuncista para você. Assine o jornal e receba um petista cassado.
Continue lendo...
"Você já se deu conta de que o presidente da República é também o presidente de honra de uma 'organização criminosa'? Sim, essa é a única – e inescapável – conclusão política do libelo do procurador-geral, Antonio Fernando de Souza, sobre o esquema do mensalão e penduricalhos."
Continue lendo...
Insatisfeito com a política italiana? Reclame para o nosso senador em Roma. E ele é comunista.
A gente critica o governo, mas também elogia quando merece. Antonio Fernando Souza, procurador-geral da República, merece reconhecimento por denunciar Ali PT e os 40 ladrões. Para quem não lembra, durante os oito anos de reinado de dotô FHC, Geraldo Brindeiro foi apelidado de "engavetador-geral", por sua resistência a acusar qualquer integrante do governo nos MUITOS escândalos. Do mesmo modo, a Polícia Federal parece muito mais atuante nas investigações contra a máquina pública e o crime organizado.
Se Lula acertou em algo, foi na escolha dos integrantes dos cargos judiciários e policiais. Irônico é que esse acerto tenha acabado por se voltar contra ele mesmo. Houvesse feito como todos os outros, escolhendo um compadre para barrar qualquer tentativa de investigação contra o governo, Lula não estaria agora ainda mais atolado na crise.
Horas depois da divulgação da lista dos indiciados por "Formação de Quadrilha", começaram a pipocar declarações dos principais acusados no site do PT. Esperava uma série de acusações contra a Imprensa conspiratória até o final do texto. Ledo engano.
José Dirceu: o ex-ministro José Dirceu não comentou a denúncia, mas seu advogado, José Luiz Oliveira Lima, classificou-a como “uma peça de ficção, com contornos partidários”.
José Genoino: “Nunca participei de contabilidade paralela alguma. Os encontros que eu mantive com parlamentares foram para cuidar das alianças para as eleições de 2004 e foram todas feitas dentro da lei. Nunca participei de reunião ou de ação para compra de voto”, disse.
Luiz Gushiken: disse que irá à Justiça apresentar as provas de sua conduta idônea e correta. “A Procuradoria apoiou-se na acusação de um depoente, Henrique Pizzolato, que está sendo acionado judicialmente por mim. Estou absolutamente tranqüilo”, afirmou.
Tudo como era esperado. Surpreendente é o agradecimento ao final do texto:
"Com informações dos jornais O Globo, Folha de S.Paulo e do Blog do Josias."
Incrível: até nisso os petistas são caras de pau. Não encontraram ninguém do partido para redigir o press release com a defesa da alta cúpula do partido. Devem ter se esquecido disso também.
A procuradoria-geral da Nação divulgou hoje a lista completa dos 40 denunciados pelo esquema do Mensalão. Um dia depois da patrolagem petista para retirar os nomes e as designações semânticas que os petistas adicionaram ao vocabulário nacional. O lead do texto de Josias de Souza é exemplar:
Superdenúncia desmoraliza Lula, PT e a Câmara
A superdenúncia encaminhada pelo Ministério Público ao STF deixa em situação vexatória o presidente da República, o partido dele e a Câmara dos Deputados. Lula desmoraliza-se pela cegueira. O PT pelo vexame de tentar acomodar sobre os ombros de Delúbio Soares uma perversão que foi urdida pela direção partidária. E a Câmara vai à sarjeta pela pizza que produziu ao inocentar o impensável.
No site oficial do PT, nenhum texto sobre o indiciamento. A notícia mais interessante veio da assessoria de Raul Pont (PT- RS), cujo texto contém pérolas como essas:
Continue lendo...
Pergunta feita pela jornalista Rosane de Oliveira à candidata presidencial Heloísa Helena (PSOL- AL) durante o programa Conversas Cruzadas, na TV COM:
Rosane de Oliveira: Quando a senhora percebeu os casos de corrupção no governo?
Heloísa Helena: Depende do tipo de corrução.
Todo ano eleitoral é a mesma história: "A RBS mente, manipula, maquia as notícias contra o PT, o Fórum Social Mundial, o MST e todos os hippies de Porto Alegre". O principal jornal da empresa, a Zero Hora, publicou em editorial nota de repúdio a uma declaração do ministro Tarso Genro (PT- RS) sobre Liberdade de Imprensa. Estamos em 2006. Cresçam.
Situação típica do RS, a dicotomia praticada pela gauchada sempre foi um caso de Vai te ferrar X Vai te catar. Não existe meio termo, e a ZH sempre foi o Bicho Papão dos petistas daqui. "Culpa do PT! Eu li na Zero Hora", foi um bordão popular por muitos anos até 2003, quando os gaúchos resolveram assistir de camarote os mesmos erros cometidos pelo partido. Pobre do PT. Ler outro jornal não passava pela cabeça de ninguém, ao visto. Essa discussão tem a idade do jornalismo gaúcho, por Deus. A ditadura castilhista tinha seu próprio jornal e durou 30 anos. Seus inimigos não eram santos e também tinham seu próprio veículo de comunicação. O Correio do Povo entrou no vácuo. Isso é da época da Guerra da Degola (1893- 1895). Hoje em dia existem escolhas e o vácuo é a Internet. Ninguém torce o teu braço.
Aí na hora em que tu entra numa redação descobre que não só a maioria dos profissionais votava no PT, mas também acobertavam denúncias muito piores do que as publicadas e tão criticadas. Se tudo sobre o FSM de 2002 que chegava à redação fosse publicado – para ficar em um exemplo atual –, iam atear fogo no prédio do jornal e plantar eucaliptos em cima. Imagino o escândalo nas ruas quando a Zero Hora declarar sua posição política vai causar o pandemônio no Estado.
Nas internas, o partido sempre se gabou do espaço que o jornal lhes dava. O riso deveria ocorrer durante as reuniões do "Projeto de Governo", porque todas foram canceladas e deu no que deu. Abaixo, um trecho do texto:
Evidentemente, que também a imprensa está sujeita a erros, pelos quais se submete diariamente ao julgamento da opinião pública. Mas não foi a imprensa que criou o mensalão (denunciado pelo presidente de um dos partidos da base do governo), usou o caixa 2 (que o presidente Lula diz ser generalizado), montou o valerioduto (pelo qual Delúbio Soares terceirizou o financiamento do PT) ou corrompeu áreas de estatais. Nem é a mídia a responsável pelo nível de corrupção que maculou os comandos partidários, com respingos que chegaram às salas do Palácio do Planalto, da mesma maneira que implicaram o ex-governador mineiro Eduardo Azeredo (PSDB).
Continue lendo...
"According to exit polls, centre-left leader Romano Prodi is on course to beat Prime Minister Silvio Berlusconi."
Melhor notícia deste começo de semana.
Aprendam comigo e parem de reclamar: a democracia brasileira é uma das mais representativas do mundo.
O Senado realizou uma espécie de censo sobre as câmaras municipais das 5.564 cidades do país. Os resultados apontam uma representatividade assutadora:
- 21% das câmaras funcionam no mesmo prédio que as prefeituras. O conselho do Seu Montesquieu sobre a independência dos poderes, portanto, foi pro espaço já fisicamente;
- 77% das câmaras não possuem nenhum sistema de comunicação e/ou divulgação de suas atividades. Não é por nada que 65% dos paulistanos não sabem o nome do prefeito de São Paulo;
- 25% das câmaras não têm conexão com a internet;
- 43% dos vereadores do país chegaram somente até a escola média;
- 9% de todos os vereadores não completaram nem mesmo o ensino médio;
- Somente 16% dos vereadores concluíram cursos universitários.
Se analisarmos outros tipos de indicadores sociais - sobretudo os relacionados ao nível de escolaridade - veremos que as estatísticas fecham perfeitamente.
Para completar a representatividade, a pesquisa Datafolha divulgada neste final de semana mostra que - de fato - todo mundo achou normal o governo violar o sigilo bancário do tal do caseiro Nildo - desde o povão até gente supostamente "esclarecida". Somente 5% dos eleitores, os que ganham acima de R$ 3.000 (classe mérdia e os poucos ricos) ficaram chocados com o crime. Lula será reeleito porque seu governo pratica a mesma bandidagem que cada brasileiro pratica no seu dia-a-dia. Como membro da grande quadrilha nacional e defensor da democracia representativa, votarei em Lula.
Só se ajoelhando em cacos de vidro e açoitando as costas pra agüentar a família Alckmin.
Sophia Alckmin, a filha, trabalha na "área de novos negócios" da Daslu. Ganhou notoriedade quando a propreitária falcatrua da loja foi em cana no ano passado.
A esposa do ex-governador, Lu Alckmin, está metida no recebimento de supostos QUATROCENTOS vestidos de um estilista. As explicações não foram nem um pouco convincentes.
E, agora, descobriu-se que o filho, Thomaz Rodrigues Alckmin, é sócio de Suellen Jia na empresa Eco Ervas. Suellen é filha de Jou Eel Jia, acupunturista do Papai Alckmin.
Um dos clientes da Eco Ervas é o Spa Ch'an Tao, de Jou Jia, que mantém um contrato com o governo do estado de São Paulo. Através desse contrato, a Secretaria de Educação (sim, sob direção do filósofo Gabriel Chalita) gastou R$ 1,044 milhão para pagar diárias e transporte para que Jou Jia realizasse oficinas de técnicas de medicina oriental e meditação.
Jou Eel Jia: não dá nada; enfia umas agulhas e faz
um bombardeamento iônico que fica tudo bem.
Papai Alckmin também foi capa do último número da Revista Ch'an Tao, dirigida por Jou Jia, que também contou com o patrocínio de uma empresa estatal de São Paulo.
Mas, no final de contas, Thomaz Alckmin parece ser um rapaz como outro qualquer. Quem comenta é sua própria irmã, Sophia:
'Meu irmão, Thomaz, ganhou o Tito de presente da namorada. No começo, a gente tinha de falar que ele era de outra raça, porque meu pai (o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin) achava que pit bull era muito bravo. Hoje, ele é da casa toda. Quem fica com o Tito 2 minutos já percebe que ele é um amor. Parece até uma menininha. Adora brincar e vive correndo pelos corredores. Só gosta de dormir na cama, fica na poltrona da sala vendo TV com a gente e até viaja junto quando vamos para o sítio. Meu irmão morre de ciúmes dele, mas, mesmo assim, sempre dou um jeito para o Tito ficar comigo.
Uma verdadeira família católica de valores.
"Lamentavelmente, a ganância, a vontade de roubar, a vontade de praticar a corrupção fez com que o Collor jogasse o sonho de milhões e milhões ir por terra".
O site nacional do PSDB apresenta um mapa do Brasil sob o título "Realizações dos governadores tucanos". Aí procura o que eles mudaram no Estado e lembra: o PSDB gaúcho não existe. Yeda Crusius concorre há 10 anos para prefeita, nunca foi um fenômeno de popularidade e agora quer ser candidata a governadora seguindo o mantra: "Um raio cai no mesmo lugar + Vou colar no Alckmin para subir nas pesquisas".
Continue lendo...
CPI encerrada, Palocci fora, João Paulo inocentado, tudo indica que vamos deixar a crise para trás e continuar tocando a agenda nacional deste ano. Copa do Mundo e eleições pedem passagem. Um episódio, porém, se recusa a ir para o armário tão cedo. O PT não esquece a atuação do senador Delcídio Amaral (PT-MS), presidente da CPI dos Correios. Alguém entende o que o senador fez?
A política nos desanima quando os parlamentares esquecem o bem comum para lutar pelo bem próprio. Quando ocorre o contrário, ela não anima; confude. Por que Delcídio foi tão ligeiro na votação? Por que não abriu para discussão de destaques? Por que não seguiu o que o próprio PT queria? Por que agüentou no osso o acesso de fúria de Jorge Bittar (PT-RJ)? Já ouvi toda sorte de explicações, menos as que convencem. Uns dizem que foi a pedido do governo, que queria enterrar logo o assunto. Outros dizem que o senador está de malas prontas para o PSDB. Alguém explica?
Nas cenas do próximo capítulo: Delcídio pede cassação do raivoso Bittar e Ideli Salvati (PT-SC) questiona o comportamento de Delcídio na Executiva do partido.
Pré-requisitos para violação de sigilo bancário
- Graduação em Etudes Du Development. Universite de Geneve, U.GENEVE, Suiça.
- Doutorado em Economia. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
- Pós-Doutorado. Institut Des Sciences Sociales Du Travail, IRES, França.
BBB por Juremir: um balanço do fracasso
Em janeiro, a Nova Corja publicou uma entrevista com o professor Juremir Machado da Silva sobre suas expectativas a respeito da sexta edição do programa Big Brother Brasil, que estava começando. Agora, terminado o programa – uma edição aparentemente fracassada em termos de audiência – voltamos a falar com nosso consultor para "Gente e TV". Direto de Paris, Juremir comenta mais este espetáculo da televisão brasileira:
Quando o Big Brother começou, ele disputava a sua atenção com a novela JK. Valeu a pena assistir JK?
JK não foi uma grande minissérie, mas com certeza foi melhor do que BBB6. Acho que não merecemos uma sétima edição, apesar de que somos bem capazes de engolir outra ainda. Ao menos, o BBB6 caiu para a segunda divisão dos assuntos em pauta, perdendo pontos entre os temas sagrados. Ainda bem, pois a chatice atingiu um nível estratosférico. A televisão pode orgulhar-se de ter inventado a coisa mais chata da sua história eivada de tantas chatices.
No início do BBB 6, você disse que achava que ele estouraria, como sempre. Não estourou. Por que?
Acho que ele conservou uma audiência ainda inacreditável; eu achava que seria um estouro por conhecer a nossa capacidade de consumir besteira. De toda maneira, gostamos de besteira com novas embalagens. O BBB já está se repetindo e isso não podemos admitir. Sugiro um BBB com velhos e jovens, crentes e descrentes, palmeirenses e corintianos, coisa assim. Aí vão explodir de novo.
Continua não cogitando a possibilidade de participar de alguma edição do Big Brother Brasil ?
Os leitores do blog se manifestaram com entusiasmo diante da possibilidade. Acho que sim. Mas quero ser convidado. Sou como Jânio Quadros: desejo ser carregado nos braços do povo, ou renuncio.
Polícia Federal fará acareação pela quebra de sigilo de caseiro
PF promove tête-à-tête entre ex-ministro da Fazenda e Mattoso
O relatório de Osmar Serraglio foi excelente para o Planalto. Livrou Lula e seu filho Lulinha de indiciamentos. Diante do revés, a oposição chegou a se arrepender de não ter jogado mais pesado contra o governo. Onyx Lorenzoni (PFL/ RS) não perdeu a chance: "Se a oposição imaginasse que seria tão fácil, teríamos ido mais longe". Não resisti e utilizei o formulário do site que serve para fazer sugestões, dúvidas ou reclamações ao nobre veterinário em seu site:
Assunto: Agenda Secreta da oposição
Mensagem: Ido mais longe, caro deputado? Quão Longe? As denúncias e acordos que os senhores têm feito no Congresso evitaram que se chegasse ao real fundo do poço? Por que PFL e PSDB, que conhecem todos os escândalos e os escondem – sem falar nos seus próprios rabos presos – da população esperam a hora certa para divulgá-los?
Todos em Brasília e na Imprensa sabem do envolvimento de Paulo Okamotto com o pagamento de dívidas do presidente Lula desde meados do ano passado e têm provas disso. A oposição não divulga sua agenda para sangrar o governo porque pode acabar como Eduardo Azeredo (PSDB/ MG) e se enrolar com o esquema do Valerioduto. Nos diga logo quais são as próximas maracutaias para marcarmos na agenda ao invés de esperar as capas das revistas semanais.
A única sorte que temos – e, ironicamente, vocês também – no Rio Grande do Sul é que ninguém sabe da existência do PFL e do PSDB. Espero uma resposta sua, parlamentar.
Otávio Germano era MESMO incompetente
Foi só Otávio Germano sair. A primeira providência no novo secretário de Segurança do Estado, Omar Amorim, é uma varredura em Porto Alegre. Promete chamar pessoal que está em funções administrativas e brigadianos que andavam no interior vigiando o MST. Está mais do que na hora. Há dois anos atrás era raro se ouvir sons de assalto no meio da madrugada na avenida Desembargador André da Rocha. Hoje em dia há alguma confusão pelo menos uma vez por semana.
Só resta saber o que o secretário pretende fazer com as pessoas que eventualmente forem presas. Vão ficar na cadeia? A Polícia Civil vai mesmo investigar e indiciar os acusados de algum crime, para que sejam processados e presos? Aliás, tem lugar nas penitenciárias? Prender gente é muito fácil. Difícil é manter lá dentro.
Ele foi título de coluna do Diogo Mainardi, parte do processo que derrubou o ministro da Fazenda e ainda pegou a Ana Paula Padrão. Desde o post do Gallas, só no que eu consigo pensar é "quem é Marcelo Netto?". E vocês também, confessem. Aí está.
Foto: Dida Sampaio/AE
"Mas é bem melhor a imagem do barrigão de Lula correndo atrás da bola na Granja do Torto do que imaginar seu adversário ajoelhado em cacos de vidro e açoitando as próprias costas pelas madrugadas adentro. " (Eliane Cantanhêde, Folha de São Paulo, 06/04/06)
Biografia de Marcelo Netto, na Folha de S. Paulo:
Militante do PC do B (Partido Comunista do Brasil) na juventude, Netto foi preso em Vitória (ES) no começo dos anos 70 e, na prisão, casou com Miriam Leitão, sua primeira mulher. O jornalista também foi casado com Ana Paula Padrão, apresentadora do "SBT Brasil".
A Câmara começou a votar a cassação do João Paulo Cunha (PT). Precisam de 257 votos para cassá-lo e o número de deputados no Plenário é alto, superando os 460. No momento em que os deputados começaram a ir para as urnas, Enéas Carneiro - fenômeno de votos em São Paulo e pré-candidato à Presidência da República - anunciou, em discurso no púlpito, que foi diagnosticado com leucemia.
Se conseguir a cassação do deputado federal João Paulo Cunha (PT/ SP) pelo envolvimento com o Valerioduto, o relator Cezar Schirmer (PMDB/ RS) larga na frente para a disputa do governo gaúcho. Os outros postulantes à vaga, o deputado federal Eliseu Padilha e o vice-governador Antônio Hohlfedt, ficam atrás por razões nada corfortáveis. Germano Rigotto fica de fora da equação até descer do muro, embora para isso tivesse que ter saído do cargo em 31 de março, prazo final para os governadores continuarem em seus cargos.
Eliseu Padilha é acusado por correntes internas do PMDB por ser o único a saber da regra de cálculo que pegou todos de surpresa e causou a derrota do governador gaúcho na prévia do partido que elegeu Anthony garotinho (PMDB/ RJ) como pré-candidato oficial à presidência. O deputado gaúcho nega tal conhecimento, claro.
Antônio Hohlfeldt saiu do PSDB há alguns meses e não teria a simpatia dos caciques e militantes do partido para concorrer a tal cargo em tão pouco tempo de partido. Outro revés para o meu ex-professor foi a má condução dos problemas estaduais enquanto Rigotto vagava por aí na ilusão de ser presidente. O caso de maior destaque foi a procrastinação de uma solução para a greve do Cpers até que Germano retomasse o governo. Conta a favor de Hohlfeldt o fato de ter saído PT há 15 anos, logo que começou a notar problemas éticos no partido.
Com o discurso de "Caçador de Petistas" apresentado há pouco na Câmara, Schirmer pode ter uma base forte para concorrer contra um partido que admitiu receber R$ 1,2 milhão de Delúbio Soares, mas por "confiança e ingenuidade" no que o diretório nacional lhes mandava. A entrevista de David Stival, presidente estadual do PT na época da candidatura de Raul Pont à prefeitura - quando o dinheiro foi entregue -, logo depois da absolvição pelo Ministério Público foi lamentável. Mas é o PMDB gaúcho: jogam com todas as possibilidades. Cezar Schirmer pode ser a bola da vez, embora tenha vários esqueletos escondidos desde que começou a carreira política em Santa Maria (RS).
Esses dias lembrei de uma piada que li em uma Revista MAD das antigas, da minha coleção que se perdeu ao longo da adolescência. Era uma parte da revista chamada "Você nunca sabe ao certo..." e diversas situações-piada completavam a frase. Tipo, "você nunca sabe ao certo... se a carne do hamburguer é realmente de boi", e acompanhava um cartum engraçado. Bem divertido. Pois uma delas - a que eu lembrei - era assim: "você nunca sabe ao certo... se o sindicado está te ajudando ou ferrando a tua vida", e o desenho era um personagem com expressão de desconfiança segurando um cartaz onde se lê "greve".
Sou jornalista e nunca assinei papel nenhum do sindicato. Mesmo assim, mensalmente sofro descontos no contracheque a título de "contribuição sindical".
Continue lendo...
A acareação entre o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e o secretário municipal de Campinas (SP) e de São José dos Campos (SP) durante gestões do PT, Paulo de Tarso Venceslau. O ex-militante petista acusa Okamotto de praticar tráfico de influência em prefeituras comandadas pelo partido. Também disse que que teve a vida vasculhada, foi torturado pela Direita – teria sido internado no Hospital Militar duas vezes em coma – e sofreu ameaças do PT. Sobre as administrações da deputada dançarina, Ângela Guadagnin, na prefeitura de São José do Rio Preto, acusou-a de pagar vereadores para que não entrassem com o processo de impeachment contra ela. Abaixo, alguns techos da baixaria:
13h45: a TV Senado tem problemas de transmissão durante cinco minutos da pergunta do senador Antônio Carlos Magalhães (PFL/ BA). Os espectadores agradecem.
13h52: "Naquele momento eu queria preservar o Lula, que achava que era preservável", diz Venceslau.
13h53: Antonio Carlos Magalhães pede novamente que o amigo de Lula, Paulo Okamotto, abra seu sigilo bancário. ACM cita que a renda de Okamotto é de R$ 44 mil e ele tirou R$ 29 mil para pagar a conta de Lula com o PT. Ter que ouvir o ACM falar de quebra de sigilo é o fim da picada.
14h26: Eduardo Suplicy (PT/ SP) acha que alguém é idiota e fala em "declarar os gastos de campanha na Internet". Okamotto diz que acha melhor antes de começar a campanha já dizer quanto vai gastar e quem vai doar. Deve ser para calcular melhor o Caixa 2.
14h48: a transmissão ao vivo da Globonews divide e tela e mostra o discurso do senador Tião Viana (PT/ AC) ao lado dos protestos dos jovens contra a Lei do primeiro Emprego na França. Pena que não é o lado de fora do Congresso, em Brasília.
14h59: Tião Viana diz que Paulo de Tarso foi isolado pelos "amigos do PT" e alerta que o ex-militante deveria exercer auto-julgamento crítico sobre isso. Logo depois, pede que a quebra de sigilo das contas de Okamotto seja feita de uma vez para mostrar a "dignidade" do presidente do Sebrae. Aí dá pra trás e pede que isso seja feito "fora do âmbito da CPI".
15h01: Paulo de Tarso pede que Viana volte 10 anos no tempo e se lembre de Suplicy e outros membros do PT diziam que as suas declarações na época eram tidas como "estapafúrdias, obssesivas e absurdas". A roda gira. Menos no PT, que ainda vai redescobrir o fogo e dar o crédito a si.
15h25: "Espero que os dois Paulos possam fazer como na história na Bíblia e nos ajudem a esclarecer o país. Hã, tem mais detalhes? Bem, o meu amigo aqui que é evagélico – senador Magno Malta (PL/ PI) conhece melhor o caso", afaga o senador Romeu Tuma (PFL/ SP). Um doce de pessoa.
15h26: "A Bíblia todo mundo tem que saber", advoga Paulo Okamotto. Aleluia.
16h05: "Eu fui [denunciar] no diretório municipal, no diretório estadual, no diretório nacional. Eu era O Louco. Essa história durou quatro anos. (...) Você não sabia, Paulo Okamotto? Diz pra mim que você não sabia", acusa Paulo de Tarso. A câmera da TV Senado foca o amigo do presidente Lula engolir a saliva sete vezes em dez segundos.
Desculpa de Geraldo Alckmin para os 400 vestidos recebidos como presente por sua esposa durante a estadia no governo de São Paulo: inexperiência. Considerando que o tucano está na política desde 1972 e há mais de dez anos em cargos executivos, só se pode chegar à conclusão de que Dona Lu é meio devagar no aprendizado.
O jornalismo tem dessas poesias nos títulos.
Vamos Glamourizar a Padre Chagas
A rua Padre Chagas congrega tudo o que há de mais chique e fino no elegante bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS). Suas cinco quadras oferecem recursos elaborados para quem deseja se manter na eterna busca pelas Havaianas da Adidas em Porto Alegre. Entretanto, falta a principal mudança no horizonte para que não apenas a rua, mas que a porquice de seus transeuntes acesse o Verdadeiro Glamour: latas de lixo. Muito populares na maioria das cidades do mundo, descansa a caminho da aposentadoria um exemplar com mais de vinte anos admistrando o lixo très chic dos porto-alegrenses – na esquina com a rua Hilário Ribeiro. Se duvida, tire fotos com o seu celular.
Foi só Alckmin virar candidato a presidente e começaram a pipocar histórias escusas a seu respeito. Sua esposa teria aceitado 400 vestidos de presente de um estilista, uma estatal teria comprado espaço em uma revista para uma entrevista do tucano e, a cereja no topo do sundae, seu assessor de comunicação teve de deixar o cargo por causa de denúncias de favorecimento ilícito a publicações amigas do governo. Quanto tempo o ar de bom moço vai durar?
21h57: "Respondiam para o povo com a cara cheia de Lexotan".
O pré-requisito para se assumir qualquer cargo de chefia no Brasil é ser esquizofrênico.
Nunca tivemos um professor tão bom quanto o PT para ensinar como se dissocia ação e pensamento. Mas, sejamos justos: os milicos são os mais antigos praticantes.
Ontem, para comemorar os 42 anos do golpe militar de 1964, foi lida uma ordem do dia em todos os quartéis brasileiros. O autor é o General Francisco Paro-Avião-Quando-Eu-Quiser de Albuquerque. Em negrito, os momentos imperdíveis da nota, na íntegra:
Continue lendo...
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
outubro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
Cara de pau (151)
Copa do Mundo (14)
Crise Política (137)
Demência moral (462)
Demência seletiva (85)
Deputado Cloclô (26)
Desgovernada Yeda (29)
Dose diária de demência (136)
Eleições 2004 (31)
Eleições 2006 (387)
Eleições 2008 (4)
Eleições francesas (30)
Esquadrão da Morte Moral (11)
Filó$ofa Chiuaua (23)
Gente inútil (373)
Havaianas da Adidas (30)
LatinoDisney (20)
Mangaba Unger (37)
Mídia má (12)
Mondo estudo (20)
Mondo Fristão (57)
Pandemência (3)
Petistas (99)
Porto-alegrenses (50)
Povo Bovino (87)
Pulíticu$ du Braziu (6)
Só no Biriri (67)
The Mensalão Chronicles (6)
Agência Estado
Folha Online
O Globo
Zero Hora
BBC Brasil
No Mínimo
Veja
Istoé
Época
Carta Capital
Blog do Noblat
Josias de Souza
Merval Pereira
Jorge Moreno
Fernando Rodrigues