MEDO, HEIN?

Espelho.

"A base aliada da governadora Yeda Crusius (PSDB) conseguiu estender as investigações da CPI do Detran na Assembléia gaúcha até o governo Olívio Dutra (PT), em tática igual à dos petistas de Brasília, que incluíram FHC na CPI dos Cartões para constranger os tucanos." (Painel/ Folha)

E nada na mídia bovina.

PSDB/ BOV: entretenimento garantido

Segue o embate entre os tucanos bovinos. Muito mais divertido que o PT:

"Os líderes dessa seita chamada Tucanufrgs deveriam ter vergonha. Por causa dessa corja (juntamente com a mesma que criou esse site sensacionalista) eu perdi até mesmo meu emprego. Trabalhava com o Deputado Adilson Troca, onde eu estava empenhado em fazer a JPSDB/RS crescer. Agora, por causa dessas fofocas descabidas, fui colocado na secretaria de obras, onde não posso dar mais andamento aos projetos da nossa juventude. Vocês merecem pagar caro por estarem destruindo nosso partido dessa maneira suja, vil e covarde.

Daniel Leitão em 22.02.2008 às 02:22"

Deixa ver se eu entendi, Daniel: tu perdeu a chance de continuar com teus projetos pessoais enquanto trabalha para o Estado, com o dinheiro achacado pela Yoda, e a culpa é nossa, claro. Precisam te lembrar que o PSDB inexiste no Rio Grande do Sul. E confiar em quem escreve "Deputado" com "D" nunca vai dar certo.

Cavalgadura cultural

A secretária da Cultura, Mônica Leal, falou no Gaúcha Atualidade que a casa de Cultura Mario Quintana passará para a administração de uma Oscip - aquelas organizações da sociedadecivileaustera que os tucanos adoram para terceirizar serviços e "economizar". Sempre que escuto "terceirização" me lembro do filme O Grande Chefe, de Lars von Trier, quando o chefão explica à marionete: "Quando falam que vão Terceirizar, isso quer dizer Lavagem de Dinheiro".

A explicação da secretária para os problemas da Casa de Cultura: a antigüidade do prédio, que dificulta os reparos e a instalação de equipamentos modernos. Trabalhei lá e só posso escrever o seguinte: o lugar tem problemas estruturais, sim, mas o principal deles sempre foi o governo estadual regular a mixaria e preferir projetos mastodônicos como o Multipalco do São Pedro, o Museu Iberê Camargo, a Bienal do Mercosul, o Festival de Gramado e a Feira do Livro.

Todos são financiados pelo Bovinão, e não pelas empresas que colocam seus logotipos por causa da Lei de Incentivo à Cultura, que no fim das contas lhes garante até lucro. Com o dinheiro público. São verdadeiras caixas pretas do patronato cultural do Rio Grande do Sul e não resistiriam - como aconteceu em Gramado - a investigações rasas de desvio de dinheiro.

Como o jornalismo cultural do Bovinão se resume praticamente a publicar press releases, não ocorre a ninguém conversar com o pessoal do Conselho de Cultura do Estado. Eles têm tudo lá, registrado e carimbado. Aí tu tem que ouvir a secretária decretar que os caraminguás da CCMQ não são mais responsabilidade do governo.

Vanguarda da lama

A natureza finalmente reagiu aos pedidos populares e começou a invadir as costas brasileiras. Para variar, o prólogo da desgraça ocorreu no Bovinão. Pensa bem: um estado que nunca reelegeu os governadores - especialmente os que são contra o governo federal - merecia ser o precursor.

lamacassino.jpg

Mais sintomático da natureza bovina/ bananística, impossível: "Os surfistas que tentaram vencer esse fenômeno da natureza não conseguiram escapar e ficaram presos na lama que se formou. Os salva-vidas realizaram seis salvamentos na quarta-feira (13)".

O PCdoB vai cuidar d'ocê, seu cachaceiro

"Vereadora da Capital [bovina] critica consumo de álcool no BBB

(...)

A vereadora Maristela Maffei, líder do PCdoB, de Porto Alegre, fez uma manifestação nesta segunda-feira contra o programa Big Brother Brasil (BBB), da Rede Globo. Por meio de uma moção de protesto, a vereadora apontou que o BBB contrariaria as campanhas sobre o uso indevido do álcool, principalmente entre os jovens e adolescentes.

Presidente da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, Maristela entende que o programa faz apologia ao uso de bebida alcoólica "ao associar o consumo de álcool a idéia de diversão, prazer e competitividade entre os participantes do reality show".

Com o protesto, a vereadora espera que não sejam mais exibidas cenas com os participantes do programa ingerindo bebida alcoólica. O documento, que recebeu o apoio de todas as bancadas da Câmara de Porto Alegre, será encaminhado à Presidência da República, Ministério da Justiça, Tribunal de Justiça, Ministério Público Federal e Estadual, Frente Parlamentar Nacional da Criança e do Adolescente, Fundação de Assistência Sócio Educativa e imprensa." (Zero Hora)

Chimarrão e gritaria truetone

"Não se esqueça de desligar...

As principais lideranças do DEM discutiam em São Paulo, dias atrás, a estratégia eleitoral da sigla para 2008. Tudo corria bem até que a reunião de trabalho foi interrompida por uma gritaria:

-Iarley toca para Luís Adriano, que toca para Adriano Gabiru. É goooool! O Inter vai ser campeão do mundo!!!

Perplexos, os "demos" se entreolharam. O gaúcho Onyx Lorenzoni explicou, constrangido:

-É o toque do meu celular...

Tratava-se da narração do gol do Inter sobre o Barcelona, na conquista do Mundial Interclubes do ano passado." (Renata Lo Prete, Painel, Folha de S. Paulo, 11/02/08)

Painel RBS ao vivo

painelrbs.jpg

Vão me chamar de racista só porque sou teuto-brasileiro

Um integrante do Conselho Universitário da UFRGS, Edílson Nabarro, comenta nessa matéria as ações judiciais prometidas contra o sistema de cotas:

— "O que muitas dessas pessoas querem não é Justiça, mas a manutenção do monopólio étnico."

Esse é um rematado exemplo da mentalidade Pê Tê profundo que tomou conta das universidades. Obviamente, as pessoas não estão chateadas porque perderam um ano de estudo e agora terão de drenar ainda mais as próprias finanças pagando outros 12 meses de cursinho. Elas estão é reunidas em uma grande conspiração para impedir que os negros e pobres tenham acesso ao ensinopúblicogratuitoedequalidade.

Se esse é o melhor argumento do Consun para defender o sistema de cotas, qualquer cidadão consciente tem o dever de ser contra. E se preparar para ser tachado de racista, se não for negro, índio, mulato, mameluco, cafuzo ou qualquer outro tom de pardo.

Porque, é claro, se você se dá ao trabalho de procurar argumentos racionais para discutir as cotas, é porque faz parte da elite branca perversa e odeia afro-descendentes. E se faz parte da elite branca perversa, é porque explorou os negros e pobres a vida inteira, portanto nada mais justo que pague outro ano a babilônia cobrada pelos cursinhos pré-vestibular, depois de já ter pago o ensino fundamental e médio do próprio bolso.

O Pará é no Bovinão

"Adolescente passa a noite com presos

Charqueadas - Garota de 14 anos entrou com drogas e dinheiro em colônia penal agrícola e saiu sem ser vista

Além da entrada ilegal de armas, celulares, drogas e álcool em prisões do semi-aberto, ontem foi acrescentado um novo item ao descontrole da Colônia Penal Agrícola (CPA) de Charqueadas: o ingresso de uma garota de 14 anos para fazer companhia a presos de madrugada.

Aadolescente levou cocaína, maconha, crack e dinheiro a um apenado que, segundo ela, usava arma.

(...)

Moradora do bairro Restinga, na zona sul da Capital, a garota relatou à polícia que foi à CPA conhecer o detento, a pedido dele. Desde dezembro, ela mantinha conversas com o apenado por "um dos três celulares dele".

(...)

A jovem chegou perto da meia-noite de terça-feira em frente à CPA, que ocupa uma área de 500 hectares na área rural de Charqueadas. Com os faróis apagados, o taxista estacionou junto à cerca de arame, distante uns 500 metros da entrada principal. Ali tem uma guarita de vigilância, mas está abandonada por falta de agentes. A adolescente era esperada por um preso, que a levou ao alojamento cinco, onde vivem 38 presos.

(...)

Ela disse aos policiais que os dois ficaram por algum tempo sozinhos no alojamento, onde apenas se abraçaram. A adolescente diz que passou as horas brincando com jogos no celular.

(...)

- Não é de hoje que ocorrem fatos graves no semi-aberto - lamentou o delegado Pedro Urdangarin." (Zero Hora)

GoLLpe e instauração do capitali$mo bovino djá!

Com alguns dias de atra$o carnavalesco:

"Vice-governador gaúcho é assaltado em Porto Alegre

Paulo Feijó estava no semáforo quando foi abordado por dois homens.
Os criminosos levaram o celular e o relógio do político.

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Paulo Feijó (PFL), foi assaltado na noite de quinta-feira (4) na esquina das avenidas Nilo Peçanha e Marechal Andrea, em Porto Alegre. Feijó havia parado em um semáforo, atrás de outro veículo, quando foi abordado por dois homens armados.

Segundo a polícia, os bandidos pretendiam levar o carro do vice-governador gaúcho, mas foram atrapalhados por um taxista que começou a buzinar. Feijó, que estava sozinho, chegou a pedir calma aos assaltantes. Os ladrões fugiram com o celular e o relógio do vice-governador." (G1)

Aliás, já é a segunda vez.

Demência nossa. A notícia é do início de 2007. Postamos sem ver a data, confiando no RSS do G1 que reviveu a matéria.

Não entendi. Proce$$o

O deputado bovino Raul Pont (Pê Tê) ficou tão brabo com as tais denúncias de José Dirceu (Pê Tê - SP) que fez sua assessora de imprensa publicar a mesma nota duas vezes na mesma página. Eu não entendi a reação do ex-prefeito. Afinal de contas, se tudo é mentira, bastaria ele ignorar solenemente o que Dirceu falou.

Afinal, o ex-ministro contou o que até as paredes das sedes do Pê Tê sabem: foi usado dinheiro do Valerioduto e Dirceu até mencionou a mesma quantia que David Stival (ex-presidente do diretório bovino) admitiu ter recebido. No outro dia, voltou atrás. Mas era tarde. Stival e companhia foram processados pelas falcatruas. Ponto.

Hmm, agora entendi a razão de Pont ficar irritado. Abaixo, nota do deputado:

"03/01/2008

Desconhecimento

Para o deputado estadual Raul Pont (PT/RS), o ex-deputado federal José Dirceu demonstrou desconhecimento do PT gaúcho em sua entrevista à revista Piauí: a sede do PT de Porto Alegre é alugada. Já a sede estadual da sigla foi adquirida em 2002 através de uma campanha de arrecadação junto aos filiados do PT, amplamente divulgada na imprensa à época. "

É, eu lembro bem quando a sede alugada do PT foi fechada menos de um ano depois de Raul Pont conseguir perder a eleição para um candidato que não lembro o nome. Até fizemos um especial sobre isso, em novembro de 2005. Claro que os petistas desconheciam as razões e ficaram brabinhos.

Gaúcho é melhor em tudo IV

Lembra da Embaixada do Bovinão em Bra$ília?


(Foto: Carolina Bahia/ZH)

Pois agora já tem ju$tificativa oficial da Desgovernadora paulista Yoda Cru$iu$:

"A única bandeira estadual que tem a palavra República é a do RS. Logo, se nós somos uma República na Capital da República, nós somos uma embaixada." (Rosane de Oliveira)

Afronta aos bovinenses

"Laçador amanhece pichado

lacadorpichado1.jpg
Foto: Ricardo Duarte

O Laçador amanheceu nesta terça-feira em meio ao grupo de monumentos pichados ou depredados de Porto Alegre. O pedestal da estátua que simboliza a alma gaúcha está marcada com uma espécie de letra H em tamanho gigante." (Zero Hora)

Errata (que pena)

Para desagravo dos bovinenses, é fal$a a notícia, postada abaixo, de que o Bovinão tem o pior índice de acesso a esgoto tratado do Braziu.

Tudo não passou de erro difundido pela mídia má, feia e bobona desta Corja, que copiou a Zero Hora, que copiou a Agência Brasil:

Afinal, é muito importante para o orgulho gauchóide estar na frente, por exemplo, de Pará, Piauí, Rondônia e Amapá.

E, se eu fosse a desgovernada, começaria a achar que tem um complô da mídia estatal, má, feia e bobona da Agência Brasil contra o Bovinão. $eparati$mo DJÁ!

E$gotão bovino

"RS é o Estado com pior índice de acesso a esgoto tratado, diz pesquisa

Apenas 15% da população gaúcha tem acesso a esgoto tratado, índice que faz do Estado o pior no país no quesito. Na ponta de cima, aparece São Paulo, com 85%. Os números são de estudo feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a Organização Não-Governamental (ONG) Trata Brasil e divulgados nesta terça-feira." (Zero Hora)

A lógica bovina

Como eu comentava com o Walter hoje pela manhã, o artigo O Brete é Político, publicado na Zero Hora de domingo, é excelente se você conseguir abstrair a autoria. O ex-governador Antônio Britto, sem muito crédito para tanto, ressurge das cinzas e versa sobre a dificuldade bovina de produzir consenso, mesmo quando ele é realmente a única saída. Vale o registro.

LFV e os exemplos do macartismo petista

Sempre em chamas no seu blog, Reinaldo Azevedo tocou o horror no último texto de Luis Fernando Verissimo que foi publicado no O Globo e no Estadão (não tenho o link. Parei de ler o filho do Érico aos 15 anos). No final do texto, reascendeu aquela fogueira bovina das vaidades e escreveu sobre o episódio lamentável que envolveu Juremir Machado:

"Ademais, de macartismo ele entende. Um jornalista gaúcho — pesquisem: não citarei nomes porque não quero convocar ninguém para batalhas — atreveu-se a escrever num jornal do Rio Grande do Sul (Zero Hora) uma verdade: Erico, o pai do Luis, foi complacente com a ditadura militar no Brasil. Pra quê?!?!?! O rapaz nunca mais teve paz. Acabou demitido. Estes são os nossos esquerdistas libertários... Sejamos rigorosos com todo mundo, "menos com papai". O mais destacado trabalho de Veríssimo hoje é tocar saxofone, um instrumento de sopro, para o governo Lula."

Não sei quanto aos outros bovinos, mas fico feliz em ver o bom-mocinho (Pê Tê) de LFV começar a ser questionado acima do Mampituba.

Ainda bem que eu fui embora

PM e cavalo são atacados por abelhas na Capital

"Um policial militar a cavalo foi atacado por um enxame de abelhas na manhã desta quarta em Porto Alegre. (...) O PM chegou ao local para atender a uma ocorrência, amarrou o animal em uma árvore do Parque de Redenção, e minutos depois começou o ataque. O policial ficou ferido e foi encaminhado ao HPS, mas o animal não resistiu aos ferimentos e morreu. O trânsito no local foi normalizado por volta das 9h30min."

Abre a mão, Yoda. Os centauros dos pampas precisam de um mapa para rastrear e eliminar mais essa ameaça ao pessoal do coturno.

Pen$ant e CGTEE - A Nova Corja avisou

Lembra do nosso post sobre as maracutaias da Pen$ant, a con$ultora univer$al do Bovinão, com a CGTEE (Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica)? Pois a merda está começando a aparecer. Matéria do Leandro Fontoura na Zero Hora de ontem:

"Consultoria prestou serviço a empresa do caso das usinas

Alvo de denúncias de corrupção no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Pensant Consultores presta serviços a uma empresa suspeita de envolvimento em outra fraude: o escândalo das usinas que atingiu a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE).

pensantfernandes.jpg
Prof. Fernandes (segundo a partir da direta), amigo e companheiro de luta de Estilac Xavier (Pê Tê), quando assumiu a direção da Assembléia Bovina em 1993. À esquerda, João Luiz Papai Noel Vargas, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-prefeito de São Sepé, uma das cidades pre$enteadas com usina da Hamburgo Energia Participações Ltda.

A parceria entre a consultoria e a Hamburgo Energia Participações estava exposta no site da Pensant até terça-feira passada, quando a página foi tirada do ar em meio à repercussão da Operação Rodin, da Polícia Federal (PF).

(...)

A Hamburgo foi uma das empresas favorecidas por avais ilegais obtidos junto à CGTEE para garantir financiamento de um banco alemão para a construção de quatro usinas de biomassa no Estado. O escândalo das usinas também é investigado pela PF e pelo Ministério Público Federal.

No site da Pensant, ambas apareciam como parceiras. "Em 2006, a Pensant elaborou o parecer de viabilidade jurídico-institucional dos projetos de implantação de usinas bioenergéticas no Estado para a Hamburgo Energia Participações", diz o texto de apresentação do projeto, com data de 14 de fevereiro.

Questionado sobre o texto do site, da Pensant o diretor-presidente da Hamburgo, Alan Barbosa, reduz a importância da parceria e desmente informações."

Feijó 10 x Simon 0

Como ninguém sabe, o senador bovino Pedro Simon (PMDB) subiu na tribuna do $enado na sexta-feira passada para criticar a contribuição da oposição, parte da base aliada e - principalmente - do vice-desgovernador, Paulo Feijó (DEMO), para a derrota grotesca do pacota$o de aumento de impostos da desgovernadora Yoda Cru$iu$ (P$DB).

Simon, assim como vários bovinenses, ficaram indignados porque os deputados não deram uma semana a mais para a desgovernadora negociar o pacote. Como se precisasse de mais uma semana para tentar convencer quem quer que fosse a falir ainda mais o Bovinão para cobrir a incompetência bovina de anos e anos de desgoverno - incluindo o de Simon e o de seu então colega de PMDB, Antônio Britto (atualmente PPS), o maior desgovernador da história do Bovinão.

Feijó respondeu:

"O Senador Pedro Simon foi à tribuna do Senado criticar a postura dos deputados e manifestar sua "estranheza" quanto a minha posição como vice-governador, contrário ao aumento de alíquotas do ICMS.

Mas é fácil de entender, caro Senador Simon. Não sou murista. Não praticarei estelionato eleitoral. Aliás, ilustre Senador, o povo está farto de políticos que prometem qualquer coisa para elegerem-se e depois rasgam o discurso de campanha. Inclusive, por minhas posições é que recebi insistentes convites para que deixasse de concorrer contra Vossa Excelência ao Senado e aceitasse concorrer a Vice- governador, justamente por externar as opiniões que Vossa Excelência agora "estranha"?. Sim, ilustre Senador, meu desejo maior era debater com Vossa Excelência durante a campanha.

Chego a considerar um acinte pedir aumento de impostos enquanto há dinheiro público esvaindo-se pelo ralo da corrupção, como é o caso do Detran ou de algum outro caso que possa estar por vir.

"Estranheza" é o que sinto ao imaginar que o ilustre Senador pudesse pensar que minha posição seria diferente da que tomei e que contém convicções formadas há mais de vinte anos. Tenho certeza que aumento de ICMS é causa de crises econômicas e não solução para elas. Faria bem aos políticos que colocam em dúvida a posição daqueles que votaram contra o aumento de impostos, ouvir a voz das ruas e a opinião pública. A população quer outro caminho. Se há opinião que diga que não sou político, não tenho "postura pública", só posso responder que politicagem não é e nunca será comigo.

Mas ao contrário de governos como, por exemplo, o seu, Senador, propus alternativas ao tarifaço ou achaque proposto. Sugeri a criação do Fundo Imobiliário e do Fundo de Recebíveis. E seria muito mais produtivo que viesse o senhor debater comigo estas alternativas. Quem sabe assim poderíamos agora fazer o que quase estivemos por fazer diretamente, na campanha de 2006. Sinta-se convidado, Senador Simon.

Paulo Afonso Feijó

Vice-governador do estado do Rio Grande do Sul"

Meu transtorno será a tua falência

yoda.jpg
A demência dispensa legendas

Todo gaúcho é nazista

Em homenagem ao reconhecimento gaúcho ao Dia da Consciência Negra, o Conselho Editorial do A Nova Corja transcreve a última reunião de pauta, cujo assunto predominante foi decidir o nível de relho que o Bovinão merece hoje:

Walter diz:
POSTA

Walter diz:
Festa Internacional do Churrasco terminou ontem em Bagé

Rodrigo diz:
"O volume de carne consumido ainda não foi apurado."

Rodrigo diz:
engasguei

Walter diz:
jhgdjdhgasd

Walter diz:
até pensei em postar como GAÚCHO É MELHOR EM TUDO III, mas DESISTI

Walter diz:
Símbolo nazista é pichado na UFRGS em Porto Alegre

Rodrigo diz:
bah, vou ter que postar isso de bagé

Walter diz:
posta DJÁ

Rodrigo diz:
walter,

Rodrigo diz:
TODO GAÚCHO É NAZISTA

Rodrigo diz:
desiste

Walter diz:
adgjhdgdsadlsdkjdad

Walter diz:
POSTA COM ESSE TÍTULO

Gaúcho é melhor em tudo II

Cesta bá$ica mais cara do Braziu: Porto Alegre (R$ 213,97).

Logo em seguida vêm São Paulo (R$ 201,25) e Rio de Janeiro (R$ 194,27).

Gaúcho é melhor em tudo

Mortes no trânsito em todo estado de São Paulo (40,5 milhões de paulistóides) durante o feriadão da R€pública: 36.

Mortes no trânsito no Bovinão (10,9 milhões de bovinenses) durante o feriadão: 25.

"Supertranqüilo" = cagado nas calças

Enquanto o governo do Bovinão se desgoverna ainda mais, correndo o risco de levar uma surra na votação do pacota$o da Yoda, o deputado federal José Otávio Germano (PP), $ecretário da Justiça e da $egurança do governo Germano Rigotto, tenta tirar o corpo fora da lama descoberta no Detran-RS. Reportagem especial da Zero Hora. Abaixo, os melhores trechos da entrevista com o deputado:

"Estou supertranqüilo"

Entrevista: José Otávio Germano, deputado federal do PP

Já recuperado do "leve espasmo facial" que sofreu na semana passada, o deputado federal José Otávio Germano (PP) afirma não estar abalado com a descoberta da milionária fraude do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão que esteve sob sua responsabilidade entre 2003 e março de 2006.

Zero Hora - Como o senhor está recebendo essa situação que envolve, também, a sua gestão na Secretaria da Segurança?

José Otávio Germano
- Com tranqüilidade total. Não tenho absolutamente nenhum tipo de participação em eventual problema. Tem que se esperar essa investigação. Muita coisa deverá ser esclarecida. Eu não achei certa a precipitação de alguns no manejo das informações.

ZH - A que o senhor se refere?

Germano - À precipitação em condenar antes da hora, né?

ZH - Quem está condenando?

Germano - Ninguém individualmente.

(...)

ZH - Como o senhor se sente como a pessoa que era responsável pelo Detran? Se sente enganado, omisso por não ter percebido?

Germano - A olhos nus, que é o que cabia ao administrador ver, as coisas estavam OK. As auditorias, o Tribunal de Contas, a Cage, estava tudo andando bem. Já tem dois anos quase que estou fora da secretaria.

(...)

ZH - O senhor tinha conhecimento de que seu irmão Luiz Paulo Germano, o Buti, prestava serviço para uma das empresas subcontratadas no esquema?

Germano - O Buti, em 2003, quando começou a função da secretaria, fazia parte de um outro escritório de advocacia. Tivesse eu qualquer intenção de favorecê-lo, teria influenciado para que aquele escritório fosse eventualmente favorecido. Ele é professor de Direito, um menino sadio, mestre em Direito, doutorando este ano e presta serviço no escritório Carlos Rosa em outra atividade que não a relacionada com a fundação. E o equívoco que surgiu é que ele seria acionista do escritório.

ZH - Ele não é sócio?

Germano - Basta olhar o contrato para se perceber que não é acionista nem sócio.

ZH - Ele é prestador de serviço?

Germano - Em algumas causas."

A/C Pê Tê bovino não-identificado

O Pê Tê bovino anda indignado (comentários do post abaixo) com este blog porque não falamos nada sobre a mais nova falência do Bovinão, a falcatrua no Detran-RS envolvendo empresas terceirizadas que realizavam exames práticos e teóricos de direção no estado. Com a roubalheira toda, os bovinóides foram presenteados com o terceiro maior valor do Braziu para tirar a carteira de motorista: R$ 805,71.

A operação da Polícia Federal levou ao xilindró alguns dos pesos pesados do PP-RS, todos ligados ao ex-secretário da Segurança José Otávio Germano (governo de Germano Rigotto), cujo irmão, Luiz Paulo Germano, foi citado pela juíza Simone Barbisan Fortes, da 3ª Vara Federal e Juizado Especial Criminal da Subseção Judiciária de Santa Maria, como sócio do escritório de advocacia de Carlos Dahlem da Rosa, que teria recebido R$ 4,1 milhões da FATEC (Fundação de Apoio, Ciência e Tecnologia, ligada à UFSM), empresa mãe da falcatrua.

Flavio Vaz Netto, diretor-presidente do Detran-RS, Carlos Ubiratan dos Santos, ex-diretor-presidente do Detran e atual diretor financeiro do Trensurb, e Antonio Dorneu Maciel, ex-diretor-geral da Assembléia Legislativa e atual diretor da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), são nomes de peso do PP no Bovinão. Todos estão suspensos dos cargos.

Mas não é só o PP que honra a tradição malufista. Lair Antonio Ferst, do P$DB, foi um dos coordenadores financeiros da campanha vitorio$a de Yeda Crusius ao governo do Bovinão em 2006 e também tomou uma ruim da Polícia Federal. Ferst teria feito um lobby delícia junto à FATEC. Em 2003, a empresa substituiu a FGV na execução dos exames práticos e teóricos do Detran e começou a rolar uma ligação meio e$tranha com as empresas Newmark Tecnologia, Informática, Logística e Marketing, de propriedade de parente$ de Ferst, e NT Pereira, administrada por Patrícia Jonara dos Santos, esposa de Carlos Ubiratan dos Santos. Tudo em família. Depois que a FATEC largou o o$$o, a falcatrua continuou com a FUNDAE (Fundação Educacional e Cultural para o Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura), também ligada à UFSM.

O Conselho Editorial da Nova Corja, na sua humilde bovinidade, gostaria de fazer duas pequenas contribuições para o caso todo.

1) A primeira diz respeito a José Antônio Fernandes, o Prof. Fernandes (ex-coordenador do curso de Administração da UFSM, ex-diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas e presidente da Caixa Econômica Estadual durante o governo de Alceu Collares), sua família de lobistas, responsáveis pela intermediação das terceirizações e o Pê Tê.

O Prof. Fernandes é dono da Pensant, empresa de con$ultoria. Em uma busca pelo Google por "Pensant", o primeiro resultado é o site (fora do ar) da empresa, e, no segundo, aparece o nome do petista Estilac Xavier. O link não funciona, mas procurando por "José Fernandes+fundae" no Tio Google você encontra o artigo lá no site da www.fundae.org.br (só tiraram o index do ar):

"O ex-deputado estadual Estilac Xavier (PT) esteve, na tarde da última terça-feira (30/01), na sede da Fundae, em Porto Alegre. Recebido pelo Supervisor de Projetos Especiais, Prof. José Fernandes, conheceu as instalações da instituição durante seu penúltimo dia de mandato após quatro anos na Assembléia Legislativa do RS. Fernandes e Estilac são amigos e companheiros de lutas desde a década de 80 na UFSM. “Admiro o Prof. José Fernandes pela sua preocupação com os seres humanos. Com ele aprendi que as pessoas valem pelo o que são. Parabéns e obrigado!”, disse o ex-deputado."

Não que Estilac Xavier esteja envolvido em qualquer coisa (ui, que medo de proce$$o). Mas era uma de perguntar ao petista o que ele acha de sua própria afirmação filo$ófica "as pessoas valem pelo o que são" no contexto atual.

2) A segunda contribuição é uma modesta sugestão para a mídia má correr atrás da tal da Pensant. Lembra da falcatrua do Escândalo dos Avais da CGTEE (Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica), que estourou em agosto deste ano?

Pois leia DJÁ um diálogo com um de nossos informante$, envolvendo o Prof. Fernandes, seu filho Ferdinando Fernandes (PDT), Cézar Busatto (PPS), o jornalista José Barrionuevo e João Luiz Vargas (Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado desde 2003, quando teve que se desfiliar do PDT, onde estava desde 1991, e pelo qual já foi prefeito de São Sepé):

Continue lendo...

Pê Tê bovino = calote

"Sede estadual do PT vai a leilão dia 19

Dívida de campanha levou Justiça a determinar penhora do prédio

A sede estadual do PT, em Porto Alegre, vai a leilão no dia 19. O imóvel foi penhorado numa ação de cobrança movida pela Cooperativa de Produção e Edição de Vídeo do RS Ltda. contra o partido.

O prédio de 485 metros quadrados, na Rua Ramiro Barcelos, no bairro Floresta, foi avaliado em R$ 507 mil. A dívida foi contraída na campanha à prefeitura da Capital, em 2004, por serviços feitos pela cooperativa, que está executando cheque sem fundos no valor de R$ 400 mil.

(...)

A sede atual foi comprada em 2002. Antes, o partido usava um prédio cedido em comodato pelo Clube de Seguros da Cidadania, entidade que foi acusada pela CPI da Segurança Pública, em 2001, de receber contribuições de banqueiros do jogo do bicho." (Zero Hora)

A/C Olívio Bové Dutra

Em tempos de falência bovina, nada melhor que remoer nossas desgraças gauchóides.

Segundo informa o Klécio Santos na Zero Hora de hoje, antes de ir pra $uíça, o Grande Timoneiro deu um pulo em Camaçari para visitar a unidade da Ford no município. Como todos nós bovinóides sabemos, o desgovernador anti-neoliberalismo-feio-e-bobão Olívio Dutra (Pê Tê fora de controle) correu com a empresa aqui dos Pampas.

Na Bahia, a fábrica já produziu 1 milhão de veículos e gera um PIB de R$ 15, 9 bilhões por ano, o maior do Nordestão.

Currículos em mãos, jornalistas bovinos

"Franklin Martins discute TV Pública em Porto Alegre, nesta sexta

Os modelos e desafios da TV pública brasileira serão tema da audiência pública da Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, nesta sexta (26), às 9h30. O painelista do evento será o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins.

Os debatedores serão o vice-presidente das Relações Governamentais/Mercado – AGERT, Afonso Motta, e o 1° Vice-presidente da FENAJ, Celso Schröder. A coordenação da mesa será de Stela Farias, deputada estadual e presidente da Comissão de Serviços Públicos. A audiência será no Auditório Dante Barone (ALRS). Mais informações podem ser obtidas com Eduardo ou Raquel pelo fone: 51-3210-2646."

Se a malta que ocupa o Sindicato dos Jornalistas Bovinos há mais de 30 anos e é responsável pelo atraso que acomete a imprensa do RS - e não, a culpa da RBS é muito menor do que tu pensa - já não queria largar o osso antes da Tê Vê Pê Tê, o Medo começa a bater quando lembro da doutrinação pelega que Schröder e companhia enfiavam nos alunos da faculdade. Não dá nem para dizer que serão seus sucessores, mas sim capachos para substituí-los quando morrerem - e olhe lá.

Só espero que não se esqueçam de informar ao Franklin Martins sobre a parceria entre o Sindicato e o Cinemark - que permite comprar ingressos para qualquer dia e horário por R$ 5 -, uma das principais conquistas de José Carlos Torves e sua turma para a categoria.

Bovinão > Grécia + Roma + Universo

Em levantamento realizado pelo jornal O Estado de S.Paulo sobre as finanças de 24 estados do Braziu, o Rio Grande do Sul, nosso querido Bovinão, é o único que aparece com déficit. De janeiro a agosto deste ano, o déficit foi de R$ 355 milhões.

Perdemos feio para Maranhão (superávit de R$ 922 milhões), Piauí (superávit de R$ 678 milhões) e Sergipe (superávit de R$ 400 milhões).

Contra essa situação calamito$a que leva à loucura a desgovernadora Yoda Crusius, sabemos que sempre podemos contar com a inventividade dos deputados da oposição, principalmente do Pê Tê. Um dos que está mais preocupado com a falência financeira e moral do Bovinão é o deputado Daniel Bordignon (Pê Tê fora de controle).

danielbordignon.jpg
Daniel Bordignon. Orgulho bovino.

A CCJ da Assembléia Bovina recebeu hoje o projeto do deputado Bordignon, que sugere a alteração do hino rio-grandense, patrimônio máximo do orgulho gauchóide. Por determinação legal e costume, o hino rio-grandense é executado em qualquer ocasião em que estão reunidas mais de 5 pessoas.

Confira djá como ficará o hino bovinóide se o projeto de Bordignon for aprovado e a nova estrofe (em negrito) for incluída:

Continue lendo...

Metrô? Preza é o Trensurb

Ai, Dorinho: recomeçou a pândega sobre construir uma linha de metrô em Porto Alegre. A cada eleição, pelo menos três candidatos prometem resolver esse recalque que os bovinos de primeiro mundo têm do singelo Trensurb.

A prefeitura do PT ficou 16 anos no poder e poderia ter usado esse tempo para angariar a grana das obras. Preferiu contruir uma freeway com sinaleiras. Diante da falência do atual governo-fantasma, essa conversa mole só serve para lembrar de uma velha piada interna:

(No celular) "Amor, tô aqui num engarrafamento mooonstro na Ipiranga. Vou demorar mais 15 minutos pra chegar em casa".

Estado mais puliti$adu du Braziu

A mídia má da Zero Hora de hoje fez uma interessante compilação de declarações contraditórias de pulíticu$ do Bovinão sobre o assunto do momento aqui no pasto: aumento de impostos:

Adilson Troca (P$DB, atual líder do desgoverno Yoda na Câmara)

Quando era oposição, sobre o pacote de aumento do ICMS do desgovernador Olívio Dutra (Pê Tê), em 26 de novembro de 2000:

"Está claro que o aumento será prejudicial, tanto que as pessoas pedem nas ruas que rejeitemos esse projeto."

Agora que tem que defender o desgoverno Yeda:

"O pacote é importante porque é um conjunto de medidas fechado, com o objetivo de combater o déficit atacando por várias frentes."

Celso Bernardi (PP)

Contra o pacota$o do desgovernador Olívio Dutra, em 14 de dezembro de 1999:

"O pacote foi na base do canetaço, sem discussão com a sociedade. Qual será o motivo?"

Agora que é secretário de Estado:

"Acredito que o pacote foi feito com todo interesse em encontrar uma solução não para esse momento, mas uma solução capaz de garantir investimentos para o futuro."

Cézar Busatto (PPS)

Contra o pacota$o do desgovernador Olívio Dutra, em 10 de dezembro de 1999:

"A oposição não admite a proposta (de aumento de impostos) e, para isso, se vale das palavras do governador, que sempre foi contra o aumento de custos para o Estado."

Agora que é Secretário Municipal do prefeito... ummm.... do prefeito de Porto Alegre (esqueci o nome):

"Estou plenamente a favor do pacote da governadora, que está em acordo com o Pacto pelo Rio Grande, cuja essência era o ajuste fiscal. Só esperamos que ela vá adiante nas melhorias de gestão, que não fique no ajuste fiscal."

Ivar Pavan (Pê Tê)

Quando tinha que defender o pacota$o do Olívio Dutra, em 10 de dezembro de 1999:

"Ajustes na Previdência e na matriz salarial são inadiáveis."

Agora na oposição à desgovernadora:

"Vamos analisá-lo esta semana, até para construirmos uma posição de bancada para cada um dos projetos. Mas a princípio é um exagero, que vai mexer no bolso do cidadão mais pobre."

Ex-desgovernador Olívio Dutra (Pê Tê)

Em 5 de novembro de 2000, sobre seu próprio pacota$o:

"Nossa proposta contém instrumentos para dinamizar a economia gaúcha e tem como baliza o princípio de que os setores de menor renda não podem ser penalizados."

Agora, na presidência estadual do Pê Tê:

"O pacote da governadora aumenta alíquotas de ICMS de forma generalizada, absolutamente não diferencia os pequenos dos grandes."

Ronaldo Zülke (Pê Tê)

Em 29 de dezembro de1999, apoiando o pacote do patrão Olívio:

"Mais de 170 mil servidores deixarão de receber complementação salarial. Essa é uma responsabilidade política que o povo e os servidores cobrarão da maioria desta Casa."

Agora, contra a Yoda:

"É um tarifaço elevado à terceira potência. Não tem nenhuma proposta de apoio ao desenvolvimento da economia do Estado. Tem alíquota de 1% linear, que é a do Britto, tem o aumento para 30% dos combustíveis e eletricidade, que é a do Rigotto. É inaceitável. O povo nas ruas está dizendo que devemos rejeitar esse pacote."

Separa pra falência

Como ninguém sabe, hoje é feriado no Bovinão. Já expliquei no Pulíticu$ du Braziu n. 2, dedicado aos deputados federais dos Pampas, que o 7 de setembro é praticamente irrelevante perto do 20 de setembro.

Mesmo sob uma chuva inclemente, os bovinóides insistiram em realizar o tradicional desfile eqüestre em nome da honra gauchóide. Bosta de cavalo, asfalto e chuva...

yodaheil.jpg
Heil! (Foto: Jefferson Bernardes/Palácio Piratini)

Mas quem verdadeiramente marcou presença no desfile foi o pessoal do separa djá:

"Caras-pintadas pedem o separatismo do RS

Grupo de 30 pessoas aproveita comemoração gaúcha para reforçar pedido

Os caras-pintadas estão de volta e marcam presença no desfile Farroupilha. Cerca de 30 pessoas, integrantes do Movimento Pró-República Riograndense, chamam a atenção pelos rostos pintados com as cores do Estado. Eles aproveitam a data comemorativa reforçar um pedido antigo: a separação do Rio Grande do Sul do resto do Brasil. "Mas sem luta armada", disparam seus participantes que discutem o assunto e marcam encontros pela internet.

Os participantes prometem erguer uma faixa durante o desfile onde se lê "RS Independente". O movimento prega a realização de um plebiscito para discutir o separatismo do Estado." (Zero Hora)

Bolão do Bovinão

Os leitores fiéis de A Nova Corja têm acompanhado, infelizmente, as comemorações da Semana Farroupilha desde 2005. Isso não nos causa nenhum tipo de orgulho. Só o reconhecimento da expressão Mentalidade Bovina - que saiu de Bagé para dominar o Rio Grande. Posto isso, vamos ao que conseguirá levar o constrangimento a um novo nível nesta quinta-feira:

a) O ponto do desfile onde os CTGzeiros vão colocar a "colonização negra" no RS

b) As fotos em close dos transtornos da desgovernada Yeda Crusius (PSDB)

c) O desespero dos gaudérios em sair do Acampamento Farroupilha

d) As fotos em close dos transtornos do poeta José Fogaça (PPS)

e) O adorno diliça que a bosta dos cavalos, misturada à chuva habitual da época, promete deixar na avenida

A/C IRTON MARX

O IBGE publicou uma pesquisa essa semana, mostrando que o Rio Grande do Sul é o Estado que menos recebe migrantes no Brasil. Só pode ser por causa da proximidade da Semana Farroupilha (evento que comemora as derrotas gaúchas frente a nordestinos e cariocas), mas a Zero Hora resolveu entrevistar tradicionalistas a respeito do assunto. Obviamente, a demência imperou nas declarações:

Por fatores históricos, econômicos e geográficos, o Rio Grande do Sul cultivou uma cultura particular. Quem usa "você" em vez de "tu" vira alvo de piadas. Quem assa carne na grelha, em vez de no espeto, também. Tanto que, mal os dados foram divulgados na sede do IBGE, o bochincho chegou ao Acampamento Farroupilha.

Para Vitor Pochmann, patrão do Departamento de Cultura Gaúcha Mescla de Guapo, da Sogipa, o baixo número de forasteiros tem uma razão simples:

— Essa terra tem dono.

Na opinião de João Osório, também integrante do Mescla de Guapo, a falta de conhecimento da cultura local pode ser uma das razões para o pouco número de "forasteiros":

— Não ficam porque não conhecem a cultura gaúcha a fundo.

Tentando contemporizar, Armando Fraga, dono de uma loja de artigos tradicionalistas, diz que as portas do Estado estão sempre abertas:

— Vem quem quer, fica quem é capaz - afirma.

Só faltou alguém defender a criação da República do Pampa. Até seria uma boa, porque assim o Rio Grande do Sul poderia encarar uma longa jornada ostracismo econômico e político adentro, os jornais iriam à falência e ninguém precisaria ler as bobagens que os tradicionalistas dizem por aí. Na verdade, para quê esperar? Proponho a anexação imediata de todas as terras abaixo do Mampituba ao Uruguai. Assim, podemos aproveitar o savoir-faire de anos que a república da Banda Oriental tem em decair.

E o Antonio Britto que mande quantas fábricas da Azaléia quiser para o Nordeste! A evidente superioridade cultural gaúcha vai se espalhar irresistivelmente pelo mundo e vamos viver da produção de erva mate e discos de vanerão.

Sabadão Vida Besta Show

O pessoal do TucanUFRGS não se cansa de enriquecer a nossa vida e continua a enviar e-mails sobre a Central de Fofocas da Secretaria da Educação bovina:

"É incrível, mas a SEDUC/RS tem uma Central de Fofocas no orkut, onde volta-e-meia aparecem coisas muito interessantes. Aqui segue um pequeno trecho:

"bibiana

Bibi, por um acaso rolava muita putaria lá na SE ?
Tipo, qual era a galera que tava sempre de arreto por lá ?
É muito bom saber disso, pq se eu obtiver esse tipo de informação, muita coisa vai mudar na minha vida... "

e outro trechinho......

"Bah, mas que coisa ridícula...
Tu baba ovo dele e ele baba ovo do Marchezan, tudo no Orkut, ainda por cima?

Lamentável..."

Aqui está o link para conferir na íntegra. Entre as comunidades relacionadas, "Quem não bebe não tem história", "To cagando e andando" e "Eu Amo Indiadas!".

Indiada é um bando de 250 pessoas e gente jubilada na UFRGS gastarem tempo e dinheiro achando que alguém se importa. A riqueza de discussões como "Denuncia da SEC faça aqui sem medo" e NEPOTISMO está aqui.

Caminhão do Yodão

untitled22.bmp
"Nessas horas é que faz falta uma primeira-dama"

ABRASSO, BOVINÃO

Graças a uma conjunção de recalques, amadorismo e desrespeito profissional, A Nova Corja ganha, a partir de amanhã, um correspondente em São Paulo. Deixo a capital bovina na tarde de hoje com o lamento de não poder enxergar as obras invisíveis do nosso prefeito/ poeta e o desgoverno da Desgovernadora. Em compensação, Kassab e Serra são garantia de demência, além do comissariado do Pê Tê paulista. Material para terminar o livro sobre as Havaianas da Adidas não vai faltar. Talvez eu voLLte em um mês. Espero que não.

Ainda no Bovinão...

"Assembléia reconhece desperdício

Além de comprovar a postura irregular do ex-diretor Ubirajara Macalão, a comissão que investigou gastos no Legislativo mostrou que a Casa foi relapsa ao administrar o dinheiro público

O dinheiro público à disposição da Assembléia Legislativa gaúcha serviu, nos últimos anos, para a compra irregular de R$ 3.314.764,41 em selos, para o uso de telefones celulares por pessoas de fora da Casa e para que deputados enviassem via sedex Bíblias, tênis, brinquedos e camisetas.

(...)

Já está certa a abertura de pelo menos mais uma sindicância: a que vai apurar supostas irregularidades envolvendo uma empresa privada de limpeza que mantém contrato com o parlamento. A empresa estaria repassando mensalmente a Ubirajara Amaral Macalão, principal suspeito da fraude dos selos, R$ 2,5 mil, conforme disse à comissão de sindicância um funcionário da Assembléia." (Zero Hora, 02/08/07)

Mais alguns detalhes da falcatrua aqui, na continuação da matéria da ZH.

A boiada dos celulares tá solta

E-mail enviado hoje à tarde pela assessoria de imprensa da Assembléia Legislativa em resposta às perguntas feitas no post de ontem sobre a fraude nos telefones celulares na Casa:

De: nubia salete marques silveira
Enviado: quinta-feira, 26 de julho de 2007 15:01:18
Cc: "celito de grandi"
Assunto: respostas

Prezado Rodrigo,

A pedido do superintendente de Comunicação Social da Assembléia Legislativa, Celito De Grandi, envio abaixo o texto da nota distribuída à imprensa e as respsotas às tuas perguntas:

1 - Quantos celulares cada deputado tem por gabinete?

Pode ter até sete celulares.

2 - Por que a maioria deles não está na Internet?

Na Internet não consta o número de celulares, mas a despesa feita pelo gabinete.

3 - Qual o partido que tem mais celulares?

Todos deputados tem direito a 7 celulares, como já foi dito acima. Não há privilégios.

4 - Quanto cada gabiente recebe de cota e o valor da conta de todos eles no último mês?

A cota de R$ 15.860,00 se destina ao pagamento de todas as despesas: celulares, passagens, impressos, postagens... Os dados totais estão em www.al.rs.gov.br, no link Transparência, à direita da página. (Risos)

5 - A Assembléia divulgou a seguinte nota sobre os celulares:

Continue lendo...

Quero mais iniciativa, Brasil

A tentação de demolir com uma campanha como essa Quero Mais Brasil antes mesmo de ler sobre suas ações e idéias é quase irresistível. Este repórter, porém, deu-se o trabalho de ler todas as páginas do site, em busca de informação sobre ações concretas que a campanha pretende tomar para atingir seus objetivos de um país mais transparente e honesto.

Aparentemente, tudo o que pretendem fazer é enviar um relatório dos cliques, telefonemas e assinaturas a políticos. No final das contas, não passa de um abaixo-assinado moderninho. Vejamos o que diz a seção como participar:

1. Clique no botão de apoio deste site e envie uma mensagem de apoio.
2. Ligue para 4002-8988 (ligação local) e envie uma mensagem de apoio.
3. Peça a seus familiares e amigos para fazer o mesmo.

Estas mensagens por e-mail e por telefone serão gravadas e enviadas para os represen-
tantes e governos de todo País. Quanto mais mensagens, maior é o poder de influenciar o País
na direção certa.

4. Se você se deparar com um dos pontos de coleta de assinatura em apoio ao Quero Mais
Brasil, assine também.

O importante é você descruzar os braços!

Puxa! Se tivesse me dado conta de que faltava aos nossos governantes apenas saber que nós estamos indignados, teria eu mesmo descruzado os braços e criado um site para coletar assinaturas no meu tempo livre.

A seção o que é começa com o seguinte texto:

O Quero Mais Brasil é um movimento que convida toda a sociedade brasileira a se dar as mãos e fazer com que o eterno país do futuro se torne o Brasil do presente. É um movimento sem nenhuma ligação partidária.

Ele nasce da iniciativa de desejos brasileiros de fazer algo mais do que simplesmente votar de dois em dois anos e já conta com o apoio de uma parcela significativa da sociedade, representada por mais de 328 das mais variadas associações de classe.

Como suspeitava, tratam-se das mesmas pessoas que pretendem acabar com a violência no Rio de Janeiro vestindo branco no calçadão de Ipanema, botando velas acesas nas janelas, ou que promovem passeatas em defesa do capitalismo. Para ter certeza disso, é só ler a lista de apoiadores famosos. Todos de elite, inclusive Jorge Gerdau Johannpeter e a Fiesp como entidade. Pergunto: é isso tudo o que a elite brasileira tem a oferecer como forma de reformar o país, um abaixo-assinado para demonstrar consternação?

Para não dizerem que só critico e não tenho atitudes construtivas, fiz minha parte: entrei no campo destinado a isso e enviei minha mensagem: "OK, cliquei. E agora?" Tendo cumprido meu dever de cidadão, vou dormir o sono dos justos e deixo a vocês esta entrevista, para que pensem em tudo isso antes de fechar os olhos.

Liga pra mim

Depois de resolver algumas coisas no Centro, resolvi dar um pulo até a Assembléia Legislativa para tentar descobrir mais sobre o escândalo dos 941 telefones celulares - média de 1,7 por servidor - descobertos na Casa. Logo na entrada, fui barrado. Precisei me identificar, posar para foto e dizer a razão da visita. Dado o assunto em si, não pude escapar de responder: "vou no gabinete do Raul Pont (PT/ RS)".

Na primeira sala que me indicam, pergunto a uma funcionária onde ficam os responsáveis pela lista dos telefones celulares da AL. Ao que ela responde, me retiro mas escuto-a cochichar antes de fechar a porta: "Deve ser um estudante de jornalismo, fazendo um trabalho para a faculdade". Reabro a porta e digo: "Na verdade, sou da Folha de S. Paulo e vim apurar as falcatruas daqui". Ela sai correndo atrás de mim e me diz tudo o que preciso saber.

Conseguir acesso à tal lista só é possível através de um ofício registrado por Maurício Silveira de Oliveira, da Superintendência Administrativa e Financeira. Ao chegar lá, uma secretária pergunta o assunto. Repito. Depois de um entra e sai de assessores, uma funcionária me leva à sala ao lado para falar com o chefe de imprensa da Assembléia, Celito de Grandi.

Volto ao assunto: "Eu gostaria de ter acesso à lista dos telefones dos gabinetes dos deputados". Ele lança as duas mãos para a frente, no estilo "fica tranqüilo", e diz que "os números publicados estão totalmente distorcidos". "Na verdade", ele acrescentou, "estamos terminando um ofício para divulgar à imprensa daqui a pouco (foi publicada às 12h21)". Tentei postar lá da AL, mesmo, mas a sala de "Inclusão Digital" não permitia o acesso ao Insanus.

Insisti: "Mas nesse texto vai constar a lista discriminada dos gastos de cada gabinete?". Ele inclinou o corpo para trás: "Veja bem, cada deputado tem uma cota para gastar com o celular. É isso que vamos mostrar". Quando perguntei por que eles não mostram os gastos efetivos dos paramentares e assessores, desconversou.

"Aí é outro caso. Tu podes conferir isso no Transparência". Retruco e digo que sei por experiência própria o quanto esse site não mostra nem a ponta do iceberg das despesas da Assembléia. Rimos, e volto a pedir a lista. "Para qual jornal tu trabalhas, mesmo?", ele perguntou.

Com muita calma, respondi que "antes de mais nada, pouco importa se eu sou da imprensa. Acredito que o senhor vai concordar comigo que qualquer pessoa tem o direito de vir aqui e exigir saber quanto paga de telefone celular para os deputados, já que tudo aqui é público e elas pagam por isso". Ele recuou e notei que deixou implícito que os gastos excedem a tal cota.

Fui embora com o número e o e-mail para mandar uma lista das coisas que quero saber, como quantos celulares cada deputado tem por gabinete, por que a maioria deles não está na internet, qual partido tem mais celulares, quanto cada um recebe de cota e o valor da conta de todos eles no último mês.

Bovinão desgovernado

E continua a falência fora de controle do Bovinão. Conseguimos superar até Alagoas. Gaúcho é melhor em tudo.

Da Rosane de Oliveira na Zero Hora de hoje:

"Salário em dia ainda menor

Será anunciado amanhã, pela Secretaria da Fazenda, o valor dos salários que o governo do Estado pagará em dia em julho. Em vez dos R$ 2,5 mil dos últimos quatro meses, o limite deve cair para R$ 2 mil líquidos.

(...)

Informações extra-oficiais indicam que a muito custo será possível pagar integralmente até R$ 2 mil.

Embora a arrecadação tenha se mantido estável mesmo com o fim do tarifaço que vigorou nos últimos dois anos, as despesas cresceram. A folha de pagamento deve fechar o ano com um acréscimo de 10%, por conta de resíduos de um reajuste concedido no governo de Germano Rigotto, do cumprimento de decisões judiciais que mandam pagar um aumento dado e cancelado no governo de Antônio Britto, da nomeação de servidores e do chamado crescimento vegetativo.

Em maio, quando começou a pagar o empréstimo do 13º salário [do ano passado, bem entendido], o governo contou com uma receita extraordinária, dos dividendos do Banrisul. Neste mês, além de não contar com recursos extras, terá de pagar a terceira parcela do 13º e uma parcela maior da dívida por conta do vencimento de empréstimos internacionais."

Enquanto isso, no Bovinão

Assim os carteiros gaúchos vão ficar sem emprego:

Mais de 230 mil selos são encontrados na casa de Macalão

Foto: Genaro Joner / Agência RBS
macalao.jpg
Ninguém mandou inventar essa tal de inserção digital

"A Polícia Federal encontrou hoje cerca de 232,7 mil selos que foram enterrados na casa de praia do principal suspeito da fraude milionária da Assembléia Legislativa, o ex-diretor do Departamento de Serviços Administrativos, Ubirajara Amaral Macalão. O material estava enrolado em sacos plásticos e enterrado na piscina da casa onde Macalão veraneava, em Xangri-lá." (ClicRBS)

Celeste afirma que denúncia envolvendo Câmara é boato

"Em manifestação feita na tribuna, durante reunião da Comissão Representativa, nesta quinta-feira (19/7), a presidenta da Câmara Municipal, vereadora Maria Celeste (PT), declarou estar tratando "com muita tranqüilidade" denúncia do ex-diretor administrativo da Assembléia Legislativa (AL-RS), Ubirajara Macalão." (...)

Tradução: os vereadores estão apavorados.

"A presidenta lembrou que a cota básica mensal de cada gabinete de vereador para uso de serviços dos Correios é de R$ 2,7 mil, relativos a selos e cartões obtidos diretamente na agência que a empresa mantém no prédio da Câmara."

Tradução: as cartas alertam a população sobre os próximos nomes de ruas da cidade por R$ 97.200 mil por mês e R$ 1,166 milhão por ano. Ainda bem que Porto Alegre não tem problemas mais relevantes nos quais a Câmara poderia empregar essa grana e ajudar o Poeta.

RS = estado mais puliti$ado do país, sempre

"Justiça manda retirar adesivos de cachaça de carros oficiais no RS

A Justiça determinou que a Prefeitura de Machadinho (424 km de Porto Alegre) retire adesivos de propaganda de cachaça colados em seis carros oficiais.

(...)

A propaganda, que mostra uma garrafa de cachaça da marca Acanhadinha com um homem bêbado sobre o gargalo, revoltou moradores da cidade.

Um dos carros onde está colado o adesivo é da Secretaria da Saúde e serve para transportar dependentes químicos para clínicas de reabilitação.

Schenato também entrou com ação de improbidade administrativa contra o prefeito Valdir Ventura (PMDB) porque o alambique que produz a Acanhadinha, segundo ele, é de propriedade de um cunhado do secretário da Agricultura.

(...)

Schenato afirmou ainda que a Acanhadinha é vendida de forma irregular, pois não está registrada no Ministério da Agricultura.

O prefeito em exercício, vereador Alcir Grison (PMDB), disse que o produto é considerado típico da cidade e que os adesivos servem para divulgá-lo. Segundo Grison, o dono do alambique é parente do ex-secretário da Agricultura.

"Quando a prefeitura decidiu fazer os adesivos, ele não estava mais no cargo", afirmou. O prefeito em exercício disse que a divulgação da cachaça foi uma das formas encontradas para incentivar o turismo.

No pátio do alambique onde é produzida a Acanhadinha, há uma garrafa de cachaça de concreto de sete metros, a mesma que aparece nos adesivos. Segundo Grison, é um monumento turístico da cidade e foi construído pela prefeitura.

O prefeito está em férias. O vice-prefeito está em viagem. (Simone Iglesias, Agência Folha/Porto Alegre - Folha Online)

Macalão no Bovinão

Enquanto o Bananão é anestesiado pela mídia má com sua cobertura do PAN no Favelão e com a procura de pelo menos um motivo para se sentir superior a alguém, o pau está comendo no Bovinão com a falcatrua dos selos na Assembléia Legislativa gaúcha.

Ubirajara Amaral Macalão, ex-diretor do Departamento de Serviços Administrativos da Assembléia, é o pivô da chinelagem que causou, por baixo, um rombo de R$ 2 milhões ao contribuinte bovino.

macalao3.jpg
Macalão: "Vergonha, vergonha. Vergonha". (Foto: Cynthia Vanzella/ZH)

Para quem anda compenetrado demais torcendo para o Bananão ultrapassar a República Dominicana no ranking de melhadas dos Jogos PANdemência e quer conhecer o Macalão, a Zero Hora de ontem tem uma matéria resumindo a trajetória do trambiqueiro zeloso e dedicado funcionário, segundo seus colegas. Na Zero Hora de hoje tem uma entrevista de Macalão, que resolveu abrir a boca e falar sobre todas as falcatruas que rolam na Assembléia bovina e, de brinde, tentar tirar o corpo fora. No final da entrevista, um resumo do caso todo.

"ZH - A partir desse momento, o senhor seguiu fornecendo selos a deputados?
Macalão
- Está no contrato, sempre fui um servidor que seguiu normas. Se dá ou não dá, está no papel, não quero nem saber. A pressão era do assessor. "O deputado pediu." Não vou te dar. "Então pode ter certeza de que tu vai perder o cargo." Essa era a pressão. Pressão contundente, de quase enfiar o dedo na minha cara. Está no papel. Está no contrato, eu faço. Agora, por que eu não abri para todos? Imagina se eu abrir para 55 deputados."

Só faltaram os nomes dos deputado$. A boiada gaúcha exige os nomes!

Por uma Bienal do Mercosul mais cosmopolita

O Conselho Estadual de Cultura do RS recebeu ontem a visita da secretária da pasta, Mônica Leal, e do secretário de Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüller. Eles foram até lá a pedido da desgovernadora Yeda Crusius para que fosse aprovada a liberação de mais verbas para a 6ª Bienal do Mercosul.

Os recursos foram negados por uma razão muito simples: o conselho enviou grana para o evento que curiosamente, tem boa parte do patrocínio advinda de empresas gaúchas, mas não terá a instalação nenhum artista local - para alívio de alguns.

Até que o governo tem razão em pedir mais dinheiro. É de conhecimento público que as empresas apenas colocam seus logotipos nos empreendimentos culturais do Bovinão para descolar compensação de recursos destinados ao pagamento do ICMS através da Lei de Incentivo à Cultura, como acontece nos casos do Multipalco do Theatro São Pedro e do Festival de Cinema de Gramado.

Update 19h35: a secretária de Educação, Mariza Abreu, também estava presente à reunião. Os representantes do Novo Jeito de Desgovernar pediram R$ 4 milhões ao conselho. O problema é que eles não sabiam que o órgão dispõe de um orçamento mensal de R$ 1,5 milhão. Constrangedor.

Povo sem selo acaba por ser bovino

Faz tempo que não circulo pelos austeros corredores da Assembléia Legislativa Bovina, mas sei que o pessoal de todos os escalões está encagaçado com as denúncias de fraude em um esquema de desvio de selos. O diretor afastado do Departamento de Serviços Administrativos - que também contemplam contratos de correspondências, gastos com telefones celulares, transporte de funcionários, aluguel de carros, serviços de limpeza e fotocópias - resolveu contar tudo à Polícia Federal para arranjar uma delação premiada bacana. E como ele não é petista, não creio que vá matar essa bola no peito como Delúbio Soares e Jorge Lorenzetti.

Se a imprensa não consegue descobrir os furos no Legislativo, é por preguiça ou acobertamento: até os ascensoristas sabem que a terceirização da maioria desses serviços facilita o superfaturamento, molha a mão de funcionários de carreira e corrompe políticos - não necessariamente os deputados.

Dicas. Confiram as contas dos telefones celulares que pertencem aos gabinetes dos deputados. Tentei fazer isso durante nosso "Celulargate". Falhei miseravelmente por causa da falta de credencial de imprensa para o blog mas, enfim, descobri o suficiente para afastarem a lista da minha miopia e ser barrado da sala.

Outro detalhe interessante seria conferir os contratos dos aluguéis de carros feitos pelos parlamentares e suas respectivas multas no Detran. Tem muita gente flagrada pelos pardais. Ir à central de fotocópias também pode render mais dados, visto que vários CCs instalados - cerca de dez por deputado - sequer trabalham em prol do mandato conferido pelos eleitores.

Pode soar chocante, mas um bando de gente usa os recursos da Assembléia para promover suas próprias carreiras através de trocentas cópias de textos que são enviadas às suas "tendências" - mesmo que sejam formadas por meia dúzia de pessoas -, usam verba de gabinete para dar esmolas a quem bater na porta e, veja só, até enviam boletins informativos de seu interesse para gente falecida-da-da há anos.

O presidente da AL, Frederico Antunes (PP-RS), disse que irá a fundo para condenar os culpados. Intuição do Conselho Editorial do A Nova Corja: é conversa para o Renan dormir. Se isso acontecer, a Desgovernadora pode até começar a pensar em pagar as dívidas do Estado e construir mais presídios, dada a quantidade de gente comrrompida até a medula no Legislativo.

Chamando no Gerdau

medo.jpg
"Yeda, não insiste. Não vou largar a poesia para ser teu assessor de imprensa"

Depois da GM, não estou para mais ninguém

O expediente do Piratini vai ser corrido amanhã:

Agenda da governadora Yeda Crusius para quarta-feira, 13 de junho

Porto Alegre

11h30min – Audiência com vice-presidente da General Motors do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, e diretores Luiz Moan e Marco Antônio Kramer. Local: Gabinete da Governadora

"As isenções fiscais do Britto começaram a ser cobradas? Absooordo, vou exonerar quem fez isso"

Gramado

18h30min – Abertura solene do 16ª Festival Mundial de Publicidade. Local: Serra Park (Rua Viação Férrea, 100 - Três Pinheiros).

"Vou lá fazer uns contatos e ver locações da Serra para o próximo comercial do Vectra estimular o Turismo do Estado. Tomara que esteja nevando"

A propósito

Por onde anda o vice-governador do RS, Paulo Feijó (Dem), e suas acusações contra a gestão do Banrisul?

Síndrome de Feijó

Lugar que originou a expressão Mentalidade Bovina, Bagé não se contenta com o dinamismo econômico de seus prédios de três andares e discute assuntos totalmente pertinentes à demência que assola o Bovinão:

Vice-prefeito improvisa gabinete

"A crise entre o vice-prefeito de Bagé, Bayard Paschoa Pereira (PPS), e o prefeito, Luiz Fernando Mainardi (PT), ganhou as ruas com mais um episódio inusitado.

Cristiano Lameira, especial/ZH
2958627.jpg
Pereira passou o dia na praça com seus funcionários e toda a mobília em cima de um caminhão

Com a ajuda de amigos, Pereira conseguiu um trailer para instalar o gabinete em frente à prefeitura. Ali, ele e seus cinco assessores se revezam para trabalhar." (Zero Hora)

Da imbecilidade bovina

Funcionários do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre protestam em frente ao local desde o início da manhã de hoje com dois carros de som - um deles sem licenciamento - estacionados em lugar proibido. Os manifestantes negociam com a direção do HPS se os carros estariam perturbando os internos. A resposta foi sim. A EPTC e a Brigada tentam acabar com a baderna desde as 8h.

Tem dias que dá vontade de comprar uma escopeta.

Update 11h08

Repórter: mas não é ilegal um carro de som ficar em frente de um hospital?

Manifestante: ilegal é o tratamento que o prefeito dá aos municipários.

Que prefeito? Pesquisa da revista Voto destacou que 30% dos porto-alegrenses desconhecem o nome de quem governa a capital bovina.

Entre o Desequilibrado e a Desgovernada

caco27042007.jpg
Caco Galhardo

"Só um comportamento desequilibrado poderia engendrar um ataque tão direto e frontal a uma das mais caras instituições do povo do Rio Grande do Sul, que é o Banrisul, num momento tão especial como o de ofertas de ações no mercado financeiro nacional e internacional. É uma irresponsabilidade!"


Antônio Britto também é de Jesus

O pessoal na RBS deve ter ficado aliviado quando soube que o ex-governador do RS Antônio Britto visitou o prédio da Rádio Guaíba e do Correio do Povo a convite dos novos donos do pedaço, a Rede Record - opa, era pra ser Igreja Universal, seita, evangélicos do cão, como a Zero Hora tem noticiado pejorativamente a venda do Grupo nos últimos tempos.

Não entendo por que eles têm atacado tanto a Universal. Os obreiros do templo na avenida Júlio de Castilhos até deixam os jornais da concorrência serem vendidos na frente do lugar, coisa que a RBS não permite nas bancas da capital.

Enfim, o governador mais querido da História gaúcha conseguiu perder a reeleição para Olívio Dutra (PT-RS) em 1998 e saiu pela porta dos fundos do Palácio Piratini na hora de entregar o cargo ao salvador da pátria do momento. À época, levou junto a réstia de credibilidade que a RBS tinha junto aos leitores, tal foi o jeito que a empresa abraçou a causa do ex-funcionário durante a campanha e na venda da CRT, para ficar em dois exemplos.

O nome de Britto foi proibido de ser mencionado no Correio do Povo. O jornal até publicava ações judiciais sobre as privatizações feitas na sua gestão. Mas nada contundente.

O que me espantou foi ouvir de um editorialista da ZH, em fevereiro de 2002, a resposta para uma pergunta não tão simples - sobre qual seria o procedimento do jornal caso Britto concorresse de novo - mas dita de maneira assaz honesta: "Olha, na verdade estamos torcendo para que isso não aconteça".

Pronto, agora os ataques gratuitos e obrigatórios à Universal - que talvez ninguém dentro da redação da ZH perceba, mas já é um tiro no pé -, podem continuar. Se bem que, hmm, agora Britto é presidente da Copesul, está no PPS com a tropa de choque que governou ao seu lado e ano que vem tem as eleições municipais. Tomara que a Zero Hora não enfureça os petistas evangélicos até lá.

Fronteiras do Público e do Privado

Porto Alegre é mesmo uma cidade muito estranha. Deve ser por estar dentro dos limites do Bovinão. Essa seria uma das razões para o secretário estadual da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüller, ter um encontro dentro da prefeitura da capital para tratar de projetos da Copesul sobre o mega-popular Fronteiras do Pensamento. Até porque o secretário é o dono da empresa de captação cultural - leia-se Lei de Incentivo Cultural - chamada Telos, responsável pela criação do evento.

A empresa também mandou para o Conselho de Cultura a segunda etapa do projeto para o Museu Iberê Camargo para descolar mais verbas do Estado. O papel foi devolvido para diligência. Todos no Conselho acharam no mínimo estranho que um dos principais integrantes do governo Yeda Crusius (PSDB-RS) ficasse à frente de um projeto no qual ele seria um dos principais beneficiários da grana cultural.

Desespero na Pampa de Jesus

"O presidente e proprietário da Rede Pampa de Comunicação, Otávio Gadret, desmentiu a notícia divulgada nesta tarde (sexta-feira) pelo Correspondente Guaíba. O programa da Rádio Guaíba informou que Gadret ofertou as emissoras de televisão Pampa do interior (Pelotas, Santa Maria e Carazinho) à Rede Record. O noticioso detalhou ainda que a oferta teria sido feita por telefone ao presidente da Record, Alexandre Raposo. “Gadret nunca ofertou suas emissoras”, disse categórico o vice-presidente da Pampa, Paulo Sérgio Pinto, a Coletiva.net.

Continue lendo...

Para constar

A próxima bomba a explodir nas mãos de Yeda Crusius (PSDB-RS) é o dossiê de 150 páginas que o vice-governador Paulo Feijó (DEM-RS) entregou ao TCE e ao Ministério Público sobre as irregularidades no Banrisul. O processo, claro, segue o ritmo da Justiça brasileira.

Vale lembrar que o presidente do banco, Fernando Lemos, não passou pelo crivo da Assembléia Legislativa por ter sido nomeado no governo Rigotto e continuou no cargo quando Yeda assumiu. Assim, não precisou prestar contas ao Legislativo para ter seu nome aprovado - procedimento ilegal, para dizer o mínimo.

Culpe-se a AL, que deveria ter feito pressão para sabatinar Lemos, e Pedro Simon (PMDB-RS), padrinho que banca o presidente da estatal. Nos bastidores, dizem que quem manda no governo estadual é o PMDB, o que é bem plausível.

Com os pífios quadros do PSDB estadual e o estouro da boiada governista, não tem como Yeda segurar a reba sem depender dos segundo e terceiro escalão peemedebistas - devidamente instalados por Germano Rigotto.

Quinta Série

O PDT deve estar inconsolável. Perdeu a única pasta do desgoverno Yeda que mostrava resultados e ainda por ainda a Câmara proibiu chapéus e vestimentas típicas que alguns deputados gostam de ostentar em plenário. Veja o caso de Pompeo de Mattos: desfila pilchado em Brasília, para constrangimento geral.

Isso não pode ficar assim. O PDT precisa discutir na próxima reunião a possibilidade de acorrentar o deputado ao Laçador e montar acampamento no sítio recém-inaugurado. Do jeito que anda, Yeda vai mandar passar fogo nos pelegos.

460bf984983255.33500829.jpg
Acampamento Pelego Mundial: "Vamos fazer um busto do Brizola com papel machê"

Bacci ainda tentou permanecer no cargo, mas procurou o pistolão errado, o vice-governador Paulo Feijó. O vice disse que, se dependesse dele, Bacci continuaria no cargo. Dançou. Na Rádio Gaúcha, Yeda disse ao PDT que o episódio poderia ser classificado como "coisa de guri". Coisa de Estado politizado, claro.

Se no governo Lula falta o Ministério do Vai dar Merda, parece que no RS os controladores-gerais da Demência estão em greve há anos.

Mil Dias de Poesia

Passo em frente à prefeitura de Porto Alegre e avisto um aglomerado de bonezeiros com calças de brim puídas que ocupam quase todo o Paço. Não podia ser gente do PT. Os funcionários públicos só devem aparecer no ano que vem. Não pára de chegar gente em ônibus fretados. Encontro dois brigadianos:

A Nova Corja: Vem cá, o que esse bando de gente tá fazendo aí?

PM: Ah, são da CUT. Eles querem invadir o prédio.

A Nova Corja: Para falar com quem?

PM: Olha, não sei. Mas ainda tem um bando deles vindo a pé pela avenida Mauá.

A Nova Corja: Espero que não quebrem a Fonte Talavera dessa vez.

PM 2: Se isso acontecer, a gente dá um jeito para que quebrem com a cabeça.

As manifestações da CUT são contra a Emenda 3 e a favor da manutenção do veto presidencial. Só não dá para entender que diabos foram protestar na prefeitura. Não tem ninguém lá desde 2005. Quem precisa de Cem Dias da Desgovernada quando tu tem Mil Dias de Poesia? Se o Raul Pont (PT-RS) tivesse vencido a eleição de 2004 isso não iria acontecer.


NOT.

Prepare-se para os Sem Dias de Desgoverno

O PT gaúcho tem apresentado na TV comparações entre o desgoverno de Yeda Crusuis (PSDB-RS) e o segundo governo Lula (PT-SP). Compara as promessas de campanha dos dois e ressalta o Megafracasso de Yeda antes de assumir o Piratini. Claro, mostrou as - poucas - ações do governo federal desde 1º de janeiro. Até aí, tudo bem.

O problema foi encerrar a propaganda com um sonoro "Os gaúchos sabem que o PT fala a Verdade". Eles devem ter razão. Afinal, somos tão politizados que até esquecemos o David Stival (PT-RS) admitir que recebeu grana do Marcos Valério.

Neoliberalismo diabólico dominando o mondo

"China aprova lei de propriedade privada - As novas regras, que entram em vigor a partir de outubro, reconhecem que a propriedade privada, individual ou coletiva, tem a mesma importância que a propriedade estatal. Com a lei, passa a ser crime a apropriação indevida ou depredação do patrimônio privado." (Terra)

Feliz ano novo

Os leitores da Corja saúdam mais um ano caótico na República das Bananas:

"Essa madrugada foi muito ruim aqui no Rio. Vários ataques com muitas mortes.
Mas o pior mesmo é que as nossas forças de segurança, em todos os degraus da hierarquia, não têm a menor idéia do que devem fazer. Elas ficam paradas, babando pelo canto da boca, perplexas, agindo como se a coisa não fosse com elas. 2007 vai ser um ano de merda."

Comentário do leitor Queijo, em 28.12.2006, às 16:36

Acabou o laquê da Yeda

O novo jeito de governar que elegeu Yeda Crusius (PSDB/ RS) é o mesmo dos antigos novos jeitos de governar. A personalidade política de 2006 segundo a revista IstoÉ usou o tarifaço de Rigotto e os históricos números negativos da economia gaúcha durante a campanha e agora ela deve enviar hoje um pacote à Assembléia Legislativa para aumentar a tungada dos impostos. A pane foi geral na base governista e no empresariado que a apoiou na campanha - e depois dela, como foi o caso da Votorantim.

Se Cláudio Lembo (PFL/ SP) conta os dias para sair do governo de São Paulo, Yeda quer que o tempo pare. O secretariado, que estava completo, teve dois integrantes que pediram demissão antes mesmo da posse. Um fato inédito. Os partidos que compuseram a chapa eleitoral revêem o que fazer diante da situação.

Na AL, a próxima governadora vê sua então maioria absoluta definhar. Compreensível. Enquanto os que praguejavam contra as bandalheiras do PT e se auto-denominaram defensores da queda de impostos – embora sem explicar tecnicamente como fazer isso – estão perplexos com os planos de Yeda para o Rio Grande do Sul. A tucana aplicou o verdadeiro estelionato eleitoral.

Esqueçam Lula (PT/ SP) e Germano Rigotto (PMDB/ RS). Aquilo é coisa de amador. Rigotto ainda esperou o meio do mandato para nos tungar e todos viram o que aconteceu ao Guri Chorão. O caso de Yeda é diferente: ela tinha plena consciência da situação financeira do Estado e em momento algum admitiu a permanência ou sequer o aumento dos impostos. Mas sabia que esses recursos seriam essesciais para para fechar o caixa. Esse é novo jeito de governar: termina antes de começar.

2540523.jpg
Aumentar o imposto do laquê está fora de cogitação


Muitos culpam a personalidade, hmm, obssessiva da tucana. Relatos de ex-assessores descrevem o que é criticado agora por todos: o autoritarismo de Yeda mas, acima de tudo, sua intolerância quando as coisas não acontecem do seu jeito. A falta de equilíbrio da futura governadora era visível em eventos e debates ao vivo. Ela conseguia se conter, mas dava para notar pelos trejeitos e maneirismos que alguma coisa estava fechada para balanço.

O melhor de tudo é ver constrangimento de quem caiu na conversa do "déficit zero em dois anos" – outra proposta que só gente transtornada poderia acreditar. Até os reacionários do programa Guerrilheiros da Notícia ficaram indignados. Mas levantaram uma questão interessante: nenhum deputado da base aliada apareceu no programa a semana passada inteira para defender o pacote de Yeda a quem votou nela e se sente traído porque acreditava no "novo jeito de governar". Claro que não apareceram. Alguns pretendem concorrer a prefeito daqui a um ano e meio.

A reação da tucana a toda essa confusão confusão foi de um estadismo que lembrou George W. Bush: se entocou com a família em um sítio e só fal com qualquer pessoa – se quiser falar – depois do natal. Imagino que esse recurso também será usado a cada crise. A primeira começa dia 1°. Ao invés de anunciar as primeiras medidas de seu governo, Yeda retornará ao sítio e depois do Dia dos Reis Magos com solução mágica – dentro da sua cabeça. Assim pastam os bovinos.

Mexicanização já!

À primeira vista parece coisa de república bananeira a batalha campal entre deputados mexicanos, por causa da troca de faixa presidencial na calada da noite. Deputados de esquerda e direita estavam acampados havia um mês no Congresso, porque a esquerda acusava Calderón, presidente eleito, de ter fraudado as eleições. A briga começou porque os esquerdistas não queriam deixar Calderón entrar no local para fazer o juramento.

Parece mesmo coisa de república bananeira, não é? Exceto quando você compara com os parlamentares brasileiros. Seria bonito de ver nossos representantes levando qualquer coisa a sério o suficiente para brigarem entre si. Em Brasília, porém, tudo sempre termina em conchavo e tapinha no ombro. Fazem qualquer coisa e jogam qualquer ideal no lixo para manter a ação entre amigos que distribui a grana do contribuinte.

Isso sem falar que, durante um mandato inteiro, não devem completar dentro do Congresso o mesmo número de horas que os parlamentares mexicanos fizeram só nesse mês.

Tudo a ver

Grupo Odebrecht agradece empenho de Rigotto para desenvolvimento do RS

"O governador Germano Rigotto (PMDB/RS) recebeu na última sexta-feira (24/11), do presidente do Conselho de Administração da organização Odebrecht, Emílio Odebrecht, a garantia de continuidade dos investimentos que vêm sendo feitos pela Braskem no Rio Grande do Sul. Emílio Odebrecht agradeceu, em nome do grupo, pelo comprometimento do governador com o desenvolvimento econômico do Rio Grande, demonstrado pelo expressivo número de grandes empresas atraídas para o Estado nesses quatro anos. A Braskem controla a Companhia Petroquímica do Sul (Copesul), juntamente com a Ipiranga Petroquímica (IPQ)."

Odebrecht poderia ter aproveitado para agradecer também aos deputados gaúchos que estão na Bancada da Celulose e viajaram para a Finlândia por conta das diárias da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Mas acho que eles não mandariam press release sobre isso.

A guerra do pãozinho

Não termina nunca o febeapá em torno da mudança do sistema de venda do pãozinho nosso de cada dia. Conforme a decisão do povo, hoje em dia só se pode vendê-lo por quilo, não mais por unidade. Mas desde que a nova regra entrou em vigor, todo mundo tem reclamado que os padeiros estão deixando o pãozinho mais pesado, que nunca se sabe quanto vai custar etc. Agora, descobriram que o pão quente é mais pesado. Um dos episódios mais patéticos foi logo no dia em que começou o novo sistema: a Globo foi procurar consumidores satisfeitos, ávida por mostrar a vitória do consumidor, e só encontrou uma mulher que poupou UM CENTAVO na compra.

Pessoalmente, acho um saco o tempo a mais de espera na padaria devido à necessidade de pesar os pedidos de cada cliente. Preferiria sair perdendo volta e meia, mas poupar esse transtorno. Além disso, os pães ficaram menores desde que a regra entrou em vigor, mas têm 50 gramas, o que significa que antes eu saía ganhando no peso. Mas é isso que dá usar democracia direta. O brasileiro acha sempre que está sendo enrolado, até porque conhece o próprio caráter. Aí escolheu comprar pão a quilo para evitar picaretagem dos padeiros e criou problemas para si mesmo. Bem feito.

Bebe para esquecer

2474145.jpg
"Não lembro de nada do que fiz nos últimos quatro anos", celebra Rigotto

Alô, Batman?

ComisionadoGordon.jpg
Alô, Rigotto? Por que tu estás chorando de novo?

"Em sua sala no Palacinho da Cristóvão Colombo, sua residência oficial, o vice-governador Antônio Hohlfeldt (PMDB/ RS) tem um antigo telefone vermelho que o alerta sobre os assuntos mais importantes. Ele tocou durante a entrevista e Hohlfeldt explicou: 'O telefone vermelho é só para secretários e para o governador'. Do outro lado da linha, era justamente o secretário de Comunicação, Celito de Grandi."

Demência bovina

Em entrevista à Rádio Band AM, o ex-governador Antônio Britto (PPS/ RS) foi perguntado sobre a proposta que César Busatto (PPS/ RS) deu à governadora eleita Yeda Crusius. “Uma das almas, se não a alma do Pacto pelo Rio Grande”, segundo o jornalista Fernando Albrecht, o deputado quer o PT em alguma secretaria do futuro governo. Tenho calafrios de imaginar quem é o dono da alma de Busatto – levando em consideração que exista uma. Mas a questão não é essa.

Na pergunta a Britto, veio embutida a polarização cultural dos gaúchos: chimangos/ maragatos, Grêmio/ Inter e quetais. “Não deveríamos brigar em algumas áreas, citando o caso espanhol, quando Franco morreu e houve o Pacto de Moncloa. Os espanhóis, partiram de um princípio muito simples: não confundiram questões de Estado com questões de Governo”, respondeu o ex-governador.

Curioso o exemplo do ex-peemedebista que também teve um tucano como vice-governador. Mencionou exatamente o país aonde ele foi morar depois de vender a CRT ao consórcio Telefonica do Brasil (que agrupava a empresa espanhola, – a RBS e o Citigroup). Em 16 de dezembro de 1996, a oferta do consórcio que venceu a licitação para a venda de 35% da companhia foi de R$ 681 milhões, com um ágio de 54,7% sobre o preço mínimo de R$ 440 milhões, estabelecido pelo governo e considerado um exagero à época.

Posteriormente, em 19 de junho de 1998, o controle acionário da CRT foi adquirido em leilão pela então Telefônica do Brasil Holding, quando da venda dos 50,12% ainda restantes nas mãos do Estado. Nesta ocasião, o preço mínimo estava fixado em R$ 926,490 milhões e a venda ocorreu, com um ágio de 26,92%, por R$ 1, 176 bilhão.

Depois de perder a reeleição para Olívio Dutra em 1998, Antônio Britto passou a trabalhar na iniciativa privada. Como consultor do Banco Opportunity, que passou a administrar parte do controle acionário da privatizada CRT, e da própria Telefonica, que pulou fora do negócio e foi para São Paulo quando a Anatel decidiu botar ordem no negócio. A Dieta do Mediterrâneo deve ter feito muito bem ao ex-governador. A Yeda poderia perguntar a ele o que foi feito desses trocados.

A primeira vítima do Choque de Gestão

bannerinterno200.jpg

Dôe uma camisa
Ou um agasalho
Mas não deixe o H.Zálio
Perder o Cargo Comissionado

Vendido pela metade do preço

Germano Rigotto (PMDB/ RS) manda sinais de vida do Palácio Piratini. O governador será premiado com o Mérito Lojista 2006 na categoria de destaque político. Depois de vender baratinho a reeleição ao governo do Estado, finalmente o ex-pré-candidato à presidência tem o esforço reconhecido.

Continue lendo...

Ingênuos ou oportunistas. Sei

Ontem o Correio do Povo furou a notícia de que o PPS estaria disposto a convidar o PT para fazer parte do governo Yeda. A Zero Hora não correu atrás do fato, mas a interina de Rosane de Oliveira, Dione Kuhn, publicou uma nota na Página 10 sobre o assunto. O deputado Adão Villaverde (PT/ RS) qualificou a proposta de ingênua ou oportunista. Acertou nas duas.

Ingênua a ponto de crer que dois partidos com uma rivalidade histórica se uniriam. Os principais líderes do PPS foram da antiga tropa de choque peemedebista do ex-governador Antônio Britto (PPS/ RS), a quem os petistas – e boa parte dos gaúchos – sentem completo e irrestrito asco. Saíram do PMDB e se adonaram do diretório regional do partido de Roberto Freire – que faz oposição aberta ao governo Lula –, diga-se.

Oportunista se os aliados de Yeda Crusius acreditam que acenar boas intenções e cargos no governo estadual para o PT facilitará as negociações com o Planalto. Tudo bem que os petistas gaúchos salivam por cargos para manter a máquina partidária e garantir a manutenção das Tendências-de-uma-Pessoa, mas no dia em que eu vir esses dois grupos políticos juntos, me atiro da janela. Ela tem grade.

O terceiro erro petista, esquecido por Raul Pont

Chega a ser constragedora a matéria sobre o deputado reeleito e ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont (PT/ RS) à Zero Hora de hoje. O candidato que conseguiu ser derrotado por José Fogaça (PPS/ RS) à prefeitura em 2004 se transformou em um expoente da autocrítica dentro do partido. Ele dá dois exemplos: um, o PT não ter apostado na reeleição de Olívio Dutra ao governo do Estado em 2002; dois, não ter concorrido à reeleição para prefeito de Porto Alegre, em 2000.

Nem vou entrar nos méritos de que José Fortunatti (hoje no PDT) seria o sucessor por tradição partidária e todos acabaram abrindo as pernas para a imposição da candidatura de Tarso Genro ao Paço. Todos sabiam que o ministro usaria a prefeitura como trampolim para se candidatar a governador em 2002. Esse foi o ponto zero da derrocada petista no Rio Grande do Sul. Mas imagino que isso não passe pela cabeça de Pont.

O representante da DS poderia ter acrescentado um terceiro motivo para o fracasso do PT gaúcho: ele mesmo insistir em concorrer à prefeitura ao invés de dar espaço para novos e fortes quadros do partido – caso de Maria do Rosário, deputada federal mais votada em 2002 e com baixíssimo grau de rejeição. Pont não só se impôs mesmo com o alto carisma que ex-prefeitos costumam ter, como também recebeu dinheiro de Marcos Valério para a campanha – elaborada no segundo turno por Duda Mendonça.

O ex-prefeito ainda teve a pachorra de dizer que foi difícil constatar que os militantes petistas não exibiram nas ruas na última campanha o mesmo vigor de outras épocas: "Sabe por que não se viam militantes do PT nas ruas no primeiro turno? Porque ninguém queria ser xingado. Só quem teve de ir para a rua pedir votos sabe o que passamos. (...) Aqui não havia envolvidos em escândalos", afirmou.

Típico dos petistas, Pont não se lembra que até o então presidente do diretório regional, David Stival, admitiu ter recebido a bolada de R$ 1,2 milhão do Valerioduto. Mas imagino que não caiba ao deputado fazer autocrítica em relação a esse assunto. É mais fácil culpar a militância.

Abajur será garoto-propaganda do governo Yeda

charge.jpg

"No teste de gauchismo para a tucana, Jô Soares quis saber o que era uma pantalha, ao que Yeda respondeu: uma peça da indumentária gaúcha. O apresentador contestou, afirmando que se trata da cúpula do abajur (explicação semelhante à encontrada no Novo Aurélio – Dicionário da Língua Portuguesa para a palavra de origem espanhola pantalla)."

Previdência para o Guri Chorão

Com as apostas para o próximo ministério, a aproximação de Germano Rigotto (PMDB/ RS) ao governo Lula e as intenções do governador de alçar posição de destaque no cenário nacional não passaram desapercebidas. A jornalista Ana Amélia Lemos anotou em sua coluna na edição de hoje da Zero Hora:

No gabinete de Guido Mantega, ontem, o governador Germano Rigotto foi saudado pelo secretário Bernard Appy como a "maior autoridade em questões tributárias do país". Diante do entusiasmo do seu braço direito, o ministro emendou: "Vamos precisar muito do seu apoio, governador".

O líder do governo no Congresso, o deputado Henrique Fontana (PT/ RS) se adiantou e disse hoje pela manhã que Rigotto fez oposição ao governo Lula e não tem direito a nada. Não é à toa que o PT gaúcho está em chamas. O alinhamento do PMDB gaúcho ao governo e a experiência – e choradeira – de Rigotto em relação à sua atuação parlamentar sobre matérias tributárias, somados aos elogios de Lula ao ex-governador indicam para a confirmação do que tem sido comentado com freqüência nos bastidores do Planalto e do Piratini: a confirmação de Germano Rigotto como ministro da Previdência do segundo governo Lula.

Blog do Cururu

Você já o assistiu no Jornal Nacional, no Youtube, no horário eleitoral e leu a entrevista concedida ao A Nova Corja. Cururu não se elegeu, mas seu blog já está no ar. Ali tu encontras os pronunciamentos do vereador pelotense filmadas por alguém que parece ter Mal de Parkinson. Cururu aproveita para falar sobre o incidente ocorrido semana passada na Feira do Livro, quando uns galhos caíram em cima das pessoas e destruiu três estandes.

video1.jpg
"Necrose é quando o cupim ataca a embaixo da árvore"

Ironia involuntária

Sobre o episódio Veja/ Polícia Federal, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, José Carlos Torves, declarou que a entidade ficaria ao lado da Fenaj – que ainda não emitiu nota sobre o ocorrido – e acrescentou que está “acompanhando o que aconteceu pela imprensa”. Torves deve estar agradecido pelo fato do projeto do Conselho Federal de Jornalismo ter sido arquivado.

Nas fileiras do Esquadrão da Tarja Preta

Agora que soube do tratamento psicoanalítico ao qual a governadora eleita se submeteu antes das eleições, cabe perguntar novamente o que não foi respondido na famigerada Não Entrevista publicada no dia 27/10:

9) A senhora teve problemas estomacais durante a campanha e cancelou diversos compromissos e debates, o que gerou desconfiança sobre a sua saúde. A senhora faz algum tratamento médico? Se sim, quais remédios toma?

O povo gaúcho tem o direito de saber se a senhora toma boletas, governadora.

Continue lendo...

Não adianta chorar pelo leite derramado

Ora, Alckmin afirmou que Lula reduziu em 500 milhões os investimentos no Nordeste, que fez uma política de irrigação zero, que prometeu a nova Sudene e não cumpriu, entre outras críticas. Pode ser tudo mentira. Mas Lula não refutou uma só delas, se destemperou nitidamente na resposta, e se agarrou a um discurso sentimentalista do tipo “conheço aquela gente”. Quem ganhou o round?

Fiúza tem razão quando diz que Alckmin venceu o último debate. Só está errado ao partir do princípio que argumentação racional faz alguma diferença em uma campanha eleitoral. Lamentavelmente, os cidadãos costumam seguir muito mais a "impressão" que o candidato lhes deixa do que as idéias transmitidas por ele. O que aliás explica a qualidade de nosso Congresso. É preciso se render à dura realidade: a esfera pública terminou, se é que algum dia existiu, e o único a ainda acreditar nela é Habermas.

É por isso que Alckmin vai perder: enquanto fala em megawatts e juros, Lula apela para as memórias sobre sua mãe, a fome e metáforas de futebol.

Síntese de tudo

De um amigo jornalista, fazendo o resumo do governo Lula e da disputa entre o barbudo e Alckmin:

"O argumento é claro: mais gente está comendo, mais gente está roubando também. Escolha com o que tu pode conviver melhor."

Dose diária de demência midiática

Mais lidos da Folha Online nessa tarde:

1. Após caso Cicarelli, psicólogos comentam a exposição do sexo
2. Vídeo de Cicarelli fará Brasil desbancar Espanha no YouTube
3. Lula diz que mesmo com denúncia vai vencer eleição no 1º turno
4. Site vende vídeo de Cicarelli; blog "morre" na praia após insistir em links
5. "Páginas da Vida" perde até 1 milhão de telespectadores em SP

Mas tudo bem, é domingo, vamos dar um desconto à elite de brasileiros com acesso a Internet.

Só melhora

Mais lidas desta tarde na Folha Online:

1. Cicarelli passou dos limites com vídeo, diz Bruna Surfistinha
2. Site vende vídeo de Cicarelli; blog "morre" na praia após insistir em links
3. Vídeo com "cenas quentes" de Cicarelli e namorado cai na web
4. Conheça os 10 artistas que estão em baixa no "mercado dos famosos"
5. Vídeo polêmico de Daniella Cicarelli ganha mídia internacional

Enquanto isso, naquele mundo à parte onde se tomam as decisões sobre os rumos do país, Lula segue favorito e pode se eleger no 1º turno.

Enquanto o mundo acaba

Matérias mais lidas da Folha Online na tarde de sexta-feira:

1. Vídeo com "cenas quentes" de Cicarelli e namorado cai na web
2. Para Alckmin, não adianta Lula tentar se desvincular do PT
3. Pobreza cai, mas ainda atinge 42,6 milhões de brasileiros, diz FGV
4. Empresa de telefonia abre mão de contrato com Cicarelli
5. Lula mantém vantagem mesmo após escândalo sobre dossiê, mostra Vox Populi

É como diz o Gaúcho da Fronteira:

Churrasco, bom chimarrão
Fandango, trago e mulher
É disso que o velho gosta
É isso que o velho quer

Transtorno geral no Gaúcha Atualidade

Primeiro momento

Armindo Antônio Ranzolin: “para o ouvinte conseguir se imaginar em Israel, tenha em mente que Haifa é Tramandaí e Porto Alegre é Tel Aviv. Pois sim. Tramandaí estaria sendo bombardeada pelo Hizbollah e nós em Porto Alegre estaríamos apreensivos com um ataque”.

Segundo momento

Ranzolin: “agora vamos falar com o tesoureiro do candidato a governador pelo PSDC, José Eymael”.

Tesoureiro: “olha, eu sou o tesoureiro do Pedro Couto, candidato ao governo do RS pelo PSDC. O Eymael também é gaúcho, mas concorre a presidente. Nosso partido tem uma tradição de 60 anos”.

Ranzolin: "então, há uma disputa pela sigla, é isso?".

Tesoureiro: “lógico que não”.

Agora é tarde

Discutir a pior crise econômica pela qual o Rio Grande do Sul passa é algo que a maioria dos candidatos evita. A dívida ativa do Estado está em R$ 13 bilhões - e sem sinais de que será liquidada tão cedo. Precisou chegar ao fim do mandato para o governador e candidato Germano Rigotto (PMDB/RS) nos lembrar que sempre dá tempo para mais uma tungada. Desta vez é para tentar amenizar a fome das dívidas com um projeto de lei de criação de um Fundo Estadual de Precatórios (FEP/RS).

O projeto, que deve ser enviado nesta semana à Assembléia Legislativa, propõe fórmula para solucionar o problema das dívidas com precatórios criando uma fonte adicional de recursos. Pena que não fez isso no primeiro ano de governo. Se não der mais, azar. Lavemos as mãos. A Comunicação Social do Piratini manda um release:

"Os recursos serão compostos por 10% da receita bruta da cobrança judicial da dívida ativa do Estado, que está em cerca R$ 13 bilhões, 30% de receitas patrimoniais com vendas de imóveis, rendimentos de aplicações do fundo e uma dotação orçamentária de R$ 5 milhões ainda em 2006. Em relação aos 30% provenientes das vendas de imóveis não é possível precisar de quanto será o valor destinado ao FEP, mas, de acordo com o governador, apenas um imóvel do Estado que deve ser vendido em Porto Alegre foi avaliado em cerca de R$ 15 milhões".

Continue lendo...

Dá a mão para a professora

"Cerca de 600 crianças com idades entre 03 e 10 anos devem tomar as ruas do bairro Rio Branco, em Porto Alegre, nesta sexta-feira (07/07), para protestar contra o racismo e pedir mais respeito e igualdade social. A passeata ocorre em dois horários, às 9h e às 14h."

Continue lendo...

"Vocês fazem um clone dos jornais daqui?" (Risos do outro lado da linha, em SP)

"O jornal O Sul foi homenageado ontem na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul pelos seus cinco anos de atividades. A cerimônia foi realizada no plenário, durante um Grande Expediente Especial solicitado pelo deputado Reginaldo Pujol (PFL). O parlamentar registrou o lançamento do veículo, em 2 de julho de 2001, destacando que o jornal representou "um marco no cenário editorial gaúcho que demandava um novo título jornalístico. Foi a materialização dos excelentes indicadores de leitura, cultura e politização de nosso povo".

Quando estagiei lá pela primeira em 2002, cheguei na redação no dia posterior às vitórias de Lula e Rigotto nas urnas. Atendo o telefone e uma assinante esbraveja no meu ouvido que "avacalharam o homem mais importante do país na capa do jornal".

"Qual o problema da capa?", perguntei. Eu não tinha visto a contracapa do jornal antes de sair da redação na noite anterior.

"O problema é que vocês colocaram o presidente eleito de cabeça para baixo na contracapa do jornal! Com quem eu falo para cancelar a assinatura dessa merda?".

Também conhecida como Doença da Vaca Louca

Trinta e sete demências por segundo durante o anúncio da candidatura de Germano Rigotto à reeleição:

O governador explicou que a sua decisão de concorrer deve-se à unanimidade do partido em torno da indicação de seu nome.

Leia-se: "Não tinha ninguém melhor".

Segundo Rigotto, outros fatores que o levaram a decidir foi o apelo da sociedade e o desejo de dar continuidade ao projeto de governo do PMDB, baseado na atração de investimentos.

Leia-se: "Traz a Ford de volta. O Britto vem no pacote?".

"Por onde ando ouço falar na importância da nossa candidatura e recebo o apóio de todos os setores da sociedade. O apelo foi muito forte, e sendo forte como foi, eu não poderia recusar essa tarefa”, declarou.

Leia-se: "Quem dera eu estivesse concorrendo a presidente".

Antecipando o tom da campanha eleitoral, Rigotto avisou que não priorizará ataques à oposição.

Leia-se: "Espero que o raio caia duas vezes no mesmo lugar e eu engane esses trouxas".

Para ele, o mais importante será mostrar o que o PMDB fez durante os seus três anos e meio de governo.

Trecho sem legendas.

Continue lendo...

Mentalidade bovina

Gostaria de agradecer a assessoria de Comunicação do Palácio Piratini por me enviar a agenda do governador Germano Rigotto às 15h37. Dá um tempinho providencial para se notar o nível de seriedade do governo gaúcho e admirar o resumo do mandato de Rigotto em um de seus compromissos para amanhã:

10h - Assinatura de autorização de início da obra do Viaduto da Cascata, na Rota do Sol. Local: Gabinete do Governador.

Reflorestamento financeiro

Faltou explicarem quem pagou as diárias do tour finlandês.

Rigotto expõe a deputados avanço da Metade Sul com o florestamento

A chamada Missão Florestamento - que incluiu visita à fábrica da Stora Enso - foi coordenada pelo deputado Berfran Rosado (PPS/RS), também coordenador da Frente Parlamentar Pró-Florestamento da Assembléia Legislativa. Rigotto falou aos deputados sobre a importância do setor para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, citou projetos em andamento no Estado e disse que toda a equipe do governo estadual está envolvida, desde o início da administração, com a proposta de expandir investimentos nessa área. (...)

A atração de investimentos florestais e os empreendimentos de celulose e papel que eles trazem junto são, de acordo com Germano Rigotto, um grande projeto de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul. Como investimentos confirmados, o governador lembrou os que estão sendo feitos pela Stora Enso, pela Aracruz Celulose e pela Votorantim Celulose e Papel. A Stora Enso está aplicando US$ 50 milhões na compra de 50 mil hectares de terras, em oito municípios, para plantação de florestas. As regiões escolhidas foram a Metade Sul e o Oeste do Estado, entre Alegrete e Rosário do Sul. Serão gerados entremil e 1,5 mil empregos. Futuramente, a madeira produzida será destinada a uma unidade industrial de papel e celulose, que deverá ser instalada na Fronteira Oeste.

Update: explicaram tudo. Menos as diárias.

Continue lendo...

Prestação de serviços

Olá deputado,

gostaria de saber se é verdade que o senhor convidou o governador Germano Rigotto para integrar as fileiras do PSDB, conforme está escrito na coluna de hoje (segunda-feira, 5 de junho) da jornalista Rosane de Oliveira. Se confirmado, de quem partiu a iniciativa e em que pontos o governador converge para o ideário tucano?


De: Ruy Pauletti
Enviado: quinta-feira, 8 de junho de 2006 13:58:58
Assunto: resposta_Coluna de Rosane de Oliveira

Prezado Rodrigo:
Recebi seu e-mail e gostaria do teu endereço e telefone para que possa te encaminhar a resposta.
Um abraço,
Prof. Ruy Pauletti
Deputado Estadual

Para: ruy.pauletti@al.rs.gov.br
Assunto: RE: resposta_Coluna de Rosane de Oliveira

Prezado deputado,

fiz uma pergunta simples e gostaria de uma resposta, não um exemplar dos últimos feitos do seu mandato com o pagamento da tiragem incluído nas contas do gabinete, como é de hábito na Assembléia.

Um abraço,
Rodrigo Alvares

Teixeirinha = Deus

Adoro receber e-mails do Palácio Piratini.

Governador destaca importância do projeto Teixeirinha Memória Nacional

O governador Germano Rigotto (PMDB/RS) recebeu ontem representantes da Fundação Vítor Mateus Teixeira que apresentaram o projeto Teixeirinha Memória Nacional, que vai divulgar a obra do músico e cineasta gaúcho em todo o Estado. O projeto, em fase de captação de recursos, já está incluído na Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e na Lei Rouanet. O Teixeirinha Memória Nacional reúne mostra itinerante do acervo da Fundação, a exibição de 10 dos 12 longas-metragens de Teixeirinha em parceria com o Roda Cine, e show, dirigido com Hique Gomes, com Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto e os Fagundes. A Fundação, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) também promove nas cidades onde o projeto estiver instalado oficinas de divulgação da obra de Teixeirinha e da cultura gaúcha.

O governador ressaltou que Teixeirinha foi um dos artistas populares mais importantes do país, "com um alcance incrível, como pode ser comprovado pela enorme vendagem de seus discos e sucesso de seus filmes". Rigotto também destacou que uma das cerca de mil composições do artista, Querência Amada, já é uma espécie de hino informal do Rio Grande do Sul.

Governo fictício

Acompanhe as emocionantes aventuras do governador gaúcho em sua luta pela reeleição:

Agenda do governador Germano Rigotto para quinta-feira, 1º de junho de 2006

PORTO ALEGRE

8h30 - Rede de rádios do interior.

9h30 - Solenidade de abertura do Seminário Rumos 2015: Desenvolvimento Regional e Logística de Transportes - Conclusões e Desdobramentos. Local: Auditório do Tribunal de Contas.

SEGREDO

13h30 - Solenidade de assinatura da ordem de início das obras da construção da ponte sobre o arroio Segredo. Local: Clube Internacional de Segredo, na rua Padre João Pazza.

PASSA SETE

14h30 - Solenidade de inauguração das obras da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Cristo Rei. Local: Sede da Escola, na avenida Adolfo Emílio Karnopp, 1789.

SINIMBU

16h - Cerimônia de inauguração das obras a ampliação da Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Kops. Local: Rua Bernardo Fuerstenau, 368, no centro da cidade.

BOM RETIRO DO SUL

18h - Solenidade de abertura da Expobom 2006. Local: Parque de Exposições, na rua Senador Pinheiro Machado, s/n.

Antônio Britto manda lembranças

Ao recepcionar ontem no Palácio Piratini o vice-presidente da General Motors do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, o governador Germano Rigotto (PMDB/ RS) recebeu as chaves de um automóvel Celta 600 mil para ser utilizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). (...) "A GM já havia doado veículos ao Gabinete da Primeira-Dama, que repassou os dois primeiros ao Instituto do Câncer Infantil, em 2003, e para a Apae/RS, em 2004", disse o governador. Rigotto ressaltou ainda que doações como a da GM são importantes para auxiliar as instituições beneficiadas na continuidade do trabalho que desenvolvem. "Para a Fepam, com certeza, o automóvel será de grande utilidade para defesa do meio ambiente", afirmou.

Finalmente voltou a grana que o ex-governador Antônio Britto (1995/ 1998, ex-PMDB), deu para a GM. Com sua visão estratégica, não duvido que o carro recebido pelo governador seja movido a gás boliviano.

As fantasias do Estado Bovino

Tem horas que o cara pensa que todo o Rio Grande do Sul é uma Gramado – a Disneylândia Gaúcha – gigantesca. Como ao ler esse release da Assembléia Legislativa. As melhores partes:

O deputado Márcio Biolchi (PMDB-RS) referiu ainda a recuperação do RS-Rural, que estava com parcelas atrasadas, e que beneficiou mais de 25 famílias gaúchas. Vinte e cinco famílias. Todos os anos, assistimos notícias com os colonos chorando pela chuva e acusando o governo de não fazer nada, não prever, que eles não podem fazer nada. Se em dez anos os agricultores desse Estado não perceberam as sutis mudanças no padrão climático e não sabem o que fazer, merecemos todos morrer.

O líder peemedebista também destacou os atrativos de novos investimentos, num total de 240 grandes empreendimentos, observando que “essa aplicação de recursos, que representa mais de R$ 25 bilhões em investimentos do setor privado, reflete diretamente no caixa do Estado, inclusive com a redução do ICMS".

Ouço ecos do governo Antônio Britto. Quem dera eu morasse em Gramado.

Fim do Primeiro Emprego

O governo federal desistiu da manutenção do programa Primeiro Emprego, uma das grandes promessas do início do governo Lula. O programa foi um fracasso total. A meta inicial era empregar 260 mil vagar por ano. Em quase três anos, desde julho de 2003, o programa empregou apenas 3.936 jovens. O motivo do fracasso é que o programa se baseava em dados totalmente equivocados e sem nenhum embasamento.

A razão do fracasso não é difícil de encontrar: a idéia do Primeiro Emprego estava errada de início. Partia do pressuposto de que jovens não conseguem emprego porque não têm experiência e, como as contratações são caras, as empresas preferiam investir dinheiro em alguém experiente. As duas idéias estão erradas, como já mostravam análises feitas na época e concluiu uma análise feita pelo próprio governo quase dois anos depois do lançamento da idéia.

O programa beneficiava apenas empresas que já contratavam jovens normalmente.

Pior do que isso, o programa hoje repassa dinheiro para empresas que tradicionalmente já contratam jovens e continuariam a fazê-lo mesmo que o Primeiro Emprego não existisse. Os maiores contratadores são empresas de telemarketing, redes de supermercados e lanchonetes. O maior contratador individual, a rede de supermercados Zaffari, do Rio Grande do Sul, é responsável por 1.104 vagas - mas a empresa sempre contratou jovens, assim como a rede de lanchonetes McDonald's, em São Paulo, que empregou 532 jovens, dos 763 que o programa atendeu no Estado.

Leia aqui a matéria completa, e bem crítica, do Estadão.

Estado mais desenvolvido do país

"Nove em cada dez eleitores do Estado de São Paulo ignoram o nome do novo governador, Claudio Lembo (PFL), 71, que tomou posse em 31 de março: 81% admitem não saber quem é o governador, 7% dão respostas variadas e 3% insistem que o cargo ainda é ocupado por Geraldo Alckmin (PSDB), que já renunciou. Apenas 9% sabem a resposta correta." (Folha, 15/04/06)

A miséria da política gaúcha

O site nacional do PSDB apresenta um mapa do Brasil sob o título "Realizações dos governadores tucanos". Aí procura o que eles mudaram no Estado e lembra: o PSDB gaúcho não existe. Yeda Crusius concorre há 10 anos para prefeita, nunca foi um fenômeno de popularidade e agora quer ser candidata a governadora seguindo o mantra: "Um raio cai no mesmo lugar + Vou colar no Alckmin para subir nas pesquisas".

Continue lendo...

Pra torcida

Temos passado muito tempo imersos no debate entre relatores e relatados, picolés de chuchu e lulinha paz-e-amor, vils e bostas, e assim vai. No entanto, esse tom de rivalidade acentuada na política atual parece mais jogo de cena do que divisão ideológica profunda. Imagine qualquer ministro da Fazenda, seja ele nomeado por Alckmin ou por Lula, com um discurso diferente do de Guido Mantega na semana passada? Aqui mesmo no Nova Corja temos visto que é cada vez mais real a possibilidade de PT e PSDB - atuais inimigos mortais - se aliarem no pleito de 2010.

No começo do ano, fui aos Estados Unidos, onde a divisão lembra quase a Secessão de 1865. A briga entre liberais e conservadores (ou entre democratas e republicanos) não se parece em nada com o tatibitate de opiniões daqui do Brasil, e se estende por todos os segmentos da sociedade, das universidades até Hollywood. Minhas duas revistas prediletas - aqui e aqui - pintam um belo quadro do que se tornou o debate de opinião pública na segunda maior democracia do mundo.

Cpi dos Combustíveis

Depois de quase quatro anos ouvindo falar nessa Comissão dos Combustíveis, o relatório aprovado por unanimidade pelos parlamentares foi apresentado pela Assembléia Legislativa do RS. Ao que parece – e ao que todos falavam à boca pequena, com o envolvimento do secretário estadual de Habitação, Alceu Moreira (PMDB/ RS). O secretario não foi indiciado, mas, com dois assessores próximos na mira do texto, as coisas ainda podem se complicar para o ex-prefeito de Osório.

Em matéria publicada no dia 13/ 01 no Jornal Já, corre o texto: "A comitiva não era grande: dois ônibus pulmann, meia dúzia de automóveis e alguns carros da imprensa. Junto à guarita de entrada, foi afixada uma faixa tímida: “O PMDB da região saúda o governador Rigotto e o secretário Alceu Moreira”. Não parecia, mas era uma visita política. Ex-prefeito de Osório e deputado estadual pelo PMDB, o secretário da Habitação Alceu Moreira está sob fogo cruzado de adversários políticos, acusado de envolvimento com a máfia da adulteração dos combustíveis".


Continue lendo...

La beauté est dans la rue

Nem vale mais a pena se irritar com as coisas que o Congresso faz.

Valeria a pena ir lá e tacar fogo em tudo. Talvez devêssemos importar uns estudantes franceses.

Pimp My Ride

pimp.jpg

Não faz beicinho

Em nota divulgada à Imprensa, a coordenação da campanha de Germano Rigotto enfatiza que tinha certeza da vitória em razão das pesquisas de voto realizadas nos dias que antecederam as prévias. Mas não fizeram o cálculo da tal Fórmula de Ponderação (a grosso modo, voto proporcional à importância dos estados).

No release, Rigotto "acredita que esse critério gerou grandes distorções, mas reconhece que, utilizando essa interpretação, a vitória é do candidato Anthony Garotinho. E que por esse motivo vai continuar ao lado dele lutando pela consolidação da candidatura própria do PMDB".

Agora é retornar ao RS para tratar de assuntos mundanos, como a greve do Cpers que está para completar um mês.

Continue lendo...

O fim da Glamourização do Litoral Gaúcho

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO GAÚCHA

Miltinho Talavera

Gostaria de agradecer a todos os gaúchos e gaúchas que apoiaram, desde o dia 30 de dezembro do ano passado, quando tornou-se público, o Movimento da Glamourização do Litoral. Sei que é um assunto delicado, de opiniões muito variadas e de gostos muito pessoais, mas queria deixar registrado que a temporada deste verão está na sua reta final e acredito que já demos um pequeno passo na melhoria de nossas praias, com o início das discussões na imprensa escrita e falada.

A melhoria de nossas praias a qual sempre me referi é uma Evolução da
estética e uma Evolução dos serviços de acordo com o que vemos e
sabemos que existem nas demais praias de nosso país e do mundo.
Evoluir e crescer é " GLAMOURIZAR ".

Continue lendo...

Contra tudo de ruim que o mundo tem

Guilherme Fiuza: "As causas sociais precisam das grandes estrelas, ou são as grandes estrelas que precisam das causas sociais?"

Rei Momo

"Político do povo, poeta popular, guerreiro do sol que nasceu sob a luz da magia na Lapa e vai da planície goytacaz ao Planalto, entre sonhos, lutas e vitórias."

Esse é um trecho do samba-enredo de uma das 6 escolas (11 ao total) de Campos que homenagearão Anthony Garotinho neste carnaval. Campos, no norte do Rio de Janeiro, é o reduto eleitoral de Garotinho.

Não direi mais nada. A matéria da Folha Online está sensacional demais. Na íntegra, abaixo, com destaques em CAPS para os melhores momentos:

Continue lendo...

Clubinho

O Partido Progressista do Rio Grande do Sul é tão, mas tão arrojado, que ainda não mudou o endereço do seu site (a legenda era PPB) com a nova sigla. Se é para começar a apresentar o deputado federal Francisco Turra como candidato a governador – como nas inserções de hoje –, melhor deixar a mentalidade de Clubinho dos Estancieiros para trás. Embora o partido esteja bem aparelhado no interior – apoiado nas freqüentes caravanas do secretário de Obras do RS, Frederico Antunes –, é melhor atualizar o discurso se quiser ganhar Porto Alegre.

A desastrada gestão de José Otávio Germano na pasta de Segurança deve contribuir para um fracasso retumbante de votos. Ex-dirigente do Grêmio, é o político mais conhecido do partido na capital – e isso não é nada bom para as pretensões progressistas. As pessoas rangem os dentes quando se lembram do nobre secretário falar ao vivo em um telejornal local que um menino foi assassinado porque "retrucou de volta para o bandido. Não se pode fazer uma coisa dessas".

Visite o Rio Grande do Sul

Lançado programa Chapa Legal

Uma reunião promovida pela Prefeitura de Bagé e pela Polícia Civil, com representantes da Polícia Rodoviária Federal e da Brigada Militar, além da participação de 26 trabalhadores na atividade de carga e descarga, resultou ontem do lançamento do programa Chapa Legal. O objetivo é identificar esses profissionais, que receberão crachás e jalecos, facilitando a contratação pelos caminhoneiros que chegam à cidade, reduzindo assim o número de assaltos e desvios de carga por parte de criminosos infiltrados entre eles. A identificação e o cadastramento dos interessados começou a ser feita ontem mesmo pelo Departamento de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP) e pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social.

Continue lendo...

Lista de presentes: 1) Uma TV estatal

Germano Rigotto (PMDB/ RS) usou a TVE ao durante uma hora para fazer campanha, mas a nossa sorte é que nem pra Hugo Chávez ele serve. Apresentou a fase dois da tungada no pessoal através do ICMS. Como previram, nenhuma supresa. Apenas alguns paliativos para as empresas que estão no curso da falência por causa da fase um da tungada. O item mais singelo do pacote foi o da isenção para a comercialização de tijolos. Isso é que é modelo de desenvolvimento: "Já sei, vamos construir mais prédios com apartamentos que ninguém compra. Especuladores imobiliários, nós? Tá chapado?".

Continue lendo...

Parem com estupidez, por favor

A Veja desta semana traz uma matéria (abaixo) sobre o projeto de ampliação de 8 para 9 anos de ensino fundamental. A revista afirma que o projeto é "bom, mas não resolve as deficiências educacionais".

Estão errados.

O projeto, em si, é absolutamente vergonhoso e mostra PRECISAMENTE a DEMÊNCIA MORAL que caracteriza nossa cultura.

"Algo tem problema? Ah, então vamos colocar uns remendos pra ver se melhora, porque consertar tudo dá muito trabalho, não sabemos direito como fazer."

"O pobre povo brasileiro continua alienado? Ah, então vamos colocar filosofia e sociologia no currículo. Ok, as crianças não sabem nem ler, mas é que estudar filosofia é uma coisa tão bonita, vai abrir a cabeça dos estudantes."

Continue lendo...

MSN, 16h23

Olga diz:
Ai o Rigotto

Olga diz:
Ontem eu fui no congresso

Olga diz:
De cooperativas

Olga diz:
E aquela anta

Olga diz:
"Ahhh, o RS é o unico Estado a ter cooperativas"

Continue lendo...

Especialista em finanças públicas, futuro presidente do Brasil

E não deu outra: o Botox, pelo TERCEIRO ANO CONSECUTIVO, vai financiar o décimo terceiro salário pelo Banrisul

Como se não bastasse, a canalhice também correu solta:

"O Executivo conseguiu 30 votos contra 12 no plenário da Assembléia em favor da medida. Diferentemente dos outros anos, desta vez o governo tentou aprovar um mecanismo pelo qual poderia recorrer às operações no futuro sem a necessidade de autorização dos deputados. Aprovada por unanimidade, uma emenda de Jair Soares (PP) frustrou os planos do Piratini. - Não podemos fazer da exceção a regra e institucionalizar uma medida que agrava a crise do Estado. Os gastos com juros poderiam ser usados na segurança, na saúde e na educação - argumentou Jair."

Quando se é obrigado a aplaudir uma medida de um político que sugeriu "colocar um policial militar em cada esquina da cidade", é que se tem a perfeita noção de que algo está MUITO errado.

O PT fez o seu papel e votou contra, mas, novamente, Raul Pont só abriu a boca para falar merda:

"- Pagar salários com empréstimos é a pior coisa. O governo não vai gastar em três anos de Consulta Popular o que está gastando em juros [R$ 62 milhões em juros só no ano passado] - afirmou o deputado Raul Pont (PT)."

Continue lendo...

Cristo Rei

rigotto.bmp

A primeira-dama do RS, Cláudia Rigotto, interpretará a Virgem Maria no Presépio Vivo do Natal Luz deste ano. Como José disse que estava fora e que a responsabilidade não é dele, tá tentando dar um perdido na Virgem.

Sábado de links

De Bonner para Homer

Na Carta Capital dessa semana, o editor-chefe explica como o pai dos Simpsons virou o espectador padrão do Jornal Nacional.

Bispo proíbe missa sobre cavalo

"Uma ordem do bispo diocesano de Caxias do Sul, dom Paulo Moretto, está causando polêmica entre a Igreja e os tradicionalistas.
Ele proibiu o padre Dirceu Rigo, diretor espiritual da 25ª Região Tradicionalista (25ª RT), de rezar a missa do próximo domingo em cima de um cavalo. O ritual marcaria a 2ª Cavalgada da Fé, durante a 10ª Festa Campeira Interestadual, que se realiza até domingo, no distrito de Vila Oliva, e repetiria o gesto realizado na edição anterior da cavalgada, quando a missa entrou para o livro dos recordes como sendo a primeira a ser celebrada e assistida sobre cavalos."

(...)

- Padre Marcelo pode dançar em cima de um palco. O padre Dirceu não pode sentar num cavalo - comparou o diretor de marketing do Parque de Rodeios Vila Oliva, organizador do evento, Carlos Alberto Brustolin. [Zero Hora]

De fato, questões importantes sobre o sentido da vida...

Bastião da ética

Deve vir a público nos próximos dias, provavelmente vão jogar no colo do Giovani Grizzoti, repórter da Rádio Gaúcha e do jornal Zero Hora, denúncia contra um ilustre parlamentar gaúcho. O Deputado Estadual teria requisitado 15 diárias sem ter viajado. Desta vez não vai adiantar conseguir nota fria de outros municípios, prática disseminada no meio político. O ilustre estava em plenário nestes dias e, como nada mais me surpreende, é capaz até de ter votado.

Fumaça

"O formato do Fórum Social Mundial (FSM) não permitirá que a sugestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o evento seja colocada em prática. Ao invés de eleger poucos temas como bandeiras defendidas pelo Fórum, o encontro manterá a diversidade de idéias sem a necessidade de criar unanimidade." [ClicRBS]

Mas também não era para exagerar, escolhendo esta MACONHICE:

"Os temas foram definidos a partir de uma consulta pela Internet feita pelo Comitê Internacional com duas mil organizações:

- Afirmando e defendendo os bens comuns da Terra e dos povos como alternativa à mercantilização e ao controle das transnacionais
- Paz, desmilitarização e luta contra a guerra, o livre comércio e a dívida
- Economias soberanas por e para os povos: contra o capitalismo neoliberal
- Pensamento próprio, reapropriação e socialização dos saberes, conhecimentos e tecnologias
- Defendendo as diversidades, a pluralidade, as identidades
- Lutas sociais e alternativas democráticas: contra a dominação neoliberal
- Ética, cosmovisões e espiritualidades: resistências e desafios para um novo mundo
- Comunicação: práticas contra-hegemônicas, direitos e alternativas
- Artes e criação, construindo as culturas de resistência dos povos
- Direitos humanos e dignidade para um mundo justo e igualitário
- Rumo à construção de uma ordem internacional democrática e de integração dos povos
" [Zero Hora]

Parênteses

Gostaria de falar sobre o que aconteceu em São Paulo ontem. Não exatamente da morte do jogador do São Caetano - lastimável, claro -, mas do comportamento das emissoras sobre o fato. Das três que me dispus a acompanhar, a Bandeirantes ganhou o prêmio da noite. Os apresentadores Gilberto Barros e Roberto Cabrini (dos programas Boa Noite Brasil e Jornal da Noite, respectivamente) pareciam umas histéricas qurendo culpar, durante quase duas ao vivo, o médico do São Paulo porque ninguém correu com maldito desfibrilador no momento em que o zagueiro capotou no chão.
Qualquer panaca que acompanhe futebol sabe que exigir isso, não só porque estamos no Brasil, é inútil. Tá, o cara tinha 1% de probabilidade para cair duro no gramado. Mas quem estava ciente deste fato? O quarto árbitro e os enfermeiros do Morumbi é que não. Aí levantam hipóteses de que o motorista da ambulância saiu e trancou o porta. De certo o cara foi mijar, tanto faz. Ele teve de se ausentar do veículo e culpam o cara de trancá-lo em São Paulo.
Enfim.
O pobre do médico do São Paulo teve que se defender de argumentos imbecis como "mas, doutor, na Espanha e na Itália estes equipamentos são utilizados". Esqueceram de dizer que isso acontece sob os mesmos critérios em qualquer outro lugar no mundo. A menos que a telepatia esteja em alta nos gramados da Europa.
Sobre os outros canais, bem: a Globo manteve um tom sóbrio durante a transmissão do futebol e do Jornal da Globo. O locutor só não precisava ter anunciado a morte do cara com uma informação extra-oficial. No Jornal do SBT não falaram nada. Parece que ele é gravado às 20h.
Ah, sim. E na chamada das principais notícias do jornal O Sul, os 35 anos da criação da Internet.

Contato

novacorja@gmail.com

Arquivos

março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
outubro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004

Categorias

Cara de pau (167)
Copa do Mundo (17)
Crise Política (139)
Demência (2)
Demência moral (538)
Demência seletiva (107)
Deputado Cloclô (31)
Desgovernada Yeda (54)
Dose diária de demência (158)
Dose Diária de Transparência (9)
Eleições 2004 (31)
Eleições 2006 (387)
Eleições 2008 (26)
Eleições francesas (30)
Esquadrão da Morte Moral (19)
Filó$ofa Chiuaua (22)
Gaúcho é melhor em tudo (20)
Gente inútil (443)
Guerra nuclear sudamericana (4)
Havaianas da Adidas (33)
LatinoDisney (29)
Mangaba Unger (46)
Mensalão: ele existe (52)
Mídia má (18)
Mondo estudo (25)
Mondo Fristão (58)
Pandemência (4)
Petistas (116)
Porto-alegrenses (54)
Povo Bovino (119)
Pulíticu$ du Braziu (23)
Só no Biriri (71)
TÊ VÊ PÊ TÊ (4)
The Mensalão Chronicles (6)

Notícias

Agência Estado
Folha Online
O Globo
Zero Hora
BBC Brasil
No Mínimo
Veja
Istoé
Época
Carta Capital
Blog do Noblat
Josias de Souza
Merval Pereira
Jorge Moreno
Fernando Rodrigues

Partidos

PT
PSDB
PMDB
PFL
PDT
PSOL
PSTU
PH
PMR
PCO
PPS
PL

Creative Commons License