Tem sempre modinha na publicidade. Tem mídia da modinha, tem design modinha. Ou tu não tá percebendo uma tendência em molduras brancas em muitos anúncios? Grossas molduras, dando a impressão de que o dito cujo é menor do que o espaço pago. Enfim, tem sempre modinha, mas elas nunca passam pela redação. Eu, ao menos, nunca percebi.
O dicionário do publicitês é desse tamanhinho. Dá pra colocar em duas páginas, fonte 12 e espaço duplo (uma em cada linha, claro), os adjetivos que a publicidade se apropria. E, quanto a ritmo, nem deixam brincar. Não há distinção entre redatores, muitas vezes nem entre anunciante: a publicidade fala sempre igual. E não só em termos de conteúdo do discurso, mas até, pra fazer tosca analogia, de pausa e goles d’água.
Tá bom, sou nova no pedaço, dá um tempo se tu é um redator com doze anos de experiência. Mas a distinção que eu vejo nisso do ritmo funciona apenas de país pra país - e numa conversa portenha, eu disse pro Gabriel: nos Estados Unidos, parece que a coisa é mais QUEBRADINHA do que aqui. Pare. Beba. Sinta. Se eu fizer assim, me matam.
O que fode é que nos sobra a parte ruim. Como:
puxe o saco do cliente
Todo mundo sabe que ele não acredita nessa história de que você, Empresa, está sempre pensando nele, procurando fazer o melhor pra ele e etc. Quer dizer, claro que você está pensando nele, mas porque quer o dinheiro, o dinheiro! Isso todo mundo sabe. Mas mesmo assim o Redatorzinho vai ter que dizer alguma coisa assim no folder, no anúncio, no site, "Tudo isso para oferecer a você o que há de melhor em (preencha aqui)".
Essa frase exemplo conseguiu reunir dois dos mais abomináveis cacoetes sem saída: "tudo isso" (para finalizar uma lista interminável de maraviiilhas da Empresa) e "o que há de melhor" (porque a Empresa é muuuuito boa, não?)
junte duas coisas estupidamente maravilhosas
A Empresa não quer apenas ser boa em um ponto: ela quer dois e, quanto mais contraditórios, melhor. Em publicidade, raro vender a Empresa como A MAIS BARATA. Ou quem sabe A MAIS MODERNA. A Empresa quer ser barata E de qualidade, moderna E ecologicamente correta, cara E descolada, qualquer duas coisas que você conseguir juntar. E vai sobrar pro Redatorzinho dizer que a Empresa uniu, combinou, juntou blá blá blá.
"Uma solução perfeita para quem quer aliar um trabalho de qualidade com cuidados com a natureza".
"Você tem agora um sapato que une conforto com design moderno e diferenciado."
Todo mundo está sempre falando em inovar na publicidade. Penduram banners onde quer que seja, envelopam prédios, usam formas não usuais nos anúncios, objetos pulando da página, propaganda com cheiro e não sei mais o que. Mas alguém já tentou inovar no discurso ou na forma lingüística? Raro, meu amigo. Muito raro.
Eu proponho um movimento.
postado por Carol Bensimon as 18:29 | pitacos (14) | trackBack (0)