Duas ocorrências de alguma coisa não pode ser considerado uma tendência pelas vias normais, mas no meu exagero habitual, não me constranjo em dizer - com um certo atraso - que há um tendência no Oscar agora em premiar comédias bobas com a estátua de Melhor Roteiro Original. Primeiro foi Pequena Miss Sunshine, no ano passado, e agora esse decepcionante Juno.
Travestidos de filmes alternativos, dá pra aproximar os dois pensando que ambos focam a trama em losers americanos - gordos, intelectuais, feios, pobres, rockeiros, nerds e etc, mas ao mesmo tempo é impossível colocá-los do lado de b-sides de ótima qualidade, como Ghost World ou A Lula e a Baleia. Isso porque Juno tem um conservadorismo ideológico gritante. Com Pequena Miss Sunshine, tanto quanto posso me lembrar, acontece exatamente a mesma coisa. Juno é loser, logo, ela precisa se apaixonar por um loser que é, obviamente, retratado da forma mais loser possível. A própria Juno fica se divertindo às custas de suas pernas finas e brancas. Durante o filme inteiro, o sistema de "castas" nunca se quebra. Quem deve ficar com o bebê, aliás, é a mãe american way of life. Losers não são capazes de cuidar de filhos, e Juno de modo geral não está revoltada com o formato das coisas: apenas aceita tudo com resignação.
Podem achar que estou forçando a coisa além dos limites, mas me deprime pensar que pessoas cujo gosto cinematográfico eu respeito muito caiam de quatro por filmes como Pequena Miss Sunshine ou Juno (resumo de Pequena Miss Sunshine: família de loser num carro de loser com problemas de loser. Filha gorda e feinha decide ser miss (winner). Nesses filmes, as pessoas nunca são losers por convicção e entusiasmo. Elas simplesmente ou aceitam, ou querem encontrar uma brecha para mudar para o lado dos vencedores - concurso de miss).
Assim como os personagens que retratam, os dois filmes são supostamente alternativos, mas estão louquinhos para ser Hollywood, mesmo com tatuagens e uma carreira de stripper no histórico.
postado por Carol Bensimon as 16:27 | pitacos (19) | trackBack (0)