Aconselho todos os jovens ingênuos que um dia terão que cancelar o telefone e a internet de sua casa que separem, no mínimo, dois dias livres para efetuarem o processo. Fiquei praticamente todo o dia de hoje para isso. Ainda não consegui, mas está em andamento. Dei sorte. Parece que será cancelado nos próximos dias.
Que experiência é essa de ser vítima das amarras e burocracias das grandes corporações. A sensação que nunca irá conversar com alguém que irá resolver seu problema. Que todos fazem de tudo para dificultar, repassar para outros, complicando da maneira mais absurda possíve um simples pedido de cancelamento de serviço.
A Telefônica é a campeã absoluta de reclamações no Procon. Mas a central de atendimento mais caquética que eu conheço é a do Virtua, a internet a cabo da Net. Impressionante como são mal treinados e confusos. É um negócio medonho. Causa pavor real. No final das intermináveis ligações, a única coisa que fica clara é a vontade de nunca mais ousar comprar algo dessas empresas. Caso houvesse opção.
Nada é pior para a imagem de uma empresa do que uma central de atendimento ruim. Nada causa uma impressão tão negativa. Nada irrita mais o cliente. Portanto me parece razoável que se invista pesado nessa área. Diminuir a verba de publicidade e encaminhar para treinamento e renovação de toda área de relacionamento com o cliente. O retorno seria absurdamente maior que qualquer campanha publicitária de sucesso. Simplicidade e eficiência. Respeito ao cliente e efetuar o pedido. Se isso acontece, o cliente reconhece na hora. Ainda mais quando todos fazem o contrário.
A Net agora saiu com a promoção de dar um upload na conexão de 300k para 4Mb. Um salto grotesco de velocidade, sendo que ela ainda tem sérios problemas de estabilidade. Chega a ficar dias praticamente sem conexão. O atendimento é péssimo, são pessoas muito despreparadas, uma lástima. Se concentrassem em estabilizar o sinal ou apenas melhorar a qualidade de sua central de atendimento, só por isso seria uma empresa imbatível. Não precisaria investir nessa campanha sem pé nem cabeça que apenas diz "o mundo é dos nets".
Um exemplo de uma ótima central de atendimento que conheço é da Carta Capital. Os atendentes realizam com rapidez impressionante o que está sendo pedido. São rápidos e diretos, educados e sem excessos na linguagem. Dá muita satisfação e passa uma imagem excelente da empresa. Incrível como ninguém ainda não teve uma idéia para revolucionar essa tão odiada área das empresas. E ainda assim não consigo odiar tudo isso. Foi só um dia que tive que lidar com isso, imagino quem vive nisso todos os dias.
Passou.