Samjaquimsatva






Não fuja da dor

A entrevista das páginas amarelas da Veja dessa semana é com o psicólogo Steven Hayes, cuja terapia da aceitação e comprometimento é o mais novo contraponto à terapia cognitiva comportamental, utilizada a mais de 30 anos no tratamento dos transtornos de humor, depressão, síndrome do pânico, stress pós-traumáticos, etc.

Comentei há duas semanas aqui no blog uma matéria da revista Time sobre Hayes. A entrevista da Veja comenta o básico, que a terapia de Hayes incentiva os pacientes a aceitarem o sofrimento como parte da vida, enquanto a terapia cognitiva ajuda os pacientes a se livrarem dos sentimentos negativos. Mesmo assim vale a pena ler.

"As artimanhas que usamos para escapar da aflição nos desviam de nossos objetivos de vida." É interessante ver idéias aparentemente banais tomadas como revolucionárias pela psicologia. Resta saber o que os beneficiados pelos tratamentos convencionais acham disso tudo. Ao que me parece, a terapia de Hayes não é para qualquer pessoa. É pra quem já está bastante forte e nem um pouco fragilizado. Mas parece ser um passo que a psicologia dá na direção de livrarem os pacientes de serem dependentes dela.