A Radio Netherlands publicou um artigo multimídia da conversa com o fotógrafo Thorne Anderson sobre seu trabalho no Iraque. São apenas três fotos em que ele comenta em detalhes o contexto e a perspectiva de todos os envolvidos. É interessante perceber como os detalhes simbólicos delas se intensificam a medida que ele as explica.
Mostra também que mesmo se alguém desconhece toda história por trás de cada uma, a fotografia consegue transmitir o que propõe. Questionado sobre o que faz um fotógrafo bom, ele diz que é sua honestidade, e "a maneira que você alcança honestidade é passando um tempo para realmente entender a situação; e mais importante, passar esse tempo para permitir as pessoas ficarem confortáveis com você como uma pessoa, como um observador, como um fotógrafo." Deve ser difícil ser fotógrafo e não ser um chato.
É longo o áudio de cada foto. Pra quem não tem tempo ou paciência de ver tudo, aconselho a imagem da direta chamada "Man in the street". Tenho aversão a qualquer comentário, discussão ou teorias sobre fotografia, mas esse cara dá uma bela palestra.