A revista de esportes PLAY do New York Times traz hoje um artigo sobre o tenista suíço nº1 do mundo Roger Federer escrito pelo David Foster Wallace. O título do artigo é “Federer as Religious Experience”.
Quem conhece DFW sabe de sua paixão pelo tênis. Ele chegou a fazer parte do ranking de tenistas juniores de seu estado. Como não alcançou o ranking nacional, foi ser um escritor genial. Metade do gigantesco Infinite Jest se passa em uma academia de tênis. Outros dois de seus artigos sobre tênis podem ser encontrados no livro A Supposedly Fun Thing I'll Never Do Again.
O texto do DFW é altamente descritivo e cheio de palavras incomuns. Só que é tão brilhante nos esforçarmos para ir até o final. No artigo da PLAY ele comenta sobre a experiência de ver o Federer ao vivo na quadra. É cheio de belas descrições do jogo e da movimentação de Federer, juntamente com as explicações do universo de possibilidades que existe nos menores detalhes no tênis. Gostei de ler um texto novo do Wallace. Acho que mesmo quem não se interessa por tênis pode gostar.
Update: A National Public Radio fez uma breve entrevista com o David Foster Wallace sobre o artigo do Federer.
Update 2: A jogada descrita no 2º parágrafo contra o Agassi no US Open 2005 começa aos 8'10'' nesse vídeo no Youtube.