Fiquei atônito, hipnotizado e beirando a catatonia por ver uma fotografia da Rússia de 1909 em cores. O autor é o fotógrafo russo Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii. Pelo que entendi, ele usava uma câmera especial que tirava três fotos ao mesmo tempo, cada uma com um filtro de cor diferente: vermelho, azul e verde. Depois, projetava esses negativos juntos e saia a foto colorida. Isso mesmo, ele projetava slides coloridos em 1909.
O site The Empire That Was Russia traz as fotos de Prokudin-Gorskii da Rússia antes da Primeira Guerra Mundial e da revolução. Retrata igrejas medievais, monastérios, o surgimento das indústrias, a vida cotidiana e os trabalhadores da antiga Rússia. Os negativos das fotos pertecem à Livraria do Congresso dos Estados Unidos desde 1948, mas só agora, com ajuda da tecnologia digital, eles conseguiram deixá-las coloridas. As cores que vemos são as mesmas vistas na projeção de Prokudin-Gorskii.
É hipnotizante e de certa forma aterrador ver essas fotos tão antigas em cores. É como se visitássemos uma época que não devessemos testemulhar. Tô viajando, mas me senti meio que fora do corpo, algo bem diferente do que já experimentei vendo uma simples fotografia. A primeira das fotos que vi, e a que bateu, foi a do blog Gridskipper. Mas todas são incríveis. (Dica do Solon)