Samjaquimsatva






Bruce Weber na Folha
Nos anos 80, estive no Brasil e fiz um livro de fotos chamado "O Rio de Janeiro". Fiquei impressionado com a cultura de rua. Não me lembro de ir a boates, de gente se aprontando para grandes festas. Eu andava na rua e pensava: como essas pessoas são naturalmente bonitas, espero que nunca se tornem modelos. Na revista, a impressão é que todos querem parecer top models.

Bruce Weber em entrevista à Folha. Famoso pelas campanhas da Calvin Klein e Ralph Lauren, o fotógrafo está sendo homenageado pelo festival Iguatemi FilmeFashion, que fará uma retrospectiva de toda sua produção em vídeo, sendo o mais famoso o documentário "Let's Get Lost" sobre Chet Baker. Questionado sobre qual de suas fotos que ele mais gosta, ele responde:

Gosto de uma série que fiz com meus pais, que já estavam velhos e descobriram que estavam se apaixonando um pelo outro novamente.

Bruce Weber é atualmente um dos meus fotógrafos prediletos. Em Curitiba, comprei em um sebo por R$ 3 uma L'uome Vogue (a Vogue Homem italiana) com um uns 50 retratos dele, que desde então se tornou praticamente um grande livro de fotografia pra mim. É uma descoberta perceber como os grandes fotógrafos de moda, celebrados por todas as grandes marcas, estão longe de transmitirem o vazio e a gratuidade que o mundo da moda geralmente remete.