Ainda não
É mentirosa a afirmação de que o São Paulo está com a mão na taça, assim como é uma piada a estatística apresentada hoje pela Sport TV. Segundo os dados, o caneco já é 77% do tricolor paulista. Se pesquisa boca-de-urna já erra (e o voto depende somente da pessoa) imaginem uma projeção dessas. Alguém combinou com os adversários do São Paulo?
Uma coisa que ninguém está falando é que o São Paulo tem pela frente dois jogos-chave. A estatística apresentada hoje estaria correta se o tricolor já tivesse enfrentado seus adversários diretos, Grêmio e Santos, o que ainda não aconteceu. E, pelo retrospecto desses adversários dentro de casa, serão duas derrotas anunciadas, ou uma derrota e um empate na melhor das hipóteses.
Primeiro, o tricolor paulista vai a Porto Alegre pegar o Grêmio, que não costuma perder em casa. Jogo de seis pontos e, se confirmado o favoritismo, o Grêmio avança três e segura o São Paulo. Depois, é a vez de um clássico paulista: o tricolor vai à baixada encarar o Santos que, em casa, é ainda mais imbatível do que o Grêmio. Se não me engano, no Campeonato Brasileiro deste ano o Santos venceu 11 partidas em casa e perdeu só uma ou duas. Ou seja, ao que tudo indica, mais uma derrota do São Paulo e mais um jogo de seis pontos, que, além de não vencer, o tricolor vê um adversário direto subir.
Se ambas as previsões se confirmarem, a diferença entre o São Paulo e o Santos, atual vice-líder, ficaria em apenas 1 ponto (é claro, se os jogos fossem na sequência). Um cenário assim não me parece tão definido.
Além do mais, há ainda dez rodadas pela frente, nada menos do que 30 pontos em disputa. E 30 pontos é muita coisa pra tanto otimismo.