Phillips 66 - Wisconsin Dells, WI
Califórnia, 1935, quase setenta anos atrás e talvez uma época não tão distante do FUTURO. O posto de gasolina acima é um exemplo disso, devidamente preparado para o advento do CARRO VOADOR que viria nos próximos anos - ali por 38. A arquitetura Streamlined Moderne (meu leigo conhecimento na área não me permite traduzir isso), influenciada pela Art Deco, decorou fachadas ao longo das rodovias sul estado-unidenses nos anos 20 e 40 - sonho futurista hoje transformado em entulho com seus arcos retorcidos e tubos de neon multicoloridos.
Estilo inspirado nos grandes navios transatlânticos, vislumbravam um futuro utópico a la Jetsons - desenho que é um exemplo claro dessas formas arquitetônicas, com torres cilíndricas circundadas de luzes e formas arredondadas, representando um futuro perfeito e estampando alto e claro o logotipo da TEXACO. Afinal, o petróleo seria a solução para o mundo.
Enfim, informações que vieram à tona depois que li o belíssimo conto "The Gernsback Continuum", do William Gibson (disponível aqui). A narrativa dá a tônica ao movimento cyberpunk ao mostrar a realidade distópica em que o gênero ambienta suas histórias. Para isso, Gibson contrapõe o fotógrafo protagonista ao futurismo utópico e perfeito representado pela arquitetura Streamlined Moderne que ele deveria registrar.
"Hell of a world we live in, huh?" The proprietor was a thin black man with bad teeth and an obvious wig. I nodded, fishing in my jeans for change, anxious to find a park bench where I could submerge myself in hard evidence of the human near-dystopia we live in. "But it could be worse, huh?"
"That´s right," I said, "or even worse, it could be perfect."
He watched me as I headed down the street with my little bundle of condensed catastrophe.