A SixApart anunciou hoje o lançamento da versão 3.0 Developer Edition da renomada plataforma Movable Type, a base dos blogs insanus e também de milhares de outras publicações online que vêm acompanhando o crescimento do sistema desde 2001.
A versão 3.0 não traz muitas mudanças em termos de funcionalidade do MT, porém sua arquitetura reestruturada permite uma maior integração com plugins criados por terceiros. Lançando essa possibilidade, a empresa está promovendo um concurso para incentivar desenvolvedores a criarem novos recursos (o primeiro prêmio sendo um G5 + monitor de 23'').
Então o que está incitando a ira dos usuários do Movable Type, que ameaçam migrar em massa para outros sistemas?
Segundo os novos termos de uso, a versão gratuita permite a criação de não mais que três blogs e apenas um autor. Para outras configurações será preciso pagar por uma licensa de uso pessoal ou comercial. Tudo bem, até aqui concordo com eles e não me importaria de pagar uma quantia razoável - vejam bem, razoável.
Se fossemos nos basear pelo insanus.org (que tem 17 autores e 7 blogs), precisaríamos desembolsar nada mais que $599.95 (isso com DESCONTO). Preços incompatíveis com o perfil da grande maioria dos usuários.
Quem sabe não é hora de trocar o .org no final do Movable Type por um .com? Enfim, considerem lançada a busca por uma nova plataforma de publicação.
---
Relendo este post percebi que talvez eu não deva ser tão dramático a ponto de decretar o fim da ferramenta. Pois continuaremos fazendo o que sempre fizemos com empresas grandes que cobram preços inacessíveis pelos seus produtos: pirateamos. Ou nesse caso, simplesmente ignoramos os termos de uso.
tracked back from Mena's Corner