categoria:: Porto Alegre
O primeiro dia do ano

losar3.jpgPara os tibetanos 2131, Ano do Macaco de Madeira. As comemorações do Losar no templo de Três Coroas hoje coincidem com um verdadeiro sentimento de novo ano para nós meros ocidentais consumidores de coca-cola e demais porcarias enlatadas. Porto Alegre parece respirar claustrofóbica novamente.

Nada melhor que meses passados jogado no colchão, assistindo futilidades e aguardando ansiosamente por aquele final de semana em Arambaré. Por que o período que se passou entre nossa 'virada de ano' e hoje, apesar dos resquícios de faculdade para resolver e dos pequenos trabalhos na gráfica, me lembrou os bons períodos de férias escolares.

Então vejo meninas beirando os seus 14 anos, cabelos loiros e moletom na bunda, correndo com toda sua meninice em direção ao Rosário; engarrafamentos as 8 da manhã na Goethe e Silva Só - meu fusquinha contribuindo timidamente com seus gases e eventuais estrondos; o tal de serviço público entre cartões de visita, cartazes e diagramações de revistas supostamente voltando a ativa, e vejo que a antes vazia Porto Alegre se torna um lugar agradável novamente.

Sim, hão de dizer que nossa cidade nas férias é o melhor lugar possível justamente porque não há nada disso. Mas por mais que eu goste de um ar provinciano, de bater na janela de amigos para conversar e de um vagar calmo por entre ruas estreitas e botecos diversos, tenho saudades do anonimato da metrópole.

Por entre prédios cinzas e um típico céu azul,
Losar Tashi Deleg!