categoria:: tech & gizmos
Como arrumei meu iPod com uma palheta
DISCLAIMER: As informações abaixo servem para o iPod 3G (botões alinhados acima da roda) e o 4G BW (botões na roda, tela preto e branco). Não tentem isso em casa, obviamente não me responsabilizo por nada.

Tantas Chinelagens animadas com ele deixariam saudades. Depois de pouco mais de uma semana deveras triste pela morte do meu iPod, o que me levou a perder 20GB do melhor eurodance, consegui arrumar a saboneteira na manhã de hoje usando apenas uma palheta de guitarra. Tão eficiente que ainda garanti um grunge a todo volume enquanto esperava a bateria carregar, só mais uma vez.

Quando ele começou a travar no meio do poperô e ser friamente ignorado quando conectado ao computador, achei que tinha ido pro saco de vez. Confesso que por instantes pensei em abandonar o branco e comprar um Zen laranja, mas os vinte anos usando a Maçã falaram mais forte.

Aqui perdi tudo
Minha primeira tentativa foi reformatar o bicho.* De pronto apareceu o ícone piscando a tela, mas foi só tentar transferir uma música do Bright Eyes que tudo foi pro espaço. Sabia que não poderia confiar demais no tal indie-folk.

Se o sistema não estiver reconhecendo o iPod, tente entrar em “disk mode” apertando PLAY e BOTÃO DO MEIO. Isso faz como que ele seja reconhecido como um HD externo qualquer.

Claramente o problema era no HD. Não posso dizer como eu sabia disso, mas logo comecei a procurar informações sobre a operação para substituí-lo. Um TOSHIBA MK2006GAL de 20GB* custa, novo, em torno de 100 dólares no mercado estrangeiro. O valor do transporte aqui pro Sul é abusivo – sem contar os 60%¨cobrados por nossa querida Receita Federal-, então pra fazer esse transplante eu precisaria recorrer aos meus amigos muambeiros. Uma demora inadmissível. Eu tinha que voltar a Bater Palmas e Dizer Yeah! assim que anoitecesse.

* O MK3006GAL, de 30GB, também funciona sem problemas e pode ser um upgrade bacaninha. Os modelos de 40 e 60GB são maiores e não caberiam na caixa. Pra usar eles é preciso comprar uma PARTE DE TRÁS do iPod de 60GB.

Um tapinha não dói
Shake your iPod ou a variante SLAP your iPod são dois movimentos que prometem retornar o HD às suas funções normais. Me impressionei com a quantidade de relatos de pessoas que haviam “espancado” o seu branquinho, que logo voltou a tocar os solos do Nightwish sem engasgar. Duvidoso, no mínimo, mas a essas alturas eu não tinha nada a perder.

É claro que a idéia de pegar um HD e chacoalhar como se fosse carnaval não me pareceu nada promissora. Assim, passeando por fóruns e listas de discussão, encontrei um comentário sugerindo que o grande trunfo dos métodos que pregavam O Abuso Da Saboneteira poderia estar antes mesmo do Ato Agressor. Bastaria tirar e reencaixar o conector que liga o HD à placa principal do iPod para que ele voltasse a funcionar. O tapa ou o agito seriam apenas perfumarias*.

O chacoalho pode ser necessário se a cabeça do HD estiver trancada, mas não digam que eu falei isso porque a probabilidade de arranhar as placas do disco é alta. Mais uma vez, quando não há nada a perder, só alegrias.

Macaco
Por três dias fiquei olhando praquela caixinha metálica tentado descobrir como separar as suas metades e chegar até o HD. Com uma chave de fenda na mão por pouco não arruinei tudo. Não usem pontas metálicas, o material tanto da base quanto do topo branco risca que nem giz. Sem as listras e o chapéu gala, ficaria tentando esconder o corpo no azeite de oliva.

Corri até as lojas de eletrônica do centro de Porto Alegre pra comprar alguma ferramenta que tivesse a ponta de plástico ou de borracha e servisse para alavancar o meu caminho. Fui recebido com caras estranhas. Como se estivesse pedindo hambúrguer em churrasco, me diziam que “aqui chave de fenda tem ponta de metal.” TCHE.

A solução foi usar o que havia à mão. Estava a tocar um ho ho ho em escala maior, e a palheta escorregando entre os dedos virou pra mim sorrindo. FLUSH, arrasta o pedaço de plástico pelo lado tentando encontrar uma folga, depois é só alavancar com força que os lados desencaixam. Levei horas e duas bolhas no dedo indicador direito até o sucesso.

Vale reparar a conexão entre as duas partes. Vire o iPod com a tela para baixo e retire a TAMPA DE TRÁS para o lado. Com a mão na massa isso fará algum sentido.

Ato final, em que Buster salva o dia
Dali pra diante não haveria qualquer mistério. O plug fica no topo do HD; bastou um mínimo de delicadeza pra desconectá-lo, dar uma soprada nos conectores (por puro saudosismo das fitas do NES), e encaixá-lo de volta no mesmo lugar.

Fechei a tampa, pressionando igualmente em ambos os lados, e correi pra ouvir o novo podcast do insanus.

Sim meus caros leitores, eu realmente usei 5000 caracteres para dizer que (1) enfiei uma palheta, (2) religuei um conector e (3) fechei a tampa. São as maravilhas de uma sexta-feira entediante. Boa noite.